Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 292 of 303Next

Sobre a constituição do Eu, no caso citado, o paciente está preso ao Id, num narcisismo primário; devido à quebra de contato com a realidade.

O que acontece a  libido que foi  afastada dos objetos extrenos na esquizofrenia ,o paciente  deixade se interressar  pelo  mundo externo e volta  para  o ego,sobre a  constituição  do eu ,ele se refere ao eu primário

Trata-se do princípio do prazer realizando a atenuação da tensão.

Bom, no caso freud, explica que na esquizofrenia o paciente perde o interesse no mundo externo, isso não quer dizer que vai perder o interesse total das pessoas, meu tio por exemplo, ele é esquizofrênico e tem uma fixação por uma ex namorada, todos os dias ele fala dela, quando ainda tinha capacidade motora para sair ele visitava a casa dela, ou seja, a mania de grandeza dele, é ter acessibilidade a essa pessoa especifica.

Acredito que Freud se refere ao mecanismo do id onde os desejos desenfreados foram trocados por essa personalidade desconhecida até para o próprio indivíduo que já não reconhece nem a si próprio de tanta entrada do id o ego é  super ego já não funciona nesse mecanismo

Segundo Freud a libido é uma energia psíquica que se desenvolve em fases da infância até a vida adulta,no caso da esquizofrenia ele tira a libido de pessoas e coisas ele regride na esquizofrenia apresenta uma desintegração do ego

O processo esquizofrênico desestabiliza quase que por completo o sistema do aparelho psíquico fazendo com que a abordagem Psicanalítica de personalidade não surja efeito.

Percepção de que é necessário que o indivíduo possua um vínculo, mesmo que mínimo, com a realidade para passar pro processo psicanalítico. não há de se dizer que existe possibilidade de auto-percepção para indivíduos que construíram uma realidade acima daquela que é sua vivência real.

No caso minha hipótese é que há um direcionamento para o próprio eu. De certa forma, uma regressão ao narcisismo, onde os pensamentos se dirigem para dentro do sujeito e não para o mundo externo.

Para Freud a libido precisa ser equilibrada, pois do contrário o desequilíbrio pode levar a uma esquizofrenia.

PreviousPage 292 of 303Next