Desafio - Módulo III
Citação de Carolina Dorgelio em outubro 2, 2024, 7:43 pmDurante a esquizofrenia não somos controlados com o ego mais sim os impulso e ações do ID que por muito tempo passaram reprimidas pelo ego, o superego entra em ação durante alterações emocionais que são sintomas da doença; durante essas alterações o indivíduo fica confuso com os delírios do psiquismo e sente-se cheio de força, razão,coragem entre outras emoções que os encoraja a tomar decisões e fazer ações que não são compatíveis com sua realidade.
Durante a esquizofrenia não somos controlados com o ego mais sim os impulso e ações do ID que por muito tempo passaram reprimidas pelo ego, o superego entra em ação durante alterações emocionais que são sintomas da doença; durante essas alterações o indivíduo fica confuso com os delírios do psiquismo e sente-se cheio de força, razão,coragem entre outras emoções que os encoraja a tomar decisões e fazer ações que não são compatíveis com sua realidade.
Citação de Francielly de souza chagas em outubro 2, 2024, 7:51 pmFreud está se referindo ao mecanismo de retração da libido dos objetos externos, que é parte do processo de formação da esquizofrenia. Nessa condição, o Eu retira sua libido dos objetos do mundo externo, o que impede a relação habitual com a realidade. Esse afastamento da libido está relacionado a uma regressão narcísica, na qual a energia libidinal volta-se para o próprio Eu, em vez de se direcionar a outros objetos externos. Esse fenômeno contribui para o distanciamento do esquizofrênico em relação à realidade e à dificuldade de acessá-lo por meio da psicanálise.
Freud está se referindo ao mecanismo de retração da libido dos objetos externos, que é parte do processo de formação da esquizofrenia. Nessa condição, o Eu retira sua libido dos objetos do mundo externo, o que impede a relação habitual com a realidade. Esse afastamento da libido está relacionado a uma regressão narcísica, na qual a energia libidinal volta-se para o próprio Eu, em vez de se direcionar a outros objetos externos. Esse fenômeno contribui para o distanciamento do esquizofrênico em relação à realidade e à dificuldade de acessá-lo por meio da psicanálise.
Citação de Vanessa Maria Borges Pires em outubro 3, 2024, 1:41 pmA construção do “Eu” na Psicanálise e a compreensão da Esquizofrenia
Na psicanálise, o "eu" é como a parte da nossa mente que tenta lidar com nossos desejos, regras sociais e a realidade ao nosso redor. No caso da esquizofrenia, essa parte pode ficar confusa ou fragmentada, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades em se conectar com o mundo.
Quando falamos da crença em "magia das palavras" e no pensamento onippotente, achar que pode tudo só com a mente, a pessoa pode acabar afastando sua libido de pessoas e coisas no mundo real. Isso significa que, em vez de se conectar com outras pessoas ou buscar atividades que tragam prazer, ela se retira para o isolamento. A libido que não vai para o mundo externo pode ficar presa dentro da pessoa e causar alguns danos como:
Isolamento: A pessoa pode se sentir sozinha e desconectada do mundo, perdendo interesse em relacionamentos e atividades.
Fantasias: Em vez de investir em novas experiências, ela pode se perder em fantasias que a distanciam ainda mais da realidade.
Sintomas Psíquicos: Essa energia acumulada pode se manifestar em alucinações e delírios, já que a pessoa luta internamente entre o que deseja e o que é real.
Conflito Interno: Fica uma luta constante entre querer se conectar com os outros e, ao mesmo tempo, sentir medo ou vergonha disso, o que gera muita angústia.
A Esquizofrenia pode ser vista como uma forma em que a pessoa tem dificuldade de manter seu “eu” funcionando bem, levando a um afastamento do mundo e conflitos internos.
A construção do “Eu” na Psicanálise e a compreensão da Esquizofrenia
Na psicanálise, o "eu" é como a parte da nossa mente que tenta lidar com nossos desejos, regras sociais e a realidade ao nosso redor. No caso da esquizofrenia, essa parte pode ficar confusa ou fragmentada, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades em se conectar com o mundo.
Quando falamos da crença em "magia das palavras" e no pensamento onippotente, achar que pode tudo só com a mente, a pessoa pode acabar afastando sua libido de pessoas e coisas no mundo real. Isso significa que, em vez de se conectar com outras pessoas ou buscar atividades que tragam prazer, ela se retira para o isolamento. A libido que não vai para o mundo externo pode ficar presa dentro da pessoa e causar alguns danos como:
Isolamento: A pessoa pode se sentir sozinha e desconectada do mundo, perdendo interesse em relacionamentos e atividades.
Fantasias: Em vez de investir em novas experiências, ela pode se perder em fantasias que a distanciam ainda mais da realidade.
Sintomas Psíquicos: Essa energia acumulada pode se manifestar em alucinações e delírios, já que a pessoa luta internamente entre o que deseja e o que é real.
Conflito Interno: Fica uma luta constante entre querer se conectar com os outros e, ao mesmo tempo, sentir medo ou vergonha disso, o que gera muita angústia.
A Esquizofrenia pode ser vista como uma forma em que a pessoa tem dificuldade de manter seu “eu” funcionando bem, levando a um afastamento do mundo e conflitos internos.
Citação de Geisa Catia Fonseca Santos em outubro 3, 2024, 2:05 pmSegundo Freud, na esquizofrenia, a libido (energia sexual) é afastada do objeto de desejo externo e se volta para o próprio "EU" (narcisismo). Isso resulta na dificuldade de manter vínculos com a realidade, característica da esquizofrenia.
Segundo Freud, na esquizofrenia, a libido (energia sexual) é afastada do objeto de desejo externo e se volta para o próprio "EU" (narcisismo). Isso resulta na dificuldade de manter vínculos com a realidade, característica da esquizofrenia.
Citação de macdimarcos em outubro 3, 2024, 4:36 pmO mecanismo pode ser visto como um processo primário. O indivíduo se prende em um mundo irreal para, assim, poder aliviar as tensões internas.
O mecanismo pode ser visto como um processo primário. O indivíduo se prende em um mundo irreal para, assim, poder aliviar as tensões internas.
Citação de Jonathan Moura em outubro 3, 2024, 5:22 pmProcesso primário , dentro da construção do ser - onde ele acredita ser quem não é. Seu aparelho psíquico apresenta possivelmente uma disfunção no superego.
Processo primário , dentro da construção do ser - onde ele acredita ser quem não é. Seu aparelho psíquico apresenta possivelmente uma disfunção no superego.
Citação de Jose Jobson da Silva em outubro 3, 2024, 7:46 pmFreud ao abordar a esquizofrenia, considera que a libido que foi afastada dos objetos externos se volta para o próprio eu, levando a um processo de autoconservação e introversão. Isso resulta em uma desorganização do eu e o enfraquecimento das ligações com a realidade externa.
Freud ao abordar a esquizofrenia, considera que a libido que foi afastada dos objetos externos se volta para o próprio eu, levando a um processo de autoconservação e introversão. Isso resulta em uma desorganização do eu e o enfraquecimento das ligações com a realidade externa.
Citação de Keila Oliveira em outubro 3, 2024, 11:26 pm(...)
(...)
Citação de Geislaine em outubro 4, 2024, 4:33 pmA questão em tela apesar de se aplicar a esquizofrenia onde o indivíduo, acredita ser presidente, e isso faz com que haja como tal, é uma questão que também se aplica a outros tipos de transtornos onde o real e o imaginário se misturam levando o paciente a acreditar naquilo que sua mente reproduz, sendo o caso de pessoas com anorexia que apesar de magras acreditam estarem gordas e agem de tal forma, há ainda os ansiosos que acreditam estar sempre em "perigo" em um estado de medo constante pois de fato acreditam não estarem seguros. Importante justificar tais comportamentos baseando n evidência de que nosso inconsciente não diferencia o real do imaginário, por isso você se torna aquilo que acredita ser.
A questão em tela apesar de se aplicar a esquizofrenia onde o indivíduo, acredita ser presidente, e isso faz com que haja como tal, é uma questão que também se aplica a outros tipos de transtornos onde o real e o imaginário se misturam levando o paciente a acreditar naquilo que sua mente reproduz, sendo o caso de pessoas com anorexia que apesar de magras acreditam estarem gordas e agem de tal forma, há ainda os ansiosos que acreditam estar sempre em "perigo" em um estado de medo constante pois de fato acreditam não estarem seguros. Importante justificar tais comportamentos baseando n evidência de que nosso inconsciente não diferencia o real do imaginário, por isso você se torna aquilo que acredita ser.