Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 220 of 234Next

Freud em sua teoria também disse que a libido poderia ser reprimida e sublimada, isso significa que ela poderia ser canalizada para outras áreas da vida, como por exemplo o trabalho ou a criatividade. Para ele conflitos emocionais como, ansiedade, poderiam afetar a libido de uma pessoa.

Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicanálise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade.

indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”.

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, uma hipótese que pode ser assinalada é que Freud está se referindo ao mecanismo de retração da libido para o interior do eu na esquizofrenia. Esse mecanismo ocorre quando a libido, que normalmente é direcionada para os objetos externos, é afastada desses objetos e volta-se para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia.
A hipótese que pode ser assinalada com base no que foi estudado sobre a constituição do eu é que a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia pode estar relacionada à falta de investimento em objetos externos, o que pode levar a uma regressão ao narcisismo primário.

Esse mecanismo ocorre quando a libido, que normalmente é direcionada para os objetos externos, é afastada desses objetos e volta-se para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia.

O esquizofrênico tende a transferir seu libido para seus prazeres ilusórios, ou seja transferem seus desejos para suas criações e acreditam ser realmente o que imaginam, sempre com mania de grandeza. o mais difícil é traze-los para realidade sem graça.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

No século XIX, Sigmund Freud ajudou a revolucionar o estudo da psicologia e da psicanálise;

Suas teorias sobre a mente tiveram um impacto significativo na sociedade contemporânea, influenciando muitas de nossas suposições sobre como as pessoas se comportam;

Freud acreditava que os seres humanos têm um ego, id e superego. Essas três partes da psique podem ser identificadas em estágios, mas também existem em diferentes níveis em um determinado momento

Eu acredito que  quando foi construído o Eu , não houve uma estruturação adequada talvez por alguma experiência traumáticas,  levando a um mundo irreal !

 

Creio q as energias libidinais no caso da esquizofrenia são transferidas para o "eu", num conflito entre o id e o ego, trazendo à tona  uma forma de narcisismo. Onde a pessoa rompe com o mundo externo, colocando suas energias vitais em algo q a mente dela construiu e q é seu objeto de desejo, no caso uma ideia, um objeto ou pessoa.

Para Freud, com o afastamento da libido  dos objetos externos, ocorre o seu direcionamento ao ego caracterizando o narcisismo e  tendo como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria.

PreviousPage 220 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱