Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 265 of 292Next

A esquizofrenia é um tipo de psicose, não de neurose. Logo é uma doença mental que não permite ao sujeito manter pontes com a realidade.
Isso já nos leva a compreensão de que o ID (que é inconsciente) governa com certa liberdade a psique do esquizofrênico. Sendo o ID caracterizado por nossos impulsos e desejos primitivos, irracionais, querer ser o presidente e sê-lo em um piscar de olhos, é natural em caso de distúrbios psíquicos.
O narcisismo secundário entra aqui, na idealização do eu perfeito. Do eu idealizado por mim e pelo outro. Um presidente é uma autoridade máxima, um cargo de prestígio, de notoriedade e respeito, dessa forma, em virtude do distúrbio da esquizofrenia, se a fase narcísica primária não foi bem vivida, os riscos de uma secundária ainda mais intensa (em que o sujeito investe sua libido na tentativa de ser o centro da atenção) é provável.

No caso do esquizofrênico, o que acontece é uma distorção da realidade, ou seja, o ego está desajustado, pois não consegue ter clareza e diferenciação do real para o imaginário.

Com isso, a libido que deveria buscar desejos externos, busca desejos internos, semelhante ao narcisismo, onde o eu é o próprio objeto de satisfação e prazer, acarretando em mania de grandeza, pois, para eles, a grandeza individual trás o prazer.

Troca de libido,id e ego,personalidade fantasiada,fora da realidade convivída

ESSE INDIVÍDUO NÃO PERCEBE A REALIDADE DE FORMA SADIA ASSIM SENDO FAZ UMA IMAGEM DIFERENTE DE SÍ MESMO E TAMBEM PERCEBE ESTÍMULOS EXTERNOS DE E REAGE A ELES DE FORMA INDIFERENTE OU NÃO NATURAL.

De acordo com o abordado por Freud, Na esquizofrenia, o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.”

Ele acredita em ser presidente dos EUA, completamente fora da realidade, pois o esquizofrênico não consegue distinguir a realidade e a fantasia que ele mesmo cria em sua mente, mas com o tratamento adequado, com muito amor e paciência de nós psicanalista, temos como controlar a esquizofrenia, isso é no que acredito, na capacidade de um psicanalista dedicado com o amor na psicanálise

No meu ponto de vista, Freud quis dizer que, na esquizofrenia,  o afastamento da libido pode desenvolver algumas consequencias e pode passar por diferentes fases como o autoerotismo e narcizismo.

A esquizofrenia é uma doença interna e tem que ser tratada por profissionais da área da saúde, essa pessoa sai do mundo real e vai para um mundo onde ela acredita existir e só existe na cabeça dela .

A libido neste caso está voltada para o ego e o outro está completamente esquecido,  todas as atenções estão voltadas ao mundo interior ou seja,  o ego.

Troca da libido deste paciente foi transferida para os seus Delírios de grandeza.

PreviousPage 265 of 292Next