Desafio - Módulo III
Citação de Joana Darc Onorio Dantas em março 16, 2025, 11:01 pmO Eu e a Personalidade
Na psicanálise, os conceitos de "Eu" e "Personalidade" estão interligados, mas têm suas próprias características distintas:
* Eu (Ego):
* É uma das três partes da psique (Id, Ego e Superego).
* Funciona como um mediador entre os desejos do Id e as exigências morais do Superego.
* Se desenvolve através da interação com a realidade ao nosso redor.
* A principal função do ego é encontrar um equilíbrio entre o Id e o Superego, garantindo a integridade da personalidade.* Personalidade:
* É moldada pelas experiências da infância e pelos conflitos que ficam no inconsciente.
* As fases do desenvolvimento psicossexual (oral, anal, fálica, latência e genital) têm um papel importante na sua formação.
* A personalidade reflete a maneira como o ego trabalha para manter esse equilíbrio entre o Id e o Superego.Em resumo, o "Eu" é a estrutura que organiza a experiência individual, enquanto a "Personalidade" representa o padrão único de comportamento e pensamento que surge dessa organização.
O Eu e a Personalidade
Na psicanálise, os conceitos de "Eu" e "Personalidade" estão interligados, mas têm suas próprias características distintas:
* Eu (Ego):
* É uma das três partes da psique (Id, Ego e Superego).
* Funciona como um mediador entre os desejos do Id e as exigências morais do Superego.
* Se desenvolve através da interação com a realidade ao nosso redor.
* A principal função do ego é encontrar um equilíbrio entre o Id e o Superego, garantindo a integridade da personalidade.
* Personalidade:
* É moldada pelas experiências da infância e pelos conflitos que ficam no inconsciente.
* As fases do desenvolvimento psicossexual (oral, anal, fálica, latência e genital) têm um papel importante na sua formação.
* A personalidade reflete a maneira como o ego trabalha para manter esse equilíbrio entre o Id e o Superego.
Em resumo, o "Eu" é a estrutura que organiza a experiência individual, enquanto a "Personalidade" representa o padrão único de comportamento e pensamento que surge dessa organização.
Citação de Tatiana Moura em março 17, 2025, 2:20 pmFreud reconhece a origem do eu na instância do ID. O eu ideal surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidialmente no eu, posicionando-o na condição idealizada, e por meio do jogo especular, viabiliza a percepção do seu corpo. Não havendo a mediação do outro, não existiria reconhecimento e nem a idealização do eu. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento, ou como objeto ou como sujeito, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa. No caso da esquizofrenia, isso não acontece, pois há um desvio de interesse do mundo externo - de pessoas e coisas. De modo que o sujeito está desconectado de quem ele é, ou seja, do seu eu, e da realidade. Seria uma fuga da sua realidade? Já que sendo o Presidente dos EUA, teria o poder de modificar o que não pode modificar sendo ele mesmo?
Freud reconhece a origem do eu na instância do ID. O eu ideal surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidialmente no eu, posicionando-o na condição idealizada, e por meio do jogo especular, viabiliza a percepção do seu corpo. Não havendo a mediação do outro, não existiria reconhecimento e nem a idealização do eu. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento, ou como objeto ou como sujeito, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa. No caso da esquizofrenia, isso não acontece, pois há um desvio de interesse do mundo externo - de pessoas e coisas. De modo que o sujeito está desconectado de quem ele é, ou seja, do seu eu, e da realidade. Seria uma fuga da sua realidade? Já que sendo o Presidente dos EUA, teria o poder de modificar o que não pode modificar sendo ele mesmo?
Citação de Victor Teixeira em março 18, 2025, 2:05 pmFreud afirmava que, na esquizofrenia, a libido que antes era direcionada ao mundo externo (olhar externo) é retirada e reinvestida no próprio ego (olhar interno). Isso faz com que a pessoa se desconecte da realidade, se isole e se volte excessivamente para si mesma. Sem esse vínculo com o mundo, podem surgir delírios e fantasias.
Freud afirmava que, na esquizofrenia, a libido que antes era direcionada ao mundo externo (olhar externo) é retirada e reinvestida no próprio ego (olhar interno). Isso faz com que a pessoa se desconecte da realidade, se isole e se volte excessivamente para si mesma. Sem esse vínculo com o mundo, podem surgir delírios e fantasias.
Citação de Matheus Cruz em março 19, 2025, 12:45 amA libido retirada dos objetos externos na esquizofrenia é reinvestida no ego, por meio de um mecanismo de regressão narcísica, gerando a megalomania e a perda de conexão com a realidade.
A libido retirada dos objetos externos na esquizofrenia é reinvestida no ego, por meio de um mecanismo de regressão narcísica, gerando a megalomania e a perda de conexão com a realidade.
Citação de Paloma Cristina Barbosa em março 19, 2025, 12:38 pmlibido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
Citação de vivianepnnovais@hotmail.com em março 19, 2025, 12:52 pmA fuga da realidade é um mecanismo de defesa utilizado por muitas pessoas para evitar o sofrimento. Ao se desconectar do mundo real e buscar a evasão mental, muitos indivíduos encontram temporariamente alívio das dificuldades e angústias da vida cotidiana. Infelizmente, muitas pesssoas não querem olhar para a suas dores, para evitar sofrer ainda mais, mas a cura vem quando enfrentamos. Fugir da realidade pode trazer alívio, mas é apenas momentâneo, a dificuldade ainda estará ali e em algum momento precisará ser encarada.
A fuga da realidade é um mecanismo de defesa utilizado por muitas pessoas para evitar o sofrimento. Ao se desconectar do mundo real e buscar a evasão mental, muitos indivíduos encontram temporariamente alívio das dificuldades e angústias da vida cotidiana. Infelizmente, muitas pesssoas não querem olhar para a suas dores, para evitar sofrer ainda mais, mas a cura vem quando enfrentamos. Fugir da realidade pode trazer alívio, mas é apenas momentâneo, a dificuldade ainda estará ali e em algum momento precisará ser encarada.
Citação de ELIANE PASCHOAL em março 19, 2025, 11:33 pmO mundo é fantasioso e obsessivo, confuso, toda força corporal ou possível libido é direcionado para esse pensamento alternativo
O mundo é fantasioso e obsessivo, confuso, toda força corporal ou possível libido é direcionado para esse pensamento alternativo
Citação de Angelita Faleiro de Souza em março 19, 2025, 11:56 pmO que acontece com a libido quando afastada dos objetos externos na esquizofrenia?
Na esquizofrenia, a libido, que normalmente se dirige a objetos externos, é retirada e redirecionada para o próprio ego, caracterizando a introversão libidinal. Isso contribui para o empobrecimento das relações com a realidade.
A que mecanismo isso se refere?
Esse fenômeno está relacionado ao narcisismo primário e ao mecanismo de retração libidinal, em que a libido retorna ao ego em vez de investir em objetos externos.
O que acontece com a libido quando afastada dos objetos externos na esquizofrenia?
Na esquizofrenia, a libido, que normalmente se dirige a objetos externos, é retirada e redirecionada para o próprio ego, caracterizando a introversão libidinal. Isso contribui para o empobrecimento das relações com a realidade.
Esse fenômeno está relacionado ao narcisismo primário e ao mecanismo de retração libidinal, em que a libido retorna ao ego em vez de investir em objetos externos.
Citação de Angelita Faleiro de Souza em março 19, 2025, 11:56 pmO que acontece com a libido quando afastada dos objetos externos na esquizofrenia?
O que acontece com a libido quando afastada dos objetos externos na esquizofrenia?
Citação de Angelita Faleiro de Souza em março 20, 2025, 12:01 amO que acontece com a libido quando afastada dos objetos externos na esquizofrenia?