Desafio - Módulo III
Citação de Luiza Helena de Goes em maio 12, 2025, 7:50 pmAcredito ser um distúrbio do consciente q o impede de ver a realidade da sua vida, vivendo um mundo imaginário, porém real na visão dele. Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza e com a sua realidade.
Acredito ser um distúrbio do consciente q o impede de ver a realidade da sua vida, vivendo um mundo imaginário, porém real na visão dele. Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza e com a sua realidade.
Citação de RUAN BARBOSA ALVES COSTA em maio 12, 2025, 8:17 pmAqui Freud se refere ao mecanismo do ID de atenuação da tensão, focado no Processo Primário. Esse processo implica a formação de um objeto que irá afastar a tensão, em uma experiência imaginária alucinatória para a realização do desejo. Alucinações e visões dos psicóticos são um exemplo de Processo Primário. A libido afastada dos objetos externos se torna um Conteúdo Latente, significados e sentidos escondidos que estão na base de nossos pensamentos, sonhos e ações.
Aqui Freud se refere ao mecanismo do ID de atenuação da tensão, focado no Processo Primário. Esse processo implica a formação de um objeto que irá afastar a tensão, em uma experiência imaginária alucinatória para a realização do desejo. Alucinações e visões dos psicóticos são um exemplo de Processo Primário. A libido afastada dos objetos externos se torna um Conteúdo Latente, significados e sentidos escondidos que estão na base de nossos pensamentos, sonhos e ações.
Citação de leandro.raicoski em maio 13, 2025, 5:33 amFreud se refere ao mecanismo de formação da identidade individual (EU). Como o esquizofrênico tem dificuldade em delimitar a extensão da sua individualidade, acaba criando para si uma realidade com significados e objetos diferentes do original. Desta maneira, o objeto fonte da libido de uma personalidade fantasiosa será diferente do objeto real, o que torna praticamente impossível tratar um paciente esquizofrênico, uma vez que não podemos definir claramente os objetos reais e aspectos da formação individual do paciente.
Freud se refere ao mecanismo de formação da identidade individual (EU). Como o esquizofrênico tem dificuldade em delimitar a extensão da sua individualidade, acaba criando para si uma realidade com significados e objetos diferentes do original. Desta maneira, o objeto fonte da libido de uma personalidade fantasiosa será diferente do objeto real, o que torna praticamente impossível tratar um paciente esquizofrênico, uma vez que não podemos definir claramente os objetos reais e aspectos da formação individual do paciente.
Citação de CATIA GULLO em maio 13, 2025, 3:30 pmNa minha compreensão, sendo conveniente dizer que estou iniciando os estudos, é que o esquizofrênico, pela falta de interesse ( libido ) na realidade ( ou seja, no mundo externo, sejam coisas ou pessoas ), tem a predominância do ID ( desejos mais primitivos ) e faltando este libido na realidade, passa a ser comandado unicamente pelas pulsões, pelos seus desejos ainda que irreais, como por exemplo, ser presidente ou alguém importante, já que foi avaliado que um dos sintomas além desta desconexão com a realidade é a megalomania ( mania de grandeza ). O ID não desenvolve o EGO que nos torna capaz de viver com equilíbrio, balanceando nossos desejos com a moral, regras, normas para conviver harmonicamente em sociedade. Dito isso, como seria capaz de ser tratado com análise se esta desconectado com as pessoas e a realidade ? Não tem como.
Na minha compreensão, sendo conveniente dizer que estou iniciando os estudos, é que o esquizofrênico, pela falta de interesse ( libido ) na realidade ( ou seja, no mundo externo, sejam coisas ou pessoas ), tem a predominância do ID ( desejos mais primitivos ) e faltando este libido na realidade, passa a ser comandado unicamente pelas pulsões, pelos seus desejos ainda que irreais, como por exemplo, ser presidente ou alguém importante, já que foi avaliado que um dos sintomas além desta desconexão com a realidade é a megalomania ( mania de grandeza ). O ID não desenvolve o EGO que nos torna capaz de viver com equilíbrio, balanceando nossos desejos com a moral, regras, normas para conviver harmonicamente em sociedade. Dito isso, como seria capaz de ser tratado com análise se esta desconectado com as pessoas e a realidade ? Não tem como.
Citação de Debora dos Santos Andrade em maio 13, 2025, 7:22 pmFoi trocada pela nova personalidade
Foi trocada pela nova personalidade
Citação de Alessandra Duarte Castelo Branco em maio 13, 2025, 7:30 pmNa teoria de Sigmund Freud, a constituição do Eu envolve diferentes componentes, incluindo a libido, que é a energia psíquica relacionada aos desejos e às emoções. Na esquizofrenia, muitas vezes, há um afastamento da libido dos objetos externos, ou seja, das pessoas e coisas ao redor do indivíduo. Isso acontece porque a libido, que normalmente se direciona para objetos externos, pode se retraçar para dentro do próprio Eu, levando a uma espécie de introversão ou isolamento. Esse movimento de retração da libido para o interior do Eu pode resultar em uma diminuição do interesse por objetos externos, contribuindo para sintomas como o isolamento social, a perda de contato com a realidade e dificuldades na formação de vínculos afetivos. Em outras palavras, na esquizofrenia, a energia psíquica que deveria estar voltada para o mundo externo fica mais concentrada dentro do próprio Eu, o que pode afetar a capacidade de se relacionar com o ambiente e com outras pessoas.
Na teoria de Sigmund Freud, a constituição do Eu envolve diferentes componentes, incluindo a libido, que é a energia psíquica relacionada aos desejos e às emoções. Na esquizofrenia, muitas vezes, há um afastamento da libido dos objetos externos, ou seja, das pessoas e coisas ao redor do indivíduo. Isso acontece porque a libido, que normalmente se direciona para objetos externos, pode se retraçar para dentro do próprio Eu, levando a uma espécie de introversão ou isolamento. Esse movimento de retração da libido para o interior do Eu pode resultar em uma diminuição do interesse por objetos externos, contribuindo para sintomas como o isolamento social, a perda de contato com a realidade e dificuldades na formação de vínculos afetivos. Em outras palavras, na esquizofrenia, a energia psíquica que deveria estar voltada para o mundo externo fica mais concentrada dentro do próprio Eu, o que pode afetar a capacidade de se relacionar com o ambiente e com outras pessoas.
Citação de Maria Angélica Beraldo em maio 13, 2025, 10:34 pmFreud, ao discutir a esquizofrenia observa que há um afastamento da libido dos objetos externos. O mecanismo ao qual Freud está se referindo é a regressão da libido ao narcisismo primário...
Freud, ao discutir a esquizofrenia observa que há um afastamento da libido dos objetos externos. O mecanismo ao qual Freud está se referindo é a regressão da libido ao narcisismo primário...
Citação de giovannamirarchi em maio 14, 2025, 1:03 pmSe encaixa dentro do processo primário, onde o individuo cria uma realidade paralela para fugir o momento atual.
Se encaixa dentro do processo primário, onde o individuo cria uma realidade paralela para fugir o momento atual.
Citação de Lucas Nogueira em maio 14, 2025, 3:20 pmPara Sigmund Freud, a esquizofrenia, considerada uma psicose, é caracterizada por uma regressão reativa a conflitos internos e externos, especialmente a uma intensa frustração e conflito com o "outro
Para Sigmund Freud, a esquizofrenia, considerada uma psicose, é caracterizada por uma regressão reativa a conflitos internos e externos, especialmente a uma intensa frustração e conflito com o "outro
Citação de Adriana Araujo em maio 14, 2025, 4:16 pmO mecanismo que Freud estava se referindo é que na esquizofrenia, ocorre uma falha na capacidade do Eu de manter um equilíbrio entre as exigências pulsionais internas e o mundo externo. A libido, sem possibilidade de encontrar objetos externos estáveis, retorna ao Eu, intensificando o narcisismo e prejudicando a capacidade de julgamento e relação com a realidade.
O mecanismo que Freud estava se referindo é que na esquizofrenia, ocorre uma falha na capacidade do Eu de manter um equilíbrio entre as exigências pulsionais internas e o mundo externo. A libido, sem possibilidade de encontrar objetos externos estáveis, retorna ao Eu, intensificando o narcisismo e prejudicando a capacidade de julgamento e relação com a realidade.