Desafio - Módulo III
Citação de Helena Maria Gomes Peres em março 25, 2026, 11:28 pmNa esquizofrenia, ocorre um desinvestimento maciço do mundo externo. Essa libido retorna ao Eu, produzindo um estado de "hiper-investimento" de si mesmo.
Esse retorno da libido ao Eu explica, segundo Freud, dois fenômenos comuns na psicose:
Megalomania (Delírio de Grandeza): O Eu fica "inchado" por toda essa energia retornada.
Desinteresse pelo Mundo: A pessoa parece viver em um mundo interior, pois não há mais energia disponível para se ligar afetivamente aos objetos externos.
Na esquizofrenia, ocorre um desinvestimento maciço do mundo externo. Essa libido retorna ao Eu, produzindo um estado de "hiper-investimento" de si mesmo.
Esse retorno da libido ao Eu explica, segundo Freud, dois fenômenos comuns na psicose:
Megalomania (Delírio de Grandeza): O Eu fica "inchado" por toda essa energia retornada.
Desinteresse pelo Mundo: A pessoa parece viver em um mundo interior, pois não há mais energia disponível para se ligar afetivamente aos objetos externos.