Desafio - Módulo III
Citação de CAROLINA FONSECA PAGLIOSA PAGLIOSA em abril 15, 2025, 1:43 pmO fato dele ver algo que ele nao é ja demonstra uma questão psicologica. A Falta de libido o afasta do proprio eu, fazendo com que ele enxergue coisas que nao existem.
O fato dele ver algo que ele nao é ja demonstra uma questão psicologica. A Falta de libido o afasta do proprio eu, fazendo com que ele enxergue coisas que nao existem.
Citação de Hortencia Marinho em abril 15, 2025, 2:19 pmSe percebe que o indivíduo apresenta características que deseja ter em si o que o outro tem é assim se apropria do -“eu” da outra pessoa pra se sentir bem e no controle.
Se percebe que o indivíduo apresenta características que deseja ter em si o que o outro tem é assim se apropria do -“eu” da outra pessoa pra se sentir bem e no controle.
Citação de Camila Ferreira Matos em abril 15, 2025, 7:05 pmlibido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo ou seja é pela via narcísica que nasce o ‘’eu ideal’’ é um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo ou seja é pela via narcísica que nasce o ‘’eu ideal’’ é um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
Citação de Carlos Alberto Peixoto de Oliveira Segundo em abril 17, 2025, 2:42 amAcredito que seja Indentificação Projetiva
Acredito que seja Indentificação Projetiva
Citação de rick@barreto em abril 18, 2025, 10:03 amA esquizofrenia e o excesso de Dopamina no cérebro, que induz o ser Humano a fantasias Mirabolantes, Ela não tem Cura, Mas existem Medicação, pois o objetivo da ciência hoje e dar o mínimo de conforto aos seus pacientes, que hoje sofrem com esta Patologia.
A esquizofrenia e o excesso de Dopamina no cérebro, que induz o ser Humano a fantasias Mirabolantes, Ela não tem Cura, Mas existem Medicação, pois o objetivo da ciência hoje e dar o mínimo de conforto aos seus pacientes, que hoje sofrem com esta Patologia.
Citação de Thales Ferreira Rodrigues em abril 18, 2025, 2:26 pmNa psicose, o ser não possui a falta, o sentimento de que "algo sempre escapa". Isso dá ao indivíduo a falsa sensação de completude, de que nada externo será o suficiente, ou que é simplesmente desnecessário. Esse é o deslocamento principal do objeto pela libido do psicótico. Assim, quando não há o reconhecimento dessa falta, o próprio ser já se vê como objeto de desejo, ou como suficiente para sua realização. Nesse cenário, podem escapar os mecanismos de defesa, a negação da realidade, porém se apresentam como processo primário, ilusório e irreal.
É quando verificamos que o ser está em "surto psicótico". O estopim da realização reprimida.
Na psicose, o ser não possui a falta, o sentimento de que "algo sempre escapa". Isso dá ao indivíduo a falsa sensação de completude, de que nada externo será o suficiente, ou que é simplesmente desnecessário. Esse é o deslocamento principal do objeto pela libido do psicótico. Assim, quando não há o reconhecimento dessa falta, o próprio ser já se vê como objeto de desejo, ou como suficiente para sua realização. Nesse cenário, podem escapar os mecanismos de defesa, a negação da realidade, porém se apresentam como processo primário, ilusório e irreal.
É quando verificamos que o ser está em "surto psicótico". O estopim da realização reprimida.
Citação de BEATRIZ ABRITTA RODRIGUES LOPES em abril 19, 2025, 1:30 pmAo que parece a situação está relacionada a um narcismo primário que não foi bem trabalhado na infância, e que estendeu para a fase adulta, gerando pensamentos de grandeza (megalomania). As demandas infantis que não foram processadas de forma sadia, podem gerar distorções na percepção do "eu" na fase adulta. Por exemplo, a falta de atenção dos cuidadores na infância, pode levar a pessoa a distorcer a realidade em torno de si mesma, e criar projeções (fantasias) acerca da sua imagem pessoal, desenhando situações imaginárias que sejam capazes de chamar a atenção, no caso, ser o Presidente dos EUA.
Ao mesmo tempo, os mecanismos de defesa são acionados para proteger essa criação, de forma que a pessoa não aceita reconhecer a realidade, ou seja, de que não é o Presidente dos EUA, permanecendo nesse espaço de fantasia, e com isso se fechando para o mundo exterior.
Ao que parece a situação está relacionada a um narcismo primário que não foi bem trabalhado na infância, e que estendeu para a fase adulta, gerando pensamentos de grandeza (megalomania). As demandas infantis que não foram processadas de forma sadia, podem gerar distorções na percepção do "eu" na fase adulta. Por exemplo, a falta de atenção dos cuidadores na infância, pode levar a pessoa a distorcer a realidade em torno de si mesma, e criar projeções (fantasias) acerca da sua imagem pessoal, desenhando situações imaginárias que sejam capazes de chamar a atenção, no caso, ser o Presidente dos EUA.
Ao mesmo tempo, os mecanismos de defesa são acionados para proteger essa criação, de forma que a pessoa não aceita reconhecer a realidade, ou seja, de que não é o Presidente dos EUA, permanecendo nesse espaço de fantasia, e com isso se fechando para o mundo exterior.
Citação de Carlos Geraldo Medeiros Thomaz em abril 21, 2025, 4:47 pmRetirada da libido objetal e retorno ao narcisismo primário.
Retirada da libido objetal e retorno ao narcisismo primário.
Citação de Maria Roberta Silva em abril 22, 2025, 11:55 amO indivíduo foca sua libido no seu eu Ideal, se nega a seguir um ideal do eu, pois lidar com a realidade imposta pela sociedade (ideal do eu) pode lhe acusar frustração, enquanto viver no próprio mundo lhe possibilita ser quem ele quiser.
O indivíduo foca sua libido no seu eu Ideal, se nega a seguir um ideal do eu, pois lidar com a realidade imposta pela sociedade (ideal do eu) pode lhe acusar frustração, enquanto viver no próprio mundo lhe possibilita ser quem ele quiser.
Citação de IZABEL DA PAZ em abril 22, 2025, 9:27 pmO cliente cria um mundo paralelo e fica alheio a libido desta forma vivendo um personagem construído. Esse personagem supre suas demandas inconscientes.
O cliente cria um mundo paralelo e fica alheio a libido desta forma vivendo um personagem construído. Esse personagem supre suas demandas inconscientes.