Desafio - Módulo III
Citação de Helena Maria Gomes Peres em março 25, 2026, 11:28 pmNa esquizofrenia, ocorre um desinvestimento maciço do mundo externo. Essa libido retorna ao Eu, produzindo um estado de "hiper-investimento" de si mesmo.
Esse retorno da libido ao Eu explica, segundo Freud, dois fenômenos comuns na psicose:
Megalomania (Delírio de Grandeza): O Eu fica "inchado" por toda essa energia retornada.
Desinteresse pelo Mundo: A pessoa parece viver em um mundo interior, pois não há mais energia disponível para se ligar afetivamente aos objetos externos.
Na esquizofrenia, ocorre um desinvestimento maciço do mundo externo. Essa libido retorna ao Eu, produzindo um estado de "hiper-investimento" de si mesmo.
Esse retorno da libido ao Eu explica, segundo Freud, dois fenômenos comuns na psicose:
Megalomania (Delírio de Grandeza): O Eu fica "inchado" por toda essa energia retornada.
Desinteresse pelo Mundo: A pessoa parece viver em um mundo interior, pois não há mais energia disponível para se ligar afetivamente aos objetos externos.
Citação de Danilo Rafaldini Desuó em março 26, 2026, 4:28 pmDe acordo com a teoria de Sigmund Freud, na esquizofrenia ocorre um processo em que a libido, que normalmente é direcionada para objetos externos (pessoas e coisas), é retirada desses objetos e volta-se para o próprio indivíduo.
Esse mecanismo é chamado de retirada da libido dos objetos e está relacionado ao narcisismo secundário, ou seja, a energia psíquica é reinvestida no próprio eu. Como consequência, o sujeito se afasta da realidade externa e passa a apresentar características como delírios de grandeza (megalomania) e dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
Esse processo também pode ser entendido como uma regressão ao narcisismo primário, fase inicial do desenvolvimento em que o indivíduo ainda não diferencia claramente o eu do mundo externo.
Portanto, Freud se refere ao mecanismo de reinvestimento da libido no eu, o que explica o afastamento da realidade e a predominância do mundo interno na esquizofrenia.
De acordo com a teoria de Sigmund Freud, na esquizofrenia ocorre um processo em que a libido, que normalmente é direcionada para objetos externos (pessoas e coisas), é retirada desses objetos e volta-se para o próprio indivíduo.
Esse mecanismo é chamado de retirada da libido dos objetos e está relacionado ao narcisismo secundário, ou seja, a energia psíquica é reinvestida no próprio eu. Como consequência, o sujeito se afasta da realidade externa e passa a apresentar características como delírios de grandeza (megalomania) e dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
Esse processo também pode ser entendido como uma regressão ao narcisismo primário, fase inicial do desenvolvimento em que o indivíduo ainda não diferencia claramente o eu do mundo externo.
Portanto, Freud se refere ao mecanismo de reinvestimento da libido no eu, o que explica o afastamento da realidade e a predominância do mundo interno na esquizofrenia.
Citação de Ginaldo Frederico Ribeiro em março 27, 2026, 3:28 pmO mundo torna-se vazio, sem brilho e indiferente, pois não há mais investimento afetivo nas coisas. É o que ele chama de narcisismo secundário: a energia que deveria conectar o indivíduo ao mundo fica "represada" no Eu.
O mundo torna-se vazio, sem brilho e indiferente, pois não há mais investimento afetivo nas coisas. É o que ele chama de narcisismo secundário: a energia que deveria conectar o indivíduo ao mundo fica "represada" no Eu.
Citação de KESIA ARAUJO em março 28, 2026, 8:11 pmA falta de personalidade, faz com que a pessoa viva em um mundo de fantasia.
A falta de personalidade, faz com que a pessoa viva em um mundo de fantasia.
Citação de CARMEM THALITA CHRISTO em março 31, 2026, 10:34 pmo mecanismo seria o da fuga da realidade, onde o indivíduo (com esquizofrenia) não consegue manter os investimentos libidinais no mundo real, e com isso acaba ``criando``personagens e coisas grandes, e ele realmente acredita nisso, pois o ego e superego não conseguem definir diferenças entre mundo externo e interno, entre real e fantasia
o mecanismo seria o da fuga da realidade, onde o indivíduo (com esquizofrenia) não consegue manter os investimentos libidinais no mundo real, e com isso acaba ``criando``personagens e coisas grandes, e ele realmente acredita nisso, pois o ego e superego não conseguem definir diferenças entre mundo externo e interno, entre real e fantasia
Citação de Silvana Darzé Serrano em abril 1, 2026, 1:41 pmA mania de grandeza desse paciente fez ele trocar o desejo da libido por pessoas e cobjetos.
A mania de grandeza desse paciente fez ele trocar o desejo da libido por pessoas e cobjetos.
Citação de Leidjane Oliveira de Miranda em abril 2, 2026, 1:36 amEla cria uma realidade condizente com sua atual percepção de mundo.
Ela cria uma realidade condizente com sua atual percepção de mundo.
Citação de amsoaresrj em abril 6, 2026, 7:22 pmNa esquizofrenia, o eu torna-se o depósito central de uma libido que "perdeu" o contato com a realidade objetiva, gerando um estado de auto-investimento maciço que define o quadro psicótico e narcísico.
Na esquizofrenia, o eu torna-se o depósito central de uma libido que "perdeu" o contato com a realidade objetiva, gerando um estado de auto-investimento maciço que define o quadro psicótico e narcísico.
Citação de Raissa Fernanda Duarte Granells em abril 7, 2026, 11:34 pmA hipótese a que Sigmund Freud está se referindo é a do retorno da libido ao eu, isto é, o mecanismo do narcisismo secundário.
Na esquizofrenia, segundo Freud:
- A libido que antes estava investida em objetos externos (pessoas, realidade) é retirada.
- Em vez de permanecer no mundo externo, ela reinveste o próprio eu.
- Esse movimento produz fenômenos como megalomania e afastamento da realidade.
Em termos metapsicológicos:
- O mecanismo central é o recolhimento da libido objetal.
- E a hipótese explicativa é o narcisismo secundário (libido regressa ao eu já constituído).
Isso se articula com a constituição do eu porque:
- O eu passa a ser hiperinvestido libidinalmente.
- Há uma espécie de regressão a um estado mais primitivo de organização psíquica.
- A realidade externa perde valor psíquico, sendo substituída (quando há tentativa de recuperação) por construções delirantes. Portanto, a resposta mais direta:
Freud está se referindo ao mecanismo de retirada da libido dos objetos e seu retorno ao eu, o narcisismo secundário.
A hipótese a que Sigmund Freud está se referindo é a do retorno da libido ao eu, isto é, o mecanismo do narcisismo secundário.
Na esquizofrenia, segundo Freud:
- A libido que antes estava investida em objetos externos (pessoas, realidade) é retirada.
- Em vez de permanecer no mundo externo, ela reinveste o próprio eu.
- Esse movimento produz fenômenos como megalomania e afastamento da realidade.
Em termos metapsicológicos:
- O mecanismo central é o recolhimento da libido objetal.
- E a hipótese explicativa é o narcisismo secundário (libido regressa ao eu já constituído).
Isso se articula com a constituição do eu porque:
- O eu passa a ser hiperinvestido libidinalmente.
- Há uma espécie de regressão a um estado mais primitivo de organização psíquica.
- A realidade externa perde valor psíquico, sendo substituída (quando há tentativa de recuperação) por construções delirantes. Portanto, a resposta mais direta:
Freud está se referindo ao mecanismo de retirada da libido dos objetos e seu retorno ao eu, o narcisismo secundário.
Citação de Silvana Darzé Serrano em abril 9, 2026, 7:41 pmA LIBIDO RETIRADA DOS OBJETOS , NÃO É REENVESTIDA EM NOVOS OBJETOS NO NO ESQUISOFRÊNICO, RETORNA PARA O PROPRIO EU
A LIBIDO RETIRADA DOS OBJETOS , NÃO É REENVESTIDA EM NOVOS OBJETOS NO NO ESQUISOFRÊNICO, RETORNA PARA O PROPRIO EU