Desafio - Módulo III
Citação de Anelise Bastos Corrêa em dezembro 10, 2025, 11:44 pmFreud propõe que, na esquizofrenia, quando a libido se afasta dos objetos externos, ela não desaparece, mas retorna ao eu, reativando um modo arcaico de funcionamento psíquico ligado ao narcisismo primário, fase constitutiva em que o sujeito ainda não investe libido em objetos do mundo externo. Assim, a retirada libidinal provoca uma regressão à forma inicial de constituição do eu, que passa a ser hiperinvestido e torna-se o único polo de interesse psíquico, o que explica fenômenos como megalomania, fechamento autístico e perda do interesse pela realidade.
Freud propõe que, na esquizofrenia, quando a libido se afasta dos objetos externos, ela não desaparece, mas retorna ao eu, reativando um modo arcaico de funcionamento psíquico ligado ao narcisismo primário, fase constitutiva em que o sujeito ainda não investe libido em objetos do mundo externo. Assim, a retirada libidinal provoca uma regressão à forma inicial de constituição do eu, que passa a ser hiperinvestido e torna-se o único polo de interesse psíquico, o que explica fenômenos como megalomania, fechamento autístico e perda do interesse pela realidade.
Citação de Patricia Broio em dezembro 12, 2025, 10:10 amNo conceito freudiano, quando se fala da constituição do eu no contexto da esquizofrenia, o mecanismo central ao qual ele se refere é o desinvestimento da realidade, ou seja, a retirada do libido do mundo externo e seu retorno ao próprio eu. Esse movimento faz com que o eu, em vez de se formar e se fortalecer nas trocas com a realidade e com o outro, recolha a energia psíquica somente para si, rompendo laços com o mundo real.
No conceito freudiano, quando se fala da constituição do eu no contexto da esquizofrenia, o mecanismo central ao qual ele se refere é o desinvestimento da realidade, ou seja, a retirada do libido do mundo externo e seu retorno ao próprio eu. Esse movimento faz com que o eu, em vez de se formar e se fortalecer nas trocas com a realidade e com o outro, recolha a energia psíquica somente para si, rompendo laços com o mundo real.
Citação de Maria Ceu Santos em dezembro 13, 2025, 10:04 pmO id funciona como um reservatório pulsional desorganizado e segue o principio do prazer, ou como sujeito ou como objeto o movimento libidinal acontece em torno do eu
O id funciona como um reservatório pulsional desorganizado e segue o principio do prazer, ou como sujeito ou como objeto o movimento libidinal acontece em torno do eu
Citação de Paulo Zamora em dezembro 14, 2025, 8:32 pmMe leva nesse momento a imaginar-me frente a uma pessoa onde eu como Psicanalista perguntaria:
01- Quem é você? (Com de pessoa amorosa)
02- Quem você pensa que é? Ou quem imagina ser? (Um pouco mais sério, quase bravo)
Ser personagem da vida real é diferente de se criar um personagem para interpretar.
Me leva nesse momento a imaginar-me frente a uma pessoa onde eu como Psicanalista perguntaria:
01- Quem é você? (Com de pessoa amorosa)
02- Quem você pensa que é? Ou quem imagina ser? (Um pouco mais sério, quase bravo)
Ser personagem da vida real é diferente de se criar um personagem para interpretar.
Citação de Tatiana Marafon V. da Silva em dezembro 15, 2025, 1:18 amO paciente vive em uma realidade paralela
O paciente vive em uma realidade paralela
Citação de José Aroldo Amaral Silva em dezembro 16, 2025, 6:48 pmSegundo a teoria de Freud, na esquizofrenia a libido é reinvestida e no próprio eu do indivíduo, diferente da neurose onde a libido é retirada de objetos reais e reinvestida em objetos imaginários.
Como a libido não tem para onde ir, a não ser para o próprio indivíduo, o ego sofre um superinvestimento que leva a megalomania e ao desinteresse para o mundo exterior.
Segundo a teoria de Freud, na esquizofrenia a libido é reinvestida e no próprio eu do indivíduo, diferente da neurose onde a libido é retirada de objetos reais e reinvestida em objetos imaginários.
Como a libido não tem para onde ir, a não ser para o próprio indivíduo, o ego sofre um superinvestimento que leva a megalomania e ao desinteresse para o mundo exterior.
Citação de Andreia Viviane Corsi em dezembro 18, 2025, 6:00 pmA libido está invertida. Retorna para o próprio eu Ego. Rompendo o vínculo com o mundo externo.
A libido está invertida. Retorna para o próprio eu Ego. Rompendo o vínculo com o mundo externo.
Citação de Luana Ribeiro Amorim Felicio em dezembro 18, 2025, 7:46 pmJá que existe a troca de libido, o indivíduo perde o seu eu e passa a se imaginar de diversas formas, criando variações em sua mente.
Já que existe a troca de libido, o indivíduo perde o seu eu e passa a se imaginar de diversas formas, criando variações em sua mente.
Citação de Aurivaldo Cardoso dos Santos em dezembro 23, 2025, 5:57 pmSegundo Freud, na esquizofrenia a libido retirada dos objetos externos não é simplesmente perdida, mas reinvestida no próprio eu, caracterizando um retorno ao narcisismo. Trata-se de um movimento de retração da libido objetal e regressão ao narcisismo, relacionado à fragilização dos vínculos com a realidade.
Segundo Freud, na esquizofrenia a libido retirada dos objetos externos não é simplesmente perdida, mas reinvestida no próprio eu, caracterizando um retorno ao narcisismo. Trata-se de um movimento de retração da libido objetal e regressão ao narcisismo, relacionado à fragilização dos vínculos com a realidade.