Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 311 of 328Next

Ocorre a regressão da libido que ao invés de externalizá-la torna-se somente objeto do eu.

No presente caso, a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, Freud se refere ao mecanismo de regressão ao narcisismo primário ou introversão da libido. Esta, que anteriormente estava investida em objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio ego, levando a uma espécie de narcisismo secundário.

 

A esquizofrenia não tem cura, mas sim, tratamento. Uma vez tratada, estável, será possível acessar o seu inconsciente! E através da psicanálise dar uma condição melhor de vida, ao paciente. A psicanálise poderá auxiliar no manejo dos sintomas, na compreensão da experiência psicótica. Tudo isso combinado com outros tratamentos, como tratamento medicamentoso entre outros.

boa noite, em resposta a tal pergunta, digo o seguinte; a libido do paciente foi concentrada diretamente em seu "eu", pois ela acredita tanto que e uma pessoa e canaliza toda sua energia nisso que fica totalmente desorientada e cre, que seu "eu" ecoa em sua mente de tal forma que a personalidade dela não consegue ter forças para reagir.

Freud diz que, na esquizofrenia, a pessoa se afasta do mundo e das outras pessoas. Ele acredita que a energia emocional (libido), que antes era usada para se conectar com o mundo, volta para dentro dela mesma. Isso faz com que a pessoa fique mais fechada em si, vivendo em um mundo próprio. Freud chama isso de regressão ao narcisismo, que é quando a pessoa começa a se concentrar só em si mesma, como fazia na infância, antes de se ligar aos outros. A esquizofrenia mostra uma dificuldade da pessoa em se relacionar com o mundo, e ela acaba usando essa energia para viver isolada dentro de si.

Está se referindo ao mecanismo de subliminares, onde a mente cria mecanismos de defesa!

Na esquizofrenia, para Freud, a libido é retirada com intensidade do objeto, desconectando o individuo do mundo externo, ele chama isso de desinvestimento objetal. Este afastamento dos objetos externos faz com que a libido volte para si mesmo isso é chamado de regressão ao narcisismo primário. É um excesso de concentração em si mesma como fazem as crianças generalizadoras. E o delírio pode ser mais do que simplesmente um sintoma, mas uma tentativa do ego em restaurar contato com a realidade.

O delírio de identidade pode afetar profundamente a constituição do EU. O sujeito deixa de reconhecer a si mesmo como individuo estável e pode acreditar que é outra pessoa. Trata-se de uma tentativa psíquica de dar sentido a uma realidade interna.

 

nas características narcísicas, ele cria uma identidade fantasiosa, deixando o eu ideal tomar forma nas características presidenciais, isso implica na falha do superego de controlar as pulsões do Id, o prazer em ser um figura de relevância e importância social. cada mecanismo formulada na nossa pisque tem funções relevantes pra formulação de nossa identidade e personalidade a falha de qualquer um desses mecanismo leva a pessoa em adoecer mentalmente.

Nesse afastado do libido o indivíduo volta pra se mesmo perdendo o interesse no mundo externo onde melanogamia torna seu mundo perdido em fantasias criada em suas próprias convicções.

Jacqueline Aparecida Araujo Amaral has reacted to this post.
Jacqueline Aparecida Araujo Amaral
PreviousPage 311 of 328Next