Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 298 of 313Next

Acredito ser um distúrbio do consciente q o impede de ver a realidade da sua vida, vivendo um mundo imaginário, porém real na visão dele. Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza e com a sua realidade.

Aqui   Freud se refere ao    mecanismo do ID  de atenuação da tensão, focado no Processo Primário. Esse processo implica a formação de um objeto que irá afastar a tensão, em uma experiência imaginária alucinatória para a realização do desejo. Alucinações e visões dos psicóticos são um exemplo de Processo Primário.  A libido afastada dos objetos externos se torna um Conteúdo Latente, significados e sentidos escondidos  que estão na base de nossos pensamentos, sonhos e ações.

leandro.raicoski has reacted to this post.
leandro.raicoski

Freud se refere ao mecanismo de formação da identidade individual (EU). Como o esquizofrênico tem dificuldade em delimitar a extensão da sua individualidade,  acaba criando para si uma realidade com significados e objetos diferentes do original. Desta maneira, o objeto fonte da libido de uma personalidade fantasiosa será diferente do objeto real, o que torna praticamente impossível tratar um paciente esquizofrênico, uma vez que não podemos definir claramente os objetos reais e aspectos da formação individual do paciente.

Na minha compreensão, sendo conveniente dizer que estou iniciando os estudos, é que o esquizofrênico, pela falta de interesse ( libido ) na realidade ( ou seja, no mundo externo, sejam coisas ou pessoas ), tem a predominância do ID ( desejos mais primitivos ) e faltando este libido na realidade, passa a ser comandado unicamente pelas pulsões, pelos seus desejos ainda que irreais, como por exemplo, ser presidente ou alguém importante, já que foi avaliado que um dos sintomas além desta desconexão com a realidade é a megalomania ( mania de grandeza ). O ID  não desenvolve o EGO que nos torna capaz de viver com equilíbrio, balanceando nossos desejos com a moral, regras, normas para conviver harmonicamente em sociedade. Dito isso, como seria capaz de ser tratado com análise se esta desconectado com as pessoas e a realidade ? Não tem como.

Foi trocada pela nova personalidade

Na teoria de Sigmund Freud, a constituição do Eu envolve diferentes componentes, incluindo a libido, que é a energia psíquica relacionada aos desejos e às emoções. Na esquizofrenia, muitas vezes, há um afastamento da libido dos objetos externos, ou seja, das pessoas e coisas ao redor do indivíduo. Isso acontece porque a libido, que normalmente se direciona para objetos externos, pode se retraçar para dentro do próprio Eu, levando a uma espécie de introversão ou isolamento. Esse movimento de retração da libido para o interior do Eu pode resultar em uma diminuição do interesse por objetos externos, contribuindo para sintomas como o isolamento social, a perda de contato com a realidade e dificuldades na formação de vínculos afetivos. Em outras palavras, na esquizofrenia, a energia psíquica que deveria estar voltada para o mundo externo fica mais concentrada dentro do próprio Eu, o que pode afetar a capacidade de se relacionar com o ambiente e com outras pessoas.

Freud, ao discutir a esquizofrenia observa que há um afastamento da libido dos objetos externos. O mecanismo ao qual Freud está se referindo é a regressão da libido ao narcisismo primário...

Se encaixa dentro do processo primário, onde o individuo cria uma realidade paralela para fugir o momento atual.

Para Sigmund Freud, a esquizofrenia, considerada uma psicose, é caracterizada por uma regressão reativa a conflitos internos e externos, especialmente a uma intensa frustração e conflito com o "outro

O mecanismo que Freud estava se referindo  é que na esquizofrenia, ocorre uma falha na capacidade do Eu de manter um equilíbrio entre as exigências pulsionais internas e o mundo externo. A libido, sem possibilidade de encontrar objetos externos estáveis, retorna ao Eu, intensificando o narcisismo e prejudicando a capacidade de julgamento e relação com a realidade.

PreviousPage 298 of 313Next