Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 312 of 319Next

Nesse afastado do libido o indivíduo volta pra se mesmo perdendo o interesse no mundo externo onde melanogamia torna seu mundo perdido em fantasias criada em suas próprias convicções.

Jacqueline Aparecida Araujo Amaral has reacted to this post.
Jacqueline Aparecida Araujo Amaral

Resumo do resumo:

Freud observou que, na esquizofrenia, a libido se afasta do mundo externo e se volta para o mundo interno e fantasioso, dificultando a influência da psicanálise. Ele questiona para onde vai essa libido retirada dos objetos externos.

Jacqueline Aparecida Araujo Amaral has reacted to this post.
Jacqueline Aparecida Araujo Amaral

Freud e a esquizofrenia - A meu ver, o processo é de regressão da libido, ao narcisismo. - "O que ocorre na esquizofrenia é que a libido se retira dos objetos e retorna ao EU." A hipótese/metapsicologia, a que Freud se refere, demonstra claramente a regressão da libido ao narcisismo primário (ao próprio EU) - que é o mecanismo fundamental da esquizofrenia. Ao invés de manter um investimento libidinal em objetos externos, o sujeito retira essa energia e a reinveste no próprio EU, provocando megalomania, delírios e isolamento psíquico.

O afastamento da libido do mundo externo, levou o paciente a viver uma fantasia e acreditar na própria mentira.

A libido retirada dos objetos não desaparece, mas é regredida e reinvestida no próprio ego ou em formações internas.

O ID passou a "dominar" o indivíduo. Ele trocou a percepção do ego para somente viver pelo ID. O que lhe dá uma certa alienação a permissão do Superego agir. Assim sendo, ele vive as suas pulsões somente pelo que lhe dá prazer.

Aprendemos sobre a ação do id e o ego controlando o outro. E Assim o superego conseguindo dominar!

Esse processo ue essa libido, uma vez retirada dos objetos externos regressa ao ego, ( ao propio eu). Esse processo e chamado de reinvestimento narcísico.

O sujeito esquizofrenco investe ess aenergia em si mesmo, voltando ao mundo interno dele. Mas isso expica parte dos sintomas como isolamento, retraimento delirios, e alucinações, ele acaba que criand uma realidade interna e delirante.

Freud propõe, que na esquizofrenia ou uma( psicose em geral), ocorre a retirada do líbido objetal e seu retorno ao (eu), ou seja um retorno ao narcisismo prímario. Isso compromete a contituiçao do eu como mediador entre impulsos internos e a realidade.

O esquizofrênico deixa de investir sua libido no mundo exterior para investir no mundo interior, imaginativo, regido principalmente pelo id.

PreviousPage 312 of 319Next