Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 311 of 319Next

Penso que neste caso a esquizofrenia é uma fuga da realidade , onde o assistido se mantém preso a uma fantasia, dificuldade em lidar com ego e superego.

Ocorre a regressão da libido que ao invés de externalizá-la torna-se somente objeto do eu.

No presente caso, a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, Freud se refere ao mecanismo de regressão ao narcisismo primário ou introversão da libido. Esta, que anteriormente estava investida em objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio ego, levando a uma espécie de narcisismo secundário.

A esquizofrenia não tem cura, mas sim, tratamento. Uma vez tratada, estável, será possível acessar o seu inconsciente! E através da psicanálise dar uma condição melhor de vida, ao paciente. A psicanálise poderá auxiliar no manejo dos sintomas, na compreensão da experiência psicótica. Tudo isso combinado com outros tratamentos, como tratamento medicamentoso entre outros.

boa noite, em resposta a tal pergunta, digo o seguinte; a libido do paciente foi concentrada diretamente em seu "eu", pois ela acredita tanto que e uma pessoa e canaliza toda sua energia nisso que fica totalmente desorientada e cre, que seu "eu" ecoa em sua mente de tal forma que a personalidade dela não consegue ter forças para reagir.

Freud diz que, na esquizofrenia, a pessoa se afasta do mundo e das outras pessoas. Ele acredita que a energia emocional (libido), que antes era usada para se conectar com o mundo, volta para dentro dela mesma. Isso faz com que a pessoa fique mais fechada em si, vivendo em um mundo próprio. Freud chama isso de regressão ao narcisismo, que é quando a pessoa começa a se concentrar só em si mesma, como fazia na infância, antes de se ligar aos outros. A esquizofrenia mostra uma dificuldade da pessoa em se relacionar com o mundo, e ela acaba usando essa energia para viver isolada dentro de si.

Está se referindo ao mecanismo de subliminares, onde a mente cria mecanismos de defesa!

Na esquizofrenia, para Freud, a libido é retirada com intensidade do objeto, desconectando o individuo do mundo externo, ele chama isso de desinvestimento objetal. Este afastamento dos objetos externos faz com que a libido volte para si mesmo isso é chamado de regressão ao narcisismo primário. É um excesso de concentração em si mesma como fazem as crianças generalizadoras. E o delírio pode ser mais do que simplesmente um sintoma, mas uma tentativa do ego em restaurar contato com a realidade.

O delírio de identidade pode afetar profundamente a constituição do EU. O sujeito deixa de reconhecer a si mesmo como individuo estável e pode acreditar que é outra pessoa. Trata-se de uma tentativa psíquica de dar sentido a uma realidade interna.

nas características narcísicas, ele cria uma identidade fantasiosa, deixando o eu ideal tomar forma nas características presidenciais, isso implica na falha do superego de controlar as pulsões do Id, o prazer em ser um figura de relevância e importância social. cada mecanismo formulada na nossa pisque tem funções relevantes pra formulação de nossa identidade e personalidade a falha de qualquer um desses mecanismo leva a pessoa em adoecer mentalmente.

PreviousPage 311 of 319Next