Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 237 of 258Next

A libido não existe mais porque o verdadeiro id, eu, não existe. O que existe agora é a imaginação e criação de um personagem, criado pelo subincosciente de forma consciente. Esse personagem pode viver por toda a vida, por momentos, fases ou dependendo do momento ou situação.

Um excesso, ‘a vida
psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar
a libido nos objetos’” (FREUD, 1914/2004, p. 105. Passando assim a um narcisismo secundário, onde há a escolha
de objeto. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista
tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao
posicionamento como sujeito.

Acredito que as duas características descritas por Freud, tornam o paciente um ser sem conexão com a realidade. O que mostra que não se relaciona com ela. Pois criou sua própria realidade. Por isso a psicanálise não tem efeito sobre ele. A libido dele está direcionada a ele mesmo.

Houve a desintegração do ego, devido a não estruturação do eu, em razão de experiências traumáticas na fase oral. Quando o ambiente não é suficientemente bom ocorre o desenvolvimento de um pseudo-eu, como mecanismo de defesa a traumas.

Nesse contexto, o sujeito esquizofrênico vivência uma regressão narcisista e passa a não investir no mundo externo e realiza o retorno a libido sobre o eu. E o delírio representaria uma tentativa de cura, uma reconstrução do mundo externo pela via imaginária.

Na esquizofrenia o ego se defende da grande demanda do id com um superego megalomaniaco. O ego ignora a realidade pois fica concentrado nessa disputa entre o id e o superego pela libido

De acordo com a questão, o mecanismo se refere ao narcisismo primário, essencial para a formação do eu e para as relações que o sujeito estabelece, tanto internamente quanto externamente, envolvendo uma  alternância entre a libido voltada para si e a libido investida nos outros, o que está na capacidade de se relacionar e de desenvolver uma identidade coesa quando essa relação é saudável.

Freud destaca a megalomania presente nos esquizofrênicos e o desvio de interesse em pessoas e objetos, nós dá uma base do que é o transtornos que tem a ver com uma saída da realidade também, uma pessoa acreditando ser presidente da República,por ex.

Acredito que Freud se referia ao mecanismo do isolamento, visto que um esquizofrênico tende a ter alucinações e idéias fantasiosas,se desligam de tudo e de todos do mundo real e tem uma percepção absurdamente elevada sobre si próprio,se tornando inacessíveis. 

A libido é redirecionada para o ego, o que Freud chama de narcisismo, resultando no enfraquecimento do EU e à perda de contato com a realidade.

Esquizofrenia é uma doença mental onde pessoa cria ilusão e imaginação bem diferente do que de fato está relacionado aos acontecimentos externos.

PreviousPage 237 of 258Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱