Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 289 of 304Next

Segundo Freud, a esquizofrenia ocorre quando a libido se retira dos objetos externos e se volta para as fantasias. Como a crença em grandeza. Isso resulta em uma desconexão com a realidade... Dificultando a intervenção psicanalítica, já que o paciente não consegue reintegrar a libido ao mundo real.

José Eduardo Cavalheiro da Silva has reacted to this post.
José Eduardo Cavalheiro da Silva

Entendo que, no paciente esquizofrênico, há uma alteração no destino da libido, que é retirada dos objetos externos e direcionada para o próprio Eu. Isso o distancia do outro, fazendo com que a energia libidinal permaneça concentrada nele mesmo. Essa dinâmica favorece sentimentos de grandeza e pode gerar delírios e alucinações, prejudicando a possibilidade de estabelecer uma transferência consistente no tratamento psicanalítico. O paciente passa a se perceber como centro de tudo, reflexo desse retorno libidinal ao narcisismo primário.

Acho que o processo é chamado de narcisismo secundário, pois é redirecionado para o eu, onde a tensão psíquica é concentrada apenas em si mesmo. A decisão de desistir ou não das tentativas infrutíferas de obter apoio e prazer dos objetos do meio ambiente é pensar a partir de valores intangíveis.

José Eduardo Cavalheiro da Silva has reacted to this post.
José Eduardo Cavalheiro da Silva

É um problema com denotação comportamental por falta/ausência de estrutura do "eu", causado por dificuldade na relação e interação com o id; trata-se de um processo de narcisismo (secundário, neste caso), pelo empenho e emprego de energia e cuidado com o ego do ser.

Freud está se referindo ao mecanismo de retração do eu, que ocorre na esquizofrenia. isso faz parte do conceito de narcisismo primário quando o bebê ainda não distingue entre ele e o mundo externo; e o narcisismo secundário que é quando, após um investimento da libido em objetos externos (como outras pessoas), essa energia retorna ao eu.

Portanto, a hipótese correta seria que, na esquizofrenia, ocorre uma regressão narcísica, onde a pessoa deixa os objetos  externos, perde o vínculo com a realidade e investe toda a libido novamente em si mesma.

Na esquizofrenia, a libido, que normalmente se dirige a objetos externos, regressa a um estado anterior, passando pelo narcisismo (amor por si mesmo) e, em última instância, ao auto-erotismo infantil. 

Acho que quando a pessoa apresenta esse tipo de disturbiu, ela fica tão focada em suas idéias, no caso aqui ele acredita ser o presidente da república , que acaba se esquecendo de tudo , apenas isso basta para ele para se satisfazer .

Freud questiona o que ocorre com a libido que é retirada dos objetos externos na esquizofrenia. Baseando-se na teoria estudada sobre a constituição do eu, podemos assinalar que Freud se refere ao mecanismo do narcisismo secundário. 🧠

Na esquizofrenia, segundo Freud, a libido que originalmente estava direcionada para o mundo externo (objetos externos) retorna para o próprio indivíduo, retirando-se para o "eu". É como se a energia libidinal que antes estava investida em objetos externos se voltasse intensamente ao próprio sujeito, num movimento regressivo e autônomo. Esse fenômeno caracteriza uma espécie de retração narcísica, gerando um desligamento da realidade objetiva externa.

📌 Em resumo:

• A libido é retirada dos objetos externos;

• Há um retorno dessa libido para o eu;

• Esse retorno é explicado pelo mecanismo do narcisismo secundário, gerando isolamento da realidade exterior e provocando sintomas psicóticos característicos da esquizofrenia.

Freud acreditava que, na esquizofrenia, a energia emocional (libido) que normalmente seria investida em outras pessoas e no mundo externo se volta para dentro da própria pessoa. Isso significa que, em vez de se conectar com os outros, a pessoa esquizofrênica concentra toda essa energia em si mesma, o que pode levar ao isolamento, delírios e dificuldades em distinguir a realidade da imaginação.

Esse processo é chamado de retração da libido e está ligado a um tipo extremo de narcisismo, onde a pessoa se fecha no próprio mundo interno.

Com a troca da libido, o indivíduo perde a percepção da realidade, acreditando ser algo que não é, se enquadrando no processo primário onde o indivíduo está preso no que não é real.

PreviousPage 289 of 304Next