Desafio - Módulo III
Citação de Patricia Diniz E Almeida Ramos em julho 11, 2025, 12:37 pmPenso que neste caso a esquizofrenia é uma fuga da realidade , onde o assistido se mantém preso a uma fantasia, dificuldade em lidar com ego e superego.
Penso que neste caso a esquizofrenia é uma fuga da realidade , onde o assistido se mantém preso a uma fantasia, dificuldade em lidar com ego e superego.
Citação de Inara Asevedo Guimaraes em julho 12, 2025, 12:03 amOcorre a regressão da libido que ao invés de externalizá-la torna-se somente objeto do eu.
Ocorre a regressão da libido que ao invés de externalizá-la torna-se somente objeto do eu.
Citação de Pedro Pontes Cândido em julho 12, 2025, 6:00 pmNo presente caso, a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, Freud se refere ao mecanismo de regressão ao narcisismo primário ou introversão da libido. Esta, que anteriormente estava investida em objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio ego, levando a uma espécie de narcisismo secundário.
No presente caso, a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, Freud se refere ao mecanismo de regressão ao narcisismo primário ou introversão da libido. Esta, que anteriormente estava investida em objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio ego, levando a uma espécie de narcisismo secundário.
Citação de Alessandra Claudia Natucci Toledo em julho 14, 2025, 11:19 pmA esquizofrenia não tem cura, mas sim, tratamento. Uma vez tratada, estável, será possível acessar o seu inconsciente! E através da psicanálise dar uma condição melhor de vida, ao paciente. A psicanálise poderá auxiliar no manejo dos sintomas, na compreensão da experiência psicótica. Tudo isso combinado com outros tratamentos, como tratamento medicamentoso entre outros.
A esquizofrenia não tem cura, mas sim, tratamento. Uma vez tratada, estável, será possível acessar o seu inconsciente! E através da psicanálise dar uma condição melhor de vida, ao paciente. A psicanálise poderá auxiliar no manejo dos sintomas, na compreensão da experiência psicótica. Tudo isso combinado com outros tratamentos, como tratamento medicamentoso entre outros.
Citação de Edson luiz da silva corumba em julho 15, 2025, 2:25 amboa noite, em resposta a tal pergunta, digo o seguinte; a libido do paciente foi concentrada diretamente em seu "eu", pois ela acredita tanto que e uma pessoa e canaliza toda sua energia nisso que fica totalmente desorientada e cre, que seu "eu" ecoa em sua mente de tal forma que a personalidade dela não consegue ter forças para reagir.
boa noite, em resposta a tal pergunta, digo o seguinte; a libido do paciente foi concentrada diretamente em seu "eu", pois ela acredita tanto que e uma pessoa e canaliza toda sua energia nisso que fica totalmente desorientada e cre, que seu "eu" ecoa em sua mente de tal forma que a personalidade dela não consegue ter forças para reagir.
Citação de Ketrin Luana Yamashita em julho 15, 2025, 1:14 pmFreud diz que, na esquizofrenia, a pessoa se afasta do mundo e das outras pessoas. Ele acredita que a energia emocional (libido), que antes era usada para se conectar com o mundo, volta para dentro dela mesma. Isso faz com que a pessoa fique mais fechada em si, vivendo em um mundo próprio. Freud chama isso de regressão ao narcisismo, que é quando a pessoa começa a se concentrar só em si mesma, como fazia na infância, antes de se ligar aos outros. A esquizofrenia mostra uma dificuldade da pessoa em se relacionar com o mundo, e ela acaba usando essa energia para viver isolada dentro de si.
Freud diz que, na esquizofrenia, a pessoa se afasta do mundo e das outras pessoas. Ele acredita que a energia emocional (libido), que antes era usada para se conectar com o mundo, volta para dentro dela mesma. Isso faz com que a pessoa fique mais fechada em si, vivendo em um mundo próprio. Freud chama isso de regressão ao narcisismo, que é quando a pessoa começa a se concentrar só em si mesma, como fazia na infância, antes de se ligar aos outros. A esquizofrenia mostra uma dificuldade da pessoa em se relacionar com o mundo, e ela acaba usando essa energia para viver isolada dentro de si.
Citação de Geovania Durizzi de Almeida Lins em julho 15, 2025, 8:13 pmNa esquizofrenia, para Freud, a libido é retirada com intensidade do objeto, desconectando o individuo do mundo externo, ele chama isso de desinvestimento objetal. Este afastamento dos objetos externos faz com que a libido volte para si mesmo isso é chamado de regressão ao narcisismo primário. É um excesso de concentração em si mesma como fazem as crianças generalizadoras. E o delírio pode ser mais do que simplesmente um sintoma, mas uma tentativa do ego em restaurar contato com a realidade.
Na esquizofrenia, para Freud, a libido é retirada com intensidade do objeto, desconectando o individuo do mundo externo, ele chama isso de desinvestimento objetal. Este afastamento dos objetos externos faz com que a libido volte para si mesmo isso é chamado de regressão ao narcisismo primário. É um excesso de concentração em si mesma como fazem as crianças generalizadoras. E o delírio pode ser mais do que simplesmente um sintoma, mas uma tentativa do ego em restaurar contato com a realidade.
Citação de Fernanda Klug em julho 18, 2025, 12:53 pmO delírio de identidade pode afetar profundamente a constituição do EU. O sujeito deixa de reconhecer a si mesmo como individuo estável e pode acreditar que é outra pessoa. Trata-se de uma tentativa psíquica de dar sentido a uma realidade interna.
O delírio de identidade pode afetar profundamente a constituição do EU. O sujeito deixa de reconhecer a si mesmo como individuo estável e pode acreditar que é outra pessoa. Trata-se de uma tentativa psíquica de dar sentido a uma realidade interna.
Citação de Diego Vinhorte em julho 18, 2025, 5:16 pmnas características narcísicas, ele cria uma identidade fantasiosa, deixando o eu ideal tomar forma nas características presidenciais, isso implica na falha do superego de controlar as pulsões do Id, o prazer em ser um figura de relevância e importância social. cada mecanismo formulada na nossa pisque tem funções relevantes pra formulação de nossa identidade e personalidade a falha de qualquer um desses mecanismo leva a pessoa em adoecer mentalmente.
nas características narcísicas, ele cria uma identidade fantasiosa, deixando o eu ideal tomar forma nas características presidenciais, isso implica na falha do superego de controlar as pulsões do Id, o prazer em ser um figura de relevância e importância social. cada mecanismo formulada na nossa pisque tem funções relevantes pra formulação de nossa identidade e personalidade a falha de qualquer um desses mecanismo leva a pessoa em adoecer mentalmente.