Desafio - Módulo III
Citação de Sueli Pompeu em março 20, 2025, 1:32 amDe acordo com a psicanálise, Freud ve a libido redirecionada para o próprio ego, chamado de narcisismo primário. Há um desligamento das pessoas e do mundo externo, contribuindo para o isolamento social e dificuldades na construção de vínculos afetivos.
A energia libidinal pode se manifestar na forma de delírios e alucinações.
De acordo com a psicanálise, Freud ve a libido redirecionada para o próprio ego, chamado de narcisismo primário. Há um desligamento das pessoas e do mundo externo, contribuindo para o isolamento social e dificuldades na construção de vínculos afetivos.
A energia libidinal pode se manifestar na forma de delírios e alucinações.
Citação de Daisy Kepler em março 20, 2025, 12:33 pmAcredito que a esquizofrenia é um quadro em que a mente do paciente seria cindida, ou seja, há uma desarmonia interna do funcionamento psíquico e uma quebra radical do contato com a realidade. O paciente vive fugindo da realidade, manifestações de delírio e alucinações também estão presentes.
Acredito que a esquizofrenia é um quadro em que a mente do paciente seria cindida, ou seja, há uma desarmonia interna do funcionamento psíquico e uma quebra radical do contato com a realidade. O paciente vive fugindo da realidade, manifestações de delírio e alucinações também estão presentes.
Citação de Daisy Kepler em março 20, 2025, 12:36 pmAcredito que a esquizofrenia é um quadro em que a mente do paciente seria cindida, ou seja, há uma desarmonia interna do funcionamento psíquico e uma quebra radical do contato com a realidade, o paciente foge da realidade ,tem delírios e alucinações.
Acredito que a esquizofrenia é um quadro em que a mente do paciente seria cindida, ou seja, há uma desarmonia interna do funcionamento psíquico e uma quebra radical do contato com a realidade, o paciente foge da realidade ,tem delírios e alucinações.
Citação de Cláudia da Rocha em março 20, 2025, 11:29 pmEstá se referindo ao mecanismo de defesa Spaltung (cisão, divisão, clivagem, fenda), o aparelho psíquico dele tem uma falha, que é lógica do sujeito dividido do inconsciente, o eu é uma instância que não se concluiu, pois possui esta divisão e se formará ao redor dela, tudo que é externo será considerado bom ou mal, conflito entre dois opostos,ou uma coisa ou outra, é feita separação do que é bom ou ruim, e o que for ruim deverá ser colocado pra fora, o que provoca essa cisão é um rompimento abrupto de exigências pulsionais que eram satisfeitas anteriormente. Ele não mantém contato com o mundo externo porque há uma divisão entre o psíquico e real
Está se referindo ao mecanismo de defesa Spaltung (cisão, divisão, clivagem, fenda), o aparelho psíquico dele tem uma falha, que é lógica do sujeito dividido do inconsciente, o eu é uma instância que não se concluiu, pois possui esta divisão e se formará ao redor dela, tudo que é externo será considerado bom ou mal, conflito entre dois opostos,ou uma coisa ou outra, é feita separação do que é bom ou ruim, e o que for ruim deverá ser colocado pra fora, o que provoca essa cisão é um rompimento abrupto de exigências pulsionais que eram satisfeitas anteriormente. Ele não mantém contato com o mundo externo porque há uma divisão entre o psíquico e real
Citação de Gabriely Stellet em março 21, 2025, 6:22 pmA libido nesse caso não visaria os objetos do mundo externo, mas sim retornaria sob o próprio corpo dando margem às vivências na esfera corporal, tais como a despersonalização, o sentimento de desagregação corporal, etc.
A libido estaria direcionada também a um modo de narcisismo primário e completamente corporal, e não à imagem do eu ideal. Não há diferenciação entre um e outro, logo, se vive uma espécie de fragmentação do eu.
A libido nesse caso não visaria os objetos do mundo externo, mas sim retornaria sob o próprio corpo dando margem às vivências na esfera corporal, tais como a despersonalização, o sentimento de desagregação corporal, etc.
A libido estaria direcionada também a um modo de narcisismo primário e completamente corporal, e não à imagem do eu ideal. Não há diferenciação entre um e outro, logo, se vive uma espécie de fragmentação do eu.
Citação de Eduardo Barros em março 22, 2025, 2:38 pmo represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso “quando acontece um excesso, ‘a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. Passando assim a um narcisismo secundário, onde há a escolha de objeto. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento.
o represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso “quando acontece um excesso, ‘a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. Passando assim a um narcisismo secundário, onde há a escolha de objeto. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento.
Citação de Maria Cristina em março 22, 2025, 4:30 pmA libido se deslocou da realidade para a fantasia, trazendo o delírio de ser alguém que diferente de si mesma.
A libido se deslocou da realidade para a fantasia, trazendo o delírio de ser alguém que diferente de si mesma.
Citação de larissaunesp@yahoo.com.br em março 22, 2025, 4:41 pmA libido será afastada dos objetos externos podendo regredir passando pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos.
A libido será afastada dos objetos externos podendo regredir passando pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos.
Citação de SILVANO BARBOSA TRINDADE em março 23, 2025, 1:09 pmO mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.
O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.
Citação de Allan Santos em março 23, 2025, 2:25 pmPara Freud dentro do desenvolvimento psicanalitico o conceito sobre o tema da personalidade o libído é abordado pelo ponto de vista Dinâmico no qual também encontramos as pulsões, invertimentos, contra invertimentos e angustia. No caso da Esquizofrênia o EGO que é o principis da realidade foi suprimida, não reconhcendo a imagem do eu, então , suas pulsões estão desorganizadas e não interagem entre EGO e SUPEREGO.
Para Freud dentro do desenvolvimento psicanalitico o conceito sobre o tema da personalidade o libído é abordado pelo ponto de vista Dinâmico no qual também encontramos as pulsões, invertimentos, contra invertimentos e angustia. No caso da Esquizofrênia o EGO que é o principis da realidade foi suprimida, não reconhcendo a imagem do eu, então , suas pulsões estão desorganizadas e não interagem entre EGO e SUPEREGO.