Desafio - Módulo III
Citação de JULIO SOARES em março 30, 2025, 4:15 amFreud interpreta a esquizofrenia como um estado em que a libido é retirada dos objetos externos e reinvestida no ego de forma excessiva, resultando em um desligamento da realidade. Esse processo pode ser compreendido dentro do modelo da regressão narcísica, onde o ego se torna o principal foco da energia psíquica, comprometendo as relações interpessoais e a adaptação social.
Freud interpreta a esquizofrenia como um estado em que a libido é retirada dos objetos externos e reinvestida no ego de forma excessiva, resultando em um desligamento da realidade. Esse processo pode ser compreendido dentro do modelo da regressão narcísica, onde o ego se torna o principal foco da energia psíquica, comprometendo as relações interpessoais e a adaptação social.
Citação de Fernanda de Souza Andrade em março 31, 2025, 11:55 amNa esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”
Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.”
Citação de Mariana Kayla Batista Goncalves em março 31, 2025, 12:54 pmFreud está se referindo ao Spaltung, cujo o conflito entre as exigências pulsionais e a realidade interna podem gerar a retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento no ego, levando à megalomania e ao pensamento onipotente, característicos da esquizofrenia.
Freud está se referindo ao Spaltung, cujo o conflito entre as exigências pulsionais e a realidade interna podem gerar a retirada da libido dos objetos externos e seu reinvestimento no ego, levando à megalomania e ao pensamento onipotente, característicos da esquizofrenia.
Citação de Paula Castilho em março 31, 2025, 10:33 pmCorresponde ao narcisismo primário, uma concentração de libido dentro do "eu".
Corresponde ao narcisismo primário, uma concentração de libido dentro do "eu".
Citação de JULIO SOARES em março 31, 2025, 11:38 pmFreud, ao abordar a esquizofrenia, reflete sobre o que ocorre com a libido (energia psíquica associada aos desejos e pulsões) quando ela é afastada dos objetos externos, ou seja, quando o indivíduo não consegue direcionar seus impulsos e desejos para objetos externos, como ocorre normalmente nas relações interpessoais.
Em relação à esquizofrenia, Freud sugere que a libido, ao ser afastada do mundo externo, se volta para o interior do sujeito, ou seja, para o próprio Eu. Esse processo, em grande parte, leva a uma regressão do indivíduo, em que a libido se retira do mundo exterior e se fixa em uma realidade interna e desorganizada. A consequência disso é uma experiência psicótica, onde a pessoa perde o contato com a realidade e suas funções psíquicas se tornam desordenadas.
A hipótese de Freud sugere que, na esquizofrenia, ocorre uma espécie de desinvestimento da realidade externa, ou seja, uma retirada da libido das relações objetais. Isso pode levar a uma fragmentação do Eu, já que a constituição do Eu (ou do self) depende da relação com o mundo externo, das relações interpessoais, das trocas emocionais e da formação de representações de objetos externos.
Em resumo, a hipótese freudiana sugeriria que a esquizofrenia envolve a retirada da libido do mundo externo e sua concentração em um mundo interno, o que resulta em um processo de desorganização do Eu e perda do contato com a realidade.
Freud, ao abordar a esquizofrenia, reflete sobre o que ocorre com a libido (energia psíquica associada aos desejos e pulsões) quando ela é afastada dos objetos externos, ou seja, quando o indivíduo não consegue direcionar seus impulsos e desejos para objetos externos, como ocorre normalmente nas relações interpessoais.
Em relação à esquizofrenia, Freud sugere que a libido, ao ser afastada do mundo externo, se volta para o interior do sujeito, ou seja, para o próprio Eu. Esse processo, em grande parte, leva a uma regressão do indivíduo, em que a libido se retira do mundo exterior e se fixa em uma realidade interna e desorganizada. A consequência disso é uma experiência psicótica, onde a pessoa perde o contato com a realidade e suas funções psíquicas se tornam desordenadas.
A hipótese de Freud sugere que, na esquizofrenia, ocorre uma espécie de desinvestimento da realidade externa, ou seja, uma retirada da libido das relações objetais. Isso pode levar a uma fragmentação do Eu, já que a constituição do Eu (ou do self) depende da relação com o mundo externo, das relações interpessoais, das trocas emocionais e da formação de representações de objetos externos.
Em resumo, a hipótese freudiana sugeriria que a esquizofrenia envolve a retirada da libido do mundo externo e sua concentração em um mundo interno, o que resulta em um processo de desorganização do Eu e perda do contato com a realidade.
Citação de Joyce Santos Martins em abril 1, 2025, 3:19 pmAcredito que ele esteja se referindo ao "EU". Pois é a parte que foi modificada pela interferência do outro, do mundo externo, suas concepções. A pessoa basicamente perde a sua estrutura da personalidade e passa a assumir outra em que tudo para ela é real e tem significado.
Acredito que ele esteja se referindo ao "EU". Pois é a parte que foi modificada pela interferência do outro, do mundo externo, suas concepções. A pessoa basicamente perde a sua estrutura da personalidade e passa a assumir outra em que tudo para ela é real e tem significado.
Citação de Anderson Batista em abril 2, 2025, 1:13 pmFroid está se referindo ao esquizofrênico,em face que não teria cura pelo que vi.
Quando o seu eu já está em um outro lugar fora da realidade,o ego já não está funcionando muito menos super ego,mas creio que com bom tratamento com remédios e tbm psicoterapia, consegue ter uma vida mas na realidade.
Froid está se referindo ao esquizofrênico,em face que não teria cura pelo que vi.
Quando o seu eu já está em um outro lugar fora da realidade,o ego já não está funcionando muito menos super ego,mas creio que com bom tratamento com remédios e tbm psicoterapia, consegue ter uma vida mas na realidade.
Citação de Luciana De Azevedo em abril 3, 2025, 1:33 pmPor conta da sua realidade mental de que acha que é outra pessoa, acredito que gera uma certa suficiência diante daquilo que coisas externas acabam ficando irrelevantes pra ele.
Por conta da sua realidade mental de que acha que é outra pessoa, acredito que gera uma certa suficiência diante daquilo que coisas externas acabam ficando irrelevantes pra ele.
Citação de Suelen Prestes em abril 3, 2025, 3:26 pmNa esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos não desaparece, mas sim se volta para o próprio ego.
As causas e os mecanismos da esquizofrenia são complexos e envolvem fatores biológicos, genéticos e ambientais. A compreensão da dinâmica libidinal pode oferecer uma visão adicional sobre a experiência subjetiva da pessoa com essa condição.
Na esquizofrenia, a libido que é afastada dos objetos externos não desaparece, mas sim se volta para o próprio ego.
As causas e os mecanismos da esquizofrenia são complexos e envolvem fatores biológicos, genéticos e ambientais. A compreensão da dinâmica libidinal pode oferecer uma visão adicional sobre a experiência subjetiva da pessoa com essa condição.
Citação de CAMILLA MOREIRA DOS LOPES em abril 3, 2025, 4:24 pmA hipótese é que a esquizofrenia envolve um movimento regressivo da libido.
A hipótese é que a esquizofrenia envolve um movimento regressivo da libido.