Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 221 of 234Next

Há um conflito entre a formação psíquica no id, ego e superego onde o indivíduo se prende a delírios por falta de libido nas pessoas e coisas. Ela não tem cura apenas melhora na qualidade de vida.

Esquizofrenia!!! hoje é induzir excesso de fantasia sem seu cérebro, como por exemplo ele se fantasia em seu presente da Europa e etc, mas através de medicação podem sim, não tem a cura mas sim convive normalmente...

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

A teoria e de que algo falha nessa relação entre o corpo e a mente, na esquizofrenia é como se o corpo e a mente não fizessem parte da mesma pessoa , os fenômenos hipocondríacos de despedaçamento e fragmentação revelam que o EGO não é unidade acabada ,mas sua formação depende das marcas que o "outro " produz.

Retração da libido contribuiu para os sintomas da esquizofrenia, como a retração social, o desinteresse por relacionamentos interpessoais.

Na esquizofrenia, Freud descreve um processo em que a libido, que normalmente é dirigida aos objetos externos (ou seja, às pessoas, coisas e interesses do mundo), é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio eu. Esse processo é conhecido como narcisismo secundário ou regressão libidinal.

O mecanismo ao qual Freud se refere é o de regressão da libido ao eu. Na esquizofrenia, a energia libidinal que anteriormente era investida em objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio ego do indivíduo. Isso resulta em um afastamento da realidade externa e em uma intensificação da vida interior, com um foco exagerado em si mesmo. Esse redirecionamento da libido pode contribuir para os sintomas típicos da esquizofrenia, como alucinações, delírios e uma desconexão com a realidade. Freud sugere que, ao invés de a libido ser investida em relacionamentos e interações com o mundo, ela é reinvestida no próprio eu, o que resulta em uma retração do indivíduo em seu mundo interno, dificultando o contato com a realidade externa.

Creio que o ID esteja se sobrepondo ao ego e ao superego que estão fragilizados, pois o indivíduo está em busca dos prazeres eliminando a realidade e obtendo esses prazeres na fantasia.

A esquizofrenia se torna irreversível, a partir do ponto de uma realidade construída de forma alternativa, se tornando para o individuo uma realidade absoluta e inacessível. Sua crença se torna tão real para si mesmo, que seria o mesmo que tentar convencer um individuo não esquizofrênico, que sua realidade não é real.

Por causa da troca de líbido, o id é interferido e o ego não consegue conter, fazendo se assim uma troca de imagem.

Spoiler
Quando a libido é afastada dos objetos externos ela vai se abrigar no inconsciente ou seja, na área do aparelho psíquico onde estão as pulsões mais primárias dos desejos reprimidos.  Neste caso, o indivíduo não tem o seu eu estruturado. Ao contrário, ele está despedaçado.  Assim, como a libido não flui da consciência ou do ego para as representações mentais e para os pensamentos estruturantes, ela segue produzindo uma dissociação tal que elimina o funcionamento do ego, no qual o comportamento e os pensamentos passam a ser delirantes face à desintegração do eu quando a doença da esquizofrenia se instala e a identidade do indivíduo inexiste para torná-lo são.  Ao invés, ele mostra sua personalidade esquizofrénica  por não saber quem ele realmente é.  Mas sim vai projetar o seu "eu" dilacerado em outros personagens acreditando em suas ideias delirantes

Na esquizofrenia a libido que normalmente é investida em objetos externos é retraída e volta- se para o próprio eu do indivíduo . Isso faz com que a pessoa se isole do mundo externo e se concentre em seu mundo interno , o que é uma característica central do esquizofrênico

PreviousPage 221 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱