Desafio - Módulo III
Citação de Lorry de Medeiros em setembro 10, 2024, 2:31 pm
- Retirada da Libido dos Objetos Externos: Freud observou que, na esquizofrenia, os pacientes frequentemente parecem desinteressados e desconectados do mundo externo. A libido que normalmente estaria investida em objetos externos (ou seja, nas pessoas e coisas do mundo externo) é retirada ou deslocada.
- Reinvestimento da Libido: Ao invés de estar direcionada para relacionamentos e atividades no mundo externo, a libido é redirecionada para dentro, para a própria mente do indivíduo. Isso pode se manifestar em formas de pensamentos delirantes, fantasias e processos internos que se tornam mais proeminentes do que o contato com a realidade externa.
- Implicações Psíquicas: Esse processo pode resultar em uma intensa preocupação com a própria psicodinâmica e a criação de um mundo interno muito vívido e muitas vezes confuso. Em muitos casos, isso pode levar a uma desconexão com a realidade, como evidenciado por delírios e alucinações, já que a libido não está mais investida em interações e experiências concretas.
- Retorno ao Mundo Externo: Quando a esquizofrenia está em remissão ou quando o tratamento é eficaz, pode haver um gradual retorno da libido aos objetos externos. Isso pode ajudar a restaurar a capacidade do indivíduo de se conectar com o mundo e com outras pessoas.
Em resumo, na esquizofrenia, a libido que seria normalmente investida em objetos e relacionamentos externos é retirada e direcionada para o mundo interno do paciente, frequentemente resultando em um distanciamento significativo da realidade e um foco intensificado em experiências internas e fantasias.
- Retirada da Libido dos Objetos Externos: Freud observou que, na esquizofrenia, os pacientes frequentemente parecem desinteressados e desconectados do mundo externo. A libido que normalmente estaria investida em objetos externos (ou seja, nas pessoas e coisas do mundo externo) é retirada ou deslocada.
- Reinvestimento da Libido: Ao invés de estar direcionada para relacionamentos e atividades no mundo externo, a libido é redirecionada para dentro, para a própria mente do indivíduo. Isso pode se manifestar em formas de pensamentos delirantes, fantasias e processos internos que se tornam mais proeminentes do que o contato com a realidade externa.
- Implicações Psíquicas: Esse processo pode resultar em uma intensa preocupação com a própria psicodinâmica e a criação de um mundo interno muito vívido e muitas vezes confuso. Em muitos casos, isso pode levar a uma desconexão com a realidade, como evidenciado por delírios e alucinações, já que a libido não está mais investida em interações e experiências concretas.
- Retorno ao Mundo Externo: Quando a esquizofrenia está em remissão ou quando o tratamento é eficaz, pode haver um gradual retorno da libido aos objetos externos. Isso pode ajudar a restaurar a capacidade do indivíduo de se conectar com o mundo e com outras pessoas.
Em resumo, na esquizofrenia, a libido que seria normalmente investida em objetos e relacionamentos externos é retirada e direcionada para o mundo interno do paciente, frequentemente resultando em um distanciamento significativo da realidade e um foco intensificado em experiências internas e fantasias.
Citação de Carol Borja em setembro 10, 2024, 6:32 pmFreud sugere que essa libido esta regredida ao narcisismo primário, causando um fechamento em si mesmo e incapacidade de estabelecer relações objetais como o mundo externo de maneira adequada. Pois o mecanismo de retirada libidinal dos objetos externos e sua volta ao ego é uma forma de defesa do ego contra uma realidade que o individuo esquizofrênico não consegue lidar.
Freud sugere que essa libido esta regredida ao narcisismo primário, causando um fechamento em si mesmo e incapacidade de estabelecer relações objetais como o mundo externo de maneira adequada. Pois o mecanismo de retirada libidinal dos objetos externos e sua volta ao ego é uma forma de defesa do ego contra uma realidade que o individuo esquizofrênico não consegue lidar.
Citação de Davi De Jesus Ribeiro em setembro 10, 2024, 6:52 pmFreud descreveu o Eu como parte da psique responsável por negociar entre os desejos instintivos do Id e as demandas moralistas do Superego, enquanto lida com as exigências do mundo real. para manter a estabilidade psíquica e o funcionamento adaptativo, o Eu utiliza vários mecanismos de defesa.
- REPRESSÃO : Mantém pensamentos e sentimento inaceitáveis fora da consciência.
- RACIONALIZAÇÃO: Justifica comportamentos ou sentimentos de uma maneira que parece lógica.
- NEGAÇÃO: Recusa-se a aceitar a realidade de uma situação desconfortável.
- PROJEÇÃO: Atribui os próprios sentimentos ou desejos a outra pessoa.
Esses mecanismos são fundamentais na construção do funcionamento do Eu, permitindo que ele funcione de maneira adaptativa apesar das pressões internas e externas. Portanto, na hipótese de Freud sobre a Constituição do Eu, ele está se referindo a como o Eu se forma e opera na psique através do uso desses mecanismos para lidar com a complexidade das interações entre as diferentes parte da mente e a realidade.
Freud descreveu o Eu como parte da psique responsável por negociar entre os desejos instintivos do Id e as demandas moralistas do Superego, enquanto lida com as exigências do mundo real. para manter a estabilidade psíquica e o funcionamento adaptativo, o Eu utiliza vários mecanismos de defesa.
- REPRESSÃO : Mantém pensamentos e sentimento inaceitáveis fora da consciência.
- RACIONALIZAÇÃO: Justifica comportamentos ou sentimentos de uma maneira que parece lógica.
- NEGAÇÃO: Recusa-se a aceitar a realidade de uma situação desconfortável.
- PROJEÇÃO: Atribui os próprios sentimentos ou desejos a outra pessoa.
Esses mecanismos são fundamentais na construção do funcionamento do Eu, permitindo que ele funcione de maneira adaptativa apesar das pressões internas e externas. Portanto, na hipótese de Freud sobre a Constituição do Eu, ele está se referindo a como o Eu se forma e opera na psique através do uso desses mecanismos para lidar com a complexidade das interações entre as diferentes parte da mente e a realidade.
Citação de Erika felix em setembro 10, 2024, 7:46 pmA esquizofrenia altera a forma como "EU" lida com a realidade, fazendo com que haja um desconexão com o mundo externo e uma mudança na forma como a personalidade é percebida e expressa. Isso reflete a dificuldade do indivíduo em integrar experiências externas e manter uma identidade consistente.
A esquizofrenia altera a forma como "EU" lida com a realidade, fazendo com que haja um desconexão com o mundo externo e uma mudança na forma como a personalidade é percebida e expressa. Isso reflete a dificuldade do indivíduo em integrar experiências externas e manter uma identidade consistente.
Citação de Mauricio Faria em setembro 10, 2024, 9:44 pmA abordagem psicanalítica certamente ficou mais clara e traduzida através dessa aula sobre o id, o ego e superego, explicando a mente humana por meio de uma teoria de conhecimentos, sintetizando o inconsciente como lugar onde a consciência desconhece.
A abordagem psicanalítica certamente ficou mais clara e traduzida através dessa aula sobre o id, o ego e superego, explicando a mente humana por meio de uma teoria de conhecimentos, sintetizando o inconsciente como lugar onde a consciência desconhece.
Citação de Monique Moura em setembro 10, 2024, 10:28 pmAcredito que esse seja o processo primário aonde eles criam o objeto de desejo em sua mente fazendo com que acreditem que seja real as experiências imaginárias
Acredito que esse seja o processo primário aonde eles criam o objeto de desejo em sua mente fazendo com que acreditem que seja real as experiências imaginárias
Citação de Denise Vargas Barboza Ferreira em setembro 11, 2024, 1:54 amDe acordo com Freud , a pessoa canaliza para si mesma o desejo, tornando-se o próprio objeto de atenção. Desconectado com a realidade, ele é a própria referência e age para si mesmo.
De acordo com Freud , a pessoa canaliza para si mesma o desejo, tornando-se o próprio objeto de atenção. Desconectado com a realidade, ele é a própria referência e age para si mesmo.
Citação de Joyce de sousa figueira em setembro 11, 2024, 11:24 amo mecanismo de troca foi o ID onde tem sua estrutura original... impulsivo,cego,busca por desejos faz com que esse esquizofrénico viva seu prazer em uma realidade paralela.
o mecanismo de troca foi o ID onde tem sua estrutura original... impulsivo,cego,busca por desejos faz com que esse esquizofrénico viva seu prazer em uma realidade paralela.
Citação de Aline Chagas em setembro 11, 2024, 1:19 pmO EGO trás para o ID a percepção do mundo real, freia o id que só conhece o que está na mente.
no caso da esquizofrenia acredito que seja a falha do EGO (perda do libido - mundo externo), deixando o individuo acreditando somente no ID.
O EGO trás para o ID a percepção do mundo real, freia o id que só conhece o que está na mente.
no caso da esquizofrenia acredito que seja a falha do EGO (perda do libido - mundo externo), deixando o individuo acreditando somente no ID.
Citação de Alcivan Gameleira em setembro 11, 2024, 9:56 pmA libido foi deslocada ou introjetada para seu interior (inconsciente).
E o mecanismo de defesa usado foi a NEGACAO da realidade
A libido foi deslocada ou introjetada para seu interior (inconsciente).
E o mecanismo de defesa usado foi a NEGACAO da realidade