Desafio - Módulo III
Citação de Cleber Adão da Silva Caldereiro em maio 14, 2025, 7:57 pmFreud propôs que os delírios na esquizofrenia poderiam ser uma forma de reconstrução do mundo após a sua perda. Como a libido se retirou dos objetos externos, o sujeito cria um novo mundo interno que busca reinvestir simbolicamente.
Freud propôs que os delírios na esquizofrenia poderiam ser uma forma de reconstrução do mundo após a sua perda. Como a libido se retirou dos objetos externos, o sujeito cria um novo mundo interno que busca reinvestir simbolicamente.
Citação de Chagas.ira@gmail.com em maio 15, 2025, 12:21 amDe acordo com Freud, na esquizofrenia há um recolhimento da libido e do mundo externo para o seu próprio ego causando um fechamento do indivíduo em si mesmo e dificultando a relação com os outros. Ele relacionava esse fenômeno com o conceito de narcisismo primário, em que o indivíduo dirige toda sua energia psiquíca para si próprio, em vez de investir afetivamente no mundo ao seu redor.
De acordo com Freud, na esquizofrenia há um recolhimento da libido e do mundo externo para o seu próprio ego causando um fechamento do indivíduo em si mesmo e dificultando a relação com os outros. Ele relacionava esse fenômeno com o conceito de narcisismo primário, em que o indivíduo dirige toda sua energia psiquíca para si próprio, em vez de investir afetivamente no mundo ao seu redor.
Citação de Pastor Leandro Oliveira Freire da Costa em maio 15, 2025, 9:48 amA construção do eu é real pra quem a constrói, desde que não haja referências externas. Quase que impossível viver no mundo como egocêntrico, vivendo debaixo da própria regra do ego.
A construção do eu é real pra quem a constrói, desde que não haja referências externas. Quase que impossível viver no mundo como egocêntrico, vivendo debaixo da própria regra do ego.
Citação de Estefany Costa Pessoa em maio 16, 2025, 12:42 amFreud está tentando entender para onde vai a energia da libido (ou seja, a energia do desejo e do interesse) quando a pessoa com esquizofrenia se afasta do mundo real, das pessoas e das coisas à sua volta.
Ele percebe que, nesses casos, a pessoa tira essa energia dos outros e passa a colocá-la em si mesma. Isso quer dizer que, em vez de se interessar pelas pessoas e pelo mundo, ela se volta para dentro, para suas próprias ideias e fantasias. Por isso, muitas vezes acredita em coisas que não são reais como pensar que é uma figura importante, como o presidente, por exemplo.
Esse processo é chamado por Freud de regresso ao narcisismo. A pessoa deixa de investir no mundo real e passa a investir em si mesma, em um tipo de "realidade paralela". Isso ajuda a explicar por que muitas vezes as fantasias dos esquizofrênicos parecem tão distantes da realidade.
Freud acreditava que, quando isso acontece, é muito difícil ajudar a pessoa só com a psicanálise, porque ela já não está mais conectada com o mundo real de forma suficiente.
Freud está tentando entender para onde vai a energia da libido (ou seja, a energia do desejo e do interesse) quando a pessoa com esquizofrenia se afasta do mundo real, das pessoas e das coisas à sua volta.
Ele percebe que, nesses casos, a pessoa tira essa energia dos outros e passa a colocá-la em si mesma. Isso quer dizer que, em vez de se interessar pelas pessoas e pelo mundo, ela se volta para dentro, para suas próprias ideias e fantasias. Por isso, muitas vezes acredita em coisas que não são reais como pensar que é uma figura importante, como o presidente, por exemplo.
Esse processo é chamado por Freud de regresso ao narcisismo. A pessoa deixa de investir no mundo real e passa a investir em si mesma, em um tipo de "realidade paralela". Isso ajuda a explicar por que muitas vezes as fantasias dos esquizofrênicos parecem tão distantes da realidade.
Freud acreditava que, quando isso acontece, é muito difícil ajudar a pessoa só com a psicanálise, porque ela já não está mais conectada com o mundo real de forma suficiente.
Citação de Fgodoy em maio 17, 2025, 1:21 amPara Freud, na esquizofrenia, algo essencial se rompe: a libido, ao invés de seguir voltada para o mundo externo, recua e retorna ao narcisismo primário, aquele primeiro investimento afetivo no próprio eu. Diante de uma realidade que se torna insuportável, o sujeito se desvincula do outro e recolhe sua energia para dentro de si. Esse movimento de fechamento acaba por distorcer sua relação com o real: o eu se inflaciona, cresce demais, e com ele surgem delírios, ideias grandiosas, sensação de poder absoluto. Como a transferência exige justamente esse investimento no outro, ela não se instala e isso dificulta o trabalho analítico. A libido, que volta como forma de defesa frente à perda, ao invés de reorganizar o mundo interno, acaba por isolá-lo ainda mais.
Para Freud, na esquizofrenia, algo essencial se rompe: a libido, ao invés de seguir voltada para o mundo externo, recua e retorna ao narcisismo primário, aquele primeiro investimento afetivo no próprio eu. Diante de uma realidade que se torna insuportável, o sujeito se desvincula do outro e recolhe sua energia para dentro de si. Esse movimento de fechamento acaba por distorcer sua relação com o real: o eu se inflaciona, cresce demais, e com ele surgem delírios, ideias grandiosas, sensação de poder absoluto. Como a transferência exige justamente esse investimento no outro, ela não se instala e isso dificulta o trabalho analítico. A libido, que volta como forma de defesa frente à perda, ao invés de reorganizar o mundo interno, acaba por isolá-lo ainda mais.
Citação de Amanda Grassini em maio 17, 2025, 6:34 am
libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência
libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência
Citação de Joao Batista Nogueira goulart em maio 18, 2025, 1:39 amNa esquizofrenia, o sujeito desinveste os objetos do mundo externo e o sujeito passa a viver voltado para si, e a relação com a realidade se deteriora.
Na esquizofrenia, o sujeito desinveste os objetos do mundo externo e o sujeito passa a viver voltado para si, e a relação com a realidade se deteriora.
Citação de Iza Maciel em maio 18, 2025, 2:44 am
A esquizofrenia é resultado da ruptura do ego com a realidade externa.
A mente cria delírios para preencher esse vazio deixado pela perda de conexão com o mundo real.
Freud acreditava que a fala desorganizada e os delírios eram tentativas do ego de reconstruir uma realidade perdida.
-
A esquizofrenia é resultado da ruptura do ego com a realidade externa.
-
A mente cria delírios para preencher esse vazio deixado pela perda de conexão com o mundo real.
-
Freud acreditava que a fala desorganizada e os delírios eram tentativas do ego de reconstruir uma realidade perdida.
Citação de Iza Maciel em maio 18, 2025, 4:15 pm
Processo Explicação Desinvestimento A libido deixa os objetos externos Regressão ao narcisismo A energia libidinal volta para o próprio eu Delírio como substituição Criação de uma nova realidade psíquica para lidar com a perda de conexão Ruptura com o simbólico Dificuldade em se posicionar no discurso e no desejo do Outro
Processo | Explicação |
---|---|
Desinvestimento | A libido deixa os objetos externos |
Regressão ao narcisismo | A energia libidinal volta para o próprio eu |
Delírio como substituição | Criação de uma nova realidade psíquica para lidar com a perda de conexão |
Ruptura com o simbólico | Dificuldade em se posicionar no discurso e no desejo do Outro |
Citação de ANAMARIA MULTARI NUNES em maio 18, 2025, 8:48 pmFreud está se referindo ao mecanismo de defesa da regressão e à hipótese de que a libido é retirada dos objetos externos e investida no EU na esquizofrenia, levando a uma perda de contato com a realidade ao desenvolvimento de sintomas psicóticos.
Freud está se referindo ao mecanismo de defesa da regressão e à hipótese de que a libido é retirada dos objetos externos e investida no EU na esquizofrenia, levando a uma perda de contato com a realidade ao desenvolvimento de sintomas psicóticos.