Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 219 of 234Next

Levará o indivíduo a mudar/alterar sua percepção. Como resultado, terá uma personalidade com desvios e inacessível ao mundo externo.

Quando o indivíduo não tem fantasias externas, ele foca toda a sua atenção a si mesmo, sendo assim ele se torna tão importante e independente para si mesmo, que ninguém é capaz de interferir na sua opinião, sendo assim fica impossibilitada a psicanálise nesses casos. provavelmente houve um grande conflito durante a formação da personalidade desse indivíduo.

 

Luiz Marcos Leite do Nascimento has reacted to this post.
Luiz Marcos Leite do Nascimento

Segundo o que estudamos sobre a constituição do eu, se o esquizofrênico não direciona o seu investimento libidinal para o mundo externo, isto é, não desenvolve relações objetais com as pessoas e as coisas, ele então direciona a sua libido para o mundo interno, como se retornasse para a fase de desenvolvimento do narcisismo primário, na qual não se faz uma distinção própria do que é o eu e o outro, sendo dominado pelo id e o princípio do prazer, eliminando tudo aquilo que é desprazeroso para a consciência, que é a própria realidade.

Luiz Marcos Leite do Nascimento has reacted to this post.
Luiz Marcos Leite do Nascimento

A troca do desejo (libido) por outra pessoa ou objetos é transferidos a seus delírios.

Sem a mediação dos delírios fantasias a libido retorna ao corpo

A troca do desejo (libido) por outra pessoa ou objetos é  transferida a delírios. Sem a mediação dos delírios fantasias a libido retorna ao corpo.

Acredito que com a retirada da libido dos objetos externos, essa energia será direcionada para o ego, podendo levar o esquizofrenico a um estado de narcisismo.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Ele não tem a criação do eu, sendo assim ele busca externamente esse eu e vive como sua própria criação ( o ideal).

Isso se dá pela ausência do superego, pois com isso não tem a regulação do Id.

 

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu até esse momento, no meu entendimento, uma hipótese que pode ser assinalada é que Freud está se referindo ao mecanismo de retração da libido para o interior do eu na esquizofrenia. Esse mecanismo ocorre quando a libido, que normalmente é direcionada para os objetos externos, é afastada desses objetos e volta-se para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia, podendo estar relacionada à falta de investimento em objetos externos, o que pode levar a uma regressão ao narcisismo primário.

Ao retirar a libido sem colocar um outro objeto no seu lugar ,acontece a potencialização do não reconhecimento do seu EU (Ou negação do mesmo)como um mecanismo de defesa, dando ênfase a uma pessoa (personagem) que ocupa lugar do seu EU.(Fantasiando a realidade).

PreviousPage 219 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱