Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 239 of 260Next

Essa caso citado por Freud parece refletir na sociedade hodiernas onde algumas pessoas, em razão do cargo que ocupa, pensam que é Deus, já outros têm certeza.

A catexia no esquizofrênico é direcionada não para o mundo externo, e não para as pessoas que ele conhece, mas para uma identificação realizada a partir de suas próprias imaginações. Tais imaginações são frutos de sua megalomania, como descreveu Freud, e então por isso, o esquizofrênico seria uma pessoa cuja personalidade desviante da realidade é dominada pelo seu id e com forte repressão de seu ego, que passa a atuar de forma narcísica.

Na esquizofrenia a libido pelo mundo externo deixa de existir .

Megalomania, hipocondríaca, anorexia,dentre outros são exemplos da ausência de libido pelo mundo externo .

Narcisismo primário

Minha hipótese é que a causa dessa esquizofrenia, pode ter relação com estímulos sofridos em determinados momentos da vida, que fizeram com que o sujeito construísse um id megalomaníaco, talvez incentivado e motivado por um superego extremamente moralista, com um nível de cobrança muito auto, seu inconscientemente, leva-o a imaginar, ser a maior autoridade do seu país, o seu ego dominado pelo desejo de grandeza, como forma de ativação da libido, exclui o mundo real e externo e busca a satisfação na ilusão de que ele é o que seu inconsciente sempre sonhou. O presidente dos EUA.

A libido do ser original ainda exsite mas estã contida, pois o esquisofrenico agora, possui outra  identidade com o libido desta. assim agora, cabe fazer saber a qual está se relacionando, tomando decisões, gostos. vontades e etc. O que diz respeito a libido, é um desafio muito grande para o psicanalista.

Id -  reservatório pulsional desorganizado

A esquizofrenia pode ser causada pela interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem desenvolver a doença ao longo dos anos, enquanto outras podem ter um episódio psicótico desencadeado por um evento estressante ou emocional. 

A teoria psicanalítica diz que a esquizofrenia é caracterizada pela desintegração do ego, que pode ser um retorno à fase oral do desenvolvimento psicossexual infantil. 

O libido é substituído pela fantasia onde há megalomania e narcisismo nele a pessoa acha em seu inconsciente da primeira tópica, constituindo o eu como objeto e sujeito de investimento.

Por não enxergar o prazer no seu mundo e nas coisas que o rodeia, o paciente criou algo que completasse e lhe desse prazer  trazendo a tona um personagem com poder onde ninguém poderia intervir, um bloqueio mental de autopreservação para ter prazer na vida que, e um narcisismo primário.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade. As duas consequências possíveis são a megalomania e a hipocondria

PreviousPage 239 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱