Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 264 of 271Next

A libido é uma energia que leva o sabor da busca por satisfação

Na esquizofrenia a libido  fica voltada para dentro, para seu próprio eu, é uma forma de narcisismo, onde a libido se volta para o próprio sujeito. Isso acontece pelo processo de regressão libidinal, como freud chama. Essa mudança causa uma desconexão com a realidade e pode gerar sintomas como delírios e alucinações.

O conceito do eu é explicado numa instância psíquica, o eu é a parte do id, que foi modificada pela influência do mundo externo

A personalidade é construção psicológica buscando explicar a personalidade como teoria do traços de Freud

O eu é uma noção psíquica da consciência e a percepção do indivíduo sobre si mesmo.A personalidade refere-se às características padrões de pensamentos e define como o indivíduo se relaciona com o mundo

A libido do objeto externo é direcionada para o ego, ou seja, um narcisismo do eu ideal.

Observando o Conceito do eu e da personalidade, digo que nesse caso  o personagem imagina que realmente é um presidente e assim se segue. Segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. Dessa maneira, podemos concluir que ego atua de forma fundamental para caracterizar essa personalidade da pessoa com maior instância de psíquica e logo, leva uma relação com o mundo externo. "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias"

Freud explica que, nesse processo, os mecanismos de defesa do ego entram em ação, mas de maneira desorganizada, o que amplia o isolamento psíquico do sujeito. A esquizofrenia evidencia a desorganização do sistema psíquico, levando à ruptura do contato com a realidade e ao predomínio de um funcionamento autocentrado, onde o eu se torna o principal receptáculo da libido outrara investida.

É possível que, por razões patológicas, a mente do paciente não se desenvolveu do estagio do ID para o Ego. Sendo assim, o mesmo permanece indefinidamente em um estágio de inconsciência do mundo real, sendo que, o estágio de inconsciência da realidade lhe proporcione prazer. Assim como uma criança se realiza em suas fantasias da inocência, é possível que o paciente também se realiza com uma fantasia de que é presidente, baseado no estado inicial da mente na fase do ID.

Freud está se referindo á megalomania e hipocondria. Leva em consideração ao fato de que anão evolução da libido ao correto relacionamento com o mundo externo, leva de volta ao modo infantil de personalidade.

PreviousPage 264 of 271Next