Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 246 of 260Next

Em estado de esquizofrenia a libido que na representação mental está ligada a objetos externos, o paciente perde o contato com ela(libido), a perda da libido gera alucinações, gerando distanciamento com a realidade, como podemos observar no exemplo apresentado.

A percepção da realidade se perde no esquizofrênico e desta forma há uma desfiguração de sua identidade substituindo-a pelo que acha ser.

A troca de libido levará o indivíduo tbm a troca sua percepção.

Ou seja naquilo que o indivíduo retirou o seu prazer muitas vezes ele transferi esse libido pra uma coisa que não faz sentido nenhum em um mundo normal.

A troca da libido levará o sujeito a se apartar da realidade corporal.

A perda do LIBIDO, cocorre em conjunto com o completo dominio do ID, refutando o externo e contemplando o Inconsciente afim de reproduzir a própria realidade o novo "Eu", enrtendi em contexto com o estudo até o momento que o paciente nesse nivel, não pode ser tratatdo de forma psicanalitica, sendo necessário uma abordagem mais psiquiatrica, em demasia ao sentidos o individuo terá que ter intervenções quimicas afim de minimizar o descontrole dos sentimentoe

Segundo Freud, na esquizofrenia, a libido que foi afastada do objeto externo não é redirecionada para outro objeto, como ocorre em outros transtornos. Em vez disso, ela é retirada para o próprio eu, um processo chamado de “introversão da libido”. Isso significa que, ao invés de investir em relacionamentos ou objetos externos, o indivíduo esquizofrênico volta a energia libidinal para o próprio ego, levando a um distanciamento da realidade e ao isolamento psíquico.

Na esquizofrenia, o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.” (FREUD, 911/1996, p.)

Na esquizofrenia, a libido, que Freud concebia como a energia psíquica associada aos desejos e à vida amorosa, pode ser afastada dos objetos externos, resultando em uma série de fenômenos psíquicos.

A troca da libido faz com que aja uma ruptura na imagem do eu, fazendo assim que qualquer fantasia desejada possa ser vivenciada.

Para subordinar seus sentimentos obscuros e até mesmo a carência vivida desde o ventre de sua mãe, ele cria algo imaginário na sua mente para assim suportar todo o peso de tristeza e acaba se isolando do mundo ao seu redor.

É preciso um cuidado especial com essas pessoas, são carentes de afeto. Muitos julgam , mas não tentam entender o que a pessoa viveu pra chegra a esse ponto.

PreviousPage 246 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱