Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 247 of 259Next

Se refere a volta do eu.

Se refere a volta para o eu como principal função, desconsideração o externo e outras pessoas.
O narcisismo secundarário exacerbado

Pergunta: O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?

Trata-se de uma pergunta curta mas ao mesmo tempo complexa.
Como já sabemos é a libido a fonte de energia do ID. Embora não seja uma energia infinita, ela é vasta e poderosa. Ao longo da vida de uma pessoa, esse tipo de energia psíquica pode ser direcionado  a dois lugares distintos, o lado interno de seu ser ou o lado externo:
- Quando o indivíduo volta sua atenção a si mesmo, essa energia é canalizada para o lado interno. Pode ser benéfico para a própria pessoa nos casos em que esse fluxo de energia é direcionado de maneira moderada, podendo resultar em consequências positivas para o indivíduo. Exemplo: O autocuidado (físico ou mental), através de atitudes que repercutem em tais esferas, como uma atividade física ou o estabelecimento de momentos para reflexão/meditação sobre si.

- Mas quando o indivíduo foca em algo exterior a ele essa força é direcionada para o lado de fora. Um exemplo totalmente contextualizado ao assunto é o caso da sublimação citado por Sigmund Freud, onde a energia sexual ou agressiva de uma pessoa é despejada em algo que seja socialmente aceitável. Ou seja, a pessoa sendo "impedida" de descarregar sua energia de uma maneira, encontra uma situação alternativa para se ver livre da pressão que sente (ex: uma pessoa que possui um comportamento muito agressivo e acaba por aderir alguma arte marcial para extravasar essa energia).

Mas, a meu ver, entendo que os modos pelos quais a energia da libido pode ser gasta é muito mais abundante do lado exterior do que o interior. Uma pessoa que está restrita a gastar essa energia apenas do lado de dentro, pode funcionar como uma barragem que recebe muita água ao mesmo tempo que deixa fluir apenas uma pequena porcentagem dela. As coisas podem funcionar até bem a primeira vista, mas depois de um tempo, o acumulo gerado pode colapsar toda a represa, culminando em sua destruição. Ou seja, o indivíduo que por qualquer questão volta-se integralmente para si, ignorando o mundo exterior pode causar um desbalanceamento em sua psique, ocasionando assim uma série de efeitos colaterais que podem impactar de maneira severa sua personalidade devido a essa imenso acumulo de energia que vem da libido e não é extravasada.

Segundo o conteúdo, hoje é a megalomania e afastamento da libido

A esquizofrenia é desencadeada devido um excesso de dopamina no cérebro desses pacientes. Essa disfunção dopaminergica é responsável pelos sintomas como Delírios, alucinações, anedonia e déficits cognitivos

Com base no que foi estudado, o mecanismo é o de defesa do ego, onde a libido está totalmente deslocada do mundo externo. Portanto, a realidade dele é que ele é o presidente, independente do que se passa no mundo externo.

O Mecanismo que Freud se refere ao afastamento da libido é o mecanismo de defesa do EGO onde o indivíduo utiliza da negação, sublimação, reação reativa, projeção, ou seja, ele não identifica a realidade como objeto que intervenha em sua identidade de Presidente porque essa realidade para ele não existe.

A Auto Imagem de identificação com o mundo, devido a esta patologia, está danificada e em desarmonia com o mundo objetivo.

Essa libido na esquizofrenia é retirada como um mecanismo de defesa para conflitos. Podendo até  redirecionada para o interior, resultando em um foco excessivo em processos mentais internos e fantasias (bem como o caso citado do paciente que crê ser o Presidente dos EUA).

Esse mecanismo pode ser entendido como uma tentativa de reestruturar o eu para preservar uma certa unidade interna, mesmo que isso leve a um afastamento da realidade externa. Nesse contexto, a libido, em vez de facilitar conexões saudáveis com outras pessoas, acaba se tornando um fator que contribui para o isolamento e a desintegração do eu na esquizofrenia.

Nesse caso, o superego está reproduzindo uma imagem em que o individuo escolheu ser, muito provávelmente porquê, a imagem que o id, nâo aceita de forma alguma não satifaz nem o id e muito menos o égo, fazendo com que essas duas primeiras estâncias suprimiram sua verdadeira identidade, no caso o mundo fantasiado é melhor aceitavel do que a realidade em si, seria uma maneira de se tornar aquele que seu mundo fantasioso considera aceitavel.

A libido que é afastada dos objetos externos, é direcionada ao próprio indivíduo. Assim, cria-se o primeiro sinal de esquizofrenia, qual seja a megalomania, fruto da libido, de maneira narcisa, sendo direcionada ao próprio eu. Diante desse desvio da libido apenas para o eu, o mundo exterior deixa de ter valor, assim, surge a outra característica da esquizofrenia, a saber: o desvio do interesse do mundo externo. Como não se importa com o mundo externo e tem uma megalomania a ser satisfeita, o indivíduo cria uma nova realidade, que se manifesta por meio de alucinações.

PreviousPage 247 of 259Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱