Desafio - Módulo III
Citação de Stefene em julho 19, 2025, 12:48 pmNesse afastado do libido o indivíduo volta pra se mesmo perdendo o interesse no mundo externo onde melanogamia torna seu mundo perdido em fantasias criada em suas próprias convicções.
Nesse afastado do libido o indivíduo volta pra se mesmo perdendo o interesse no mundo externo onde melanogamia torna seu mundo perdido em fantasias criada em suas próprias convicções.
Citação de Vanessa F.P. dos Santos em julho 20, 2025, 2:54 pmResumo do resumo:
Freud observou que, na esquizofrenia, a libido se afasta do mundo externo e se volta para o mundo interno e fantasioso, dificultando a influência da psicanálise. Ele questiona para onde vai essa libido retirada dos objetos externos.
Resumo do resumo:
Freud observou que, na esquizofrenia, a libido se afasta do mundo externo e se volta para o mundo interno e fantasioso, dificultando a influência da psicanálise. Ele questiona para onde vai essa libido retirada dos objetos externos.
Citação de Joao Jose Klein em julho 20, 2025, 5:40 pmFreud e a esquizofrenia - A meu ver, o processo é de regressão da libido, ao narcisismo. - "O que ocorre na esquizofrenia é que a libido se retira dos objetos e retorna ao EU." A hipótese/metapsicologia, a que Freud se refere, demonstra claramente a regressão da libido ao narcisismo primário (ao próprio EU) - que é o mecanismo fundamental da esquizofrenia. Ao invés de manter um investimento libidinal em objetos externos, o sujeito retira essa energia e a reinveste no próprio EU, provocando megalomania, delírios e isolamento psíquico.
Freud e a esquizofrenia - A meu ver, o processo é de regressão da libido, ao narcisismo. - "O que ocorre na esquizofrenia é que a libido se retira dos objetos e retorna ao EU." A hipótese/metapsicologia, a que Freud se refere, demonstra claramente a regressão da libido ao narcisismo primário (ao próprio EU) - que é o mecanismo fundamental da esquizofrenia. Ao invés de manter um investimento libidinal em objetos externos, o sujeito retira essa energia e a reinveste no próprio EU, provocando megalomania, delírios e isolamento psíquico.