Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 313 of 313

Pode se considerar que houve uma confusão com o id,  o seu eu  se manteve confuso e queria imitar o outro, não criando a sua própria personalidade.

Nesse caso a tatuagem foi feita para simbolizar algo de sofrimento, uma forma de revelar o trauma ou a dor que seu inconsciente também estava sentindo pelo que estava sendo vivido de forma consciente.

Na esquizofrenia, segundo Freud, a libido é afastada dos objetos externos (pessoas e coisas do mundo exterior) e redirecionada para o próprio eu. Há um investimento libidinal no ego, um narcisismo, uma superestimação dos próprios poderes e capacidades, uma crença no poder dos pensamentos e das palavras.

FREUD SE PERGUNTA: O QUE ACONTECE À LIBIDO QUE FOI AFASTADA DOS OBJETOS EXTERNOS DA ESQUIZOFRENIA?

A HIPÓTESE QUE PODEMOS CONSIDERAR, A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO EU, ÉRETIRADA E REINVESTIDANO PRÓPRIO, ESSE PROCESSO É CONHECIDO COMO RETIRADA DA LIBIDO OBJETAL E RETORNO À LIBIDO NARCÍSICA.

OU SEJA, O INDIVÍDUO ESQUIZOFRÊNICO ROMPE COM A REALIDADE AO ESCOLHER OS INVESTIMENTOS LIBIDINAIS QUE ESTAVAM DIRECIONADOS AO MUNDO EXTERNO E OS DIRECIONA PARA SI MESMO, REFORÇANDO O NARCISISMO PRIMÁRIO. ISSO SIGNIFICA QUE HÁ UM ENFRAQUECIMENTO COM A REALIDADE E UMA INTENSIFICAÇÃO DO MUNDO INTERNO, O QUE PODE EXPLICAR FENÔMENOS COMO DELIRIOS E ALUCINAÇÕES, CONSTRUÇÕES FANTASIOSAS QUE SUBMETEM O CONTATO COM O REAL.

FREUD SUGERE QUE, ENQUANTO ESSA LIBIDO NÃO FOR RELACIONADA  NOVAMENTE AOS OBJETIVOS EXTERNOS ,O PROCESSO DE DE CURA OU RECONEXÃO COM O MUNDO TORNA-SE EXTREMAMENTE DIFÍCIL, POIS O EU PERMANECE FECHADO EM SI MESMO. PORTANTO, O MECANISMO AO QUAL ELE SE REFERE É A REGRESSÃO DA LIBIDO AO NARCISISMO PRIMÁRIO, IMPEDINDO A REINVESTIDURA NOS OBJETOS DO MUNDO REAL.

Retraimento da libido ou objetal e regressão ao mecanismo primário Isso significa que, na esquizofrenia o sujeito abandona o investimento libidinal no mundo real e reinveste essa energia em si mesmo resultando em delírios e isolamento.

Na minha visão o mecanismo do id foi afetado, e o ego não consegue colocar ele de volta nos valores e realidade. assim ele regride e fixa nas fase de narcisismo primario.

acredito que ele esta preso no id, onde segue o princípio do prazer, ali ele conhece somente a realidade subjetiva, nao tendo contato nenhum com o ego, que poderia trazer a realidade a esse paciente. Então se vê como presidente pra ficar fora de sua realidade. Logo essa personalidade é constituída pelo id. Como o libido esta relacionado a enregia vital isso demostra também que o paciente perdeu essa energia, logo a sua falta afetou o seu bem-estar.

PreviousPage 313 of 313