Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 229 of 313Next

Esse processo é apresentado imagem alucinatória que é apresentado através de uma imagem de memoria é chamado de realizaçao do desejo, são processos primários.

De acordo com o estudado nesta e nas lições anteriores, o movimento de afastamento da libido dos objetos externos na esquizofrenia refere-se à condição da psicose, caracterizada pela negação da realidade – o que permite a pulsão a se dirigir para si próprio. É um mecanismo distinto à formulação neurótica.

Segundo o que se destaca nos artigos, e na descrição lacaniana de Dolto, o mecanismo da foraclusão pode explicar esse afastamento libidinal dos objetos externos para si mesmo, em movimento interno, quando o sujeito nega o Nome do Pai, não se inscrevendo sob as leis e os limites impostos pela repressão parental e as regras da sociedade, fato que pode levar o indivíduo a se tornar megalomaníaco, buscando seus próprios interesses e não os objetos do mundo externo.

Na esquizofrenia, a libido pode regredir e deixar de ser dirigida ao mundo externo, o que pode levar a comportamentos como megalomania e rejeição da realidade.

A libido é a energia que se dirige aos objetos de desejo, de acordo com a teoria da libido, que é uma das principais teorias da psicanálise. A libido objetal é a libido que se aloca nas representações mentais de objetos externos

Esse processo é chamado de reinvestimento narcísico ou de regressão ao narcisismo.

acredito ser o processo primário pq acredita ser o presidente  aliviando assim a tensão do real

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Freud está falando sobre o que acontece com a energia sexual ou emocional, chamada de libido, que normalmente é direcionada para o mundo exterior, mas que na esquizofrenia parece se afastar dos objetos externos. Ele está explorando o que essa mudança pode significar para a mente da pessoa. Uma hipótese que Freud sugere é que essa libido se volta para o próprio eu, ou seja, a pessoa começa a investir toda essa energia em si mesma, o que pode estar relacionado aos sintomas de isolamento e perda de contato com a realidade observados na esquizofrenia. Esse processo é conhecido como narcisismo.

Em vez de se engajar com o mundo externo e com outras pessoas, a libido é dirigida para dentro, alimentando fantasias e experiencias internas.

Então Freud se refere ao mecanismo de retraimento ou repreensão, onde a pessoa recua ou seja se distrai da realidade e fica voltado a um estado interno e autônomo. Lidando assim com os conflitos internos e ansiedade.

Acredito que Freud está se referindo ao mecanismo de defesa.

O esquizofrênico já fugiu totalmente da sua realidade na sociedade, fazendo com que o tratamento psicanalítico não seja eficaz.

Para lidar com as perdas insustentáveis para o id, o eu
empreende e forma uma identidade ilusória com os vestígios dos outros
que cruzaram a área pulsional do sujeito. Essas questões ocorrem de
forma implacável no estado narcísico do eu ideal e do ideal do eu

PreviousPage 229 of 313Next