Desafio - Módulo III
Citação de eniale231077@gmail.com em abril 10, 2026, 1:25 amFreud está se referindo ao retorno da libido ao próprio eu, isto é, ao narcisismo secundário. Na esquizofrenia, a libido que antes estava investida em objetos externos, como pessoas e coisas do mundo, é retirada e volta a ser direcionada ao próprio sujeito, o que explica tanto a megalomania quanto o afastamento da realidade, já que o indivíduo deixa de investir interesse no mundo externo e passa a concentrar essa energia psíquica em si mesmo.
Freud está se referindo ao retorno da libido ao próprio eu, isto é, ao narcisismo secundário. Na esquizofrenia, a libido que antes estava investida em objetos externos, como pessoas e coisas do mundo, é retirada e volta a ser direcionada ao próprio sujeito, o que explica tanto a megalomania quanto o afastamento da realidade, já que o indivíduo deixa de investir interesse no mundo externo e passa a concentrar essa energia psíquica em si mesmo.
Citação de Samira Freitas Marinho de Menezes em abril 14, 2026, 3:25 pmQuando há uma mudança na forma como a energia do desejo se manifesta, isso acaba impactando também a maneira como a pessoa se enxerga. Aquela referência interna que antes dava sentido e definição à identidade pode se enfraquecer ou se fragmentar. Como consequência, surgem alterações na estrutura da personalidade, levando o indivíduo a procurar fora de si algo que substitua ou complete essa percepção de quem é.
Quando há uma mudança na forma como a energia do desejo se manifesta, isso acaba impactando também a maneira como a pessoa se enxerga. Aquela referência interna que antes dava sentido e definição à identidade pode se enfraquecer ou se fragmentar. Como consequência, surgem alterações na estrutura da personalidade, levando o indivíduo a procurar fora de si algo que substitua ou complete essa percepção de quem é.
Citação de Felipe gustavo em abril 20, 2026, 12:49 pmEu acredito que seja o desequilíbrio entre os 3 , os ego e superego , talvez perdendo o libido da vida real , onde ele é o que é , preferindo ser quem ele é na mente , onde se ele domina , com uma desorganização, não consegue ou prefere não tentar assumir o controle ! Pois isso é doloroso , guerra dentro é mais difícil de ganhar .
Eu acredito que seja o desequilíbrio entre os 3 , os ego e superego , talvez perdendo o libido da vida real , onde ele é o que é , preferindo ser quem ele é na mente , onde se ele domina , com uma desorganização, não consegue ou prefere não tentar assumir o controle ! Pois isso é doloroso , guerra dentro é mais difícil de ganhar .
Citação de Jorge Dornelles em abril 24, 2026, 12:18 amNa esquizofrenia, a retirada da libido do ambiente externo pode resultar em duas possibilidades: megalomania e hipocondria. Durante o desenvolvimento da libido, espera-se que ela passe por várias etapas: autoerotismo, narcisismo e, por fim, deve ser direcionada ao mundo externo. Como a pulsão é sempre parcial, isso sugere que uma parte da libido continua a se desenvolver, enquanto outra se fixa em algum ponto desse processo. No caso de alguém acreditar ser o presidente dos Estados Unidos e agir e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, isso constitui uma fantasia, ou seja, a pessoa acredita na própria ilusão, o que é chamado de Sofisma. Freud afirma: O que considero mais importante é que a paranoia deve ser mantida como um tipo clínico independente, mesmo que frequentemente o quadro apresentado possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão em ambas as condições tenha o mesmo aspecto principal — o desligamento da libido, acompanhado de sua regressão para o ego — ela se diferencia da demência precoce por ter uma fixação disposicional em local diferente e por apresentar um mecanismo distinto para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
Na esquizofrenia, a retirada da libido do ambiente externo pode resultar em duas possibilidades: megalomania e hipocondria. Durante o desenvolvimento da libido, espera-se que ela passe por várias etapas: autoerotismo, narcisismo e, por fim, deve ser direcionada ao mundo externo. Como a pulsão é sempre parcial, isso sugere que uma parte da libido continua a se desenvolver, enquanto outra se fixa em algum ponto desse processo. No caso de alguém acreditar ser o presidente dos Estados Unidos e agir e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, isso constitui uma fantasia, ou seja, a pessoa acredita na própria ilusão, o que é chamado de Sofisma. Freud afirma: O que considero mais importante é que a paranoia deve ser mantida como um tipo clínico independente, mesmo que frequentemente o quadro apresentado possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão em ambas as condições tenha o mesmo aspecto principal — o desligamento da libido, acompanhado de sua regressão para o ego — ela se diferencia da demência precoce por ter uma fixação disposicional em local diferente e por apresentar um mecanismo distinto para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
Citação de STEPHANIE LUZIA LOPES SOARES LEANDRO em abril 26, 2026, 1:25 amA Libido que não foi externalizada Para objetos e pessoas tende a se internalizar, Sendo a causa primária do narcisismo E outros transtornos. Pode ocasionar megalomania Em indivíduos propensos.
A Libido que não foi externalizada Para objetos e pessoas tende a se internalizar, Sendo a causa primária do narcisismo E outros transtornos. Pode ocasionar megalomania Em indivíduos propensos.
Citação de Diego Melo em abril 26, 2026, 3:59 pmSegundo a teoria de Freud, a libido retirada dos objetos externos não desaparece, mas é reinvestida no próprio eu. Isto resulta no afastamento da realidade e na regressão ao narcisismo.
Segundo a teoria de Freud, a libido retirada dos objetos externos não desaparece, mas é reinvestida no próprio eu. Isto resulta no afastamento da realidade e na regressão ao narcisismo.
Citação de DIANE Almeida em maio 2, 2026, 10:48 pmNa minha visão... É o desequilíbrio do id,ego e super ego que pode vir a gerar esse transtorno.
Na minha visão... É o desequilíbrio do id,ego e super ego que pode vir a gerar esse transtorno.
Citação de anebinderg em maio 4, 2026, 1:19 amAcredito que Freud esteja se referindo ao Narcisismo. A esquizofrenia é um modelo de narcisismo em alto grau, onde o ego é tomado como objeto da libido. Nela, a libido é afastada dos objetos externos (pessoas e mundo real) e é redirecionada para o próprio ego (eu), caracterizando a megalomania e fixação na própria identidade.
Acredito que Freud esteja se referindo ao Narcisismo. A esquizofrenia é um modelo de narcisismo em alto grau, onde o ego é tomado como objeto da libido. Nela, a libido é afastada dos objetos externos (pessoas e mundo real) e é redirecionada para o próprio ego (eu), caracterizando a megalomania e fixação na própria identidade.
Citação de Claudionor Santos em maio 4, 2026, 2:27 pmNa esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos não é substituído na fantasia, como na neurose, mas retorna ao Eu, caracteristicas o narcisismo secundário e provocando ruptura com a realidade.
Na esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos não é substituído na fantasia, como na neurose, mas retorna ao Eu, caracteristicas o narcisismo secundário e provocando ruptura com a realidade.
Citação de Aline Dayara da Silva Franca em maio 6, 2026, 4:41 pmPaciente com esquizofrenia é algo incurável. Ele não reconhece sua própria realidade e lá palavra de distorção sobre a realidade pessoal e o mundo onde é inserido. A sua intervenção para um vida social e com acompanhamento psiquiátrica ,psicológico e terapeuta por toda sua vida. Como medicação para aliviar a dopamina do celebro. Diminuir ao efeito de delírio e alucinações.
Paciente com esquizofrenia é algo incurável. Ele não reconhece sua própria realidade e lá palavra de distorção sobre a realidade pessoal e o mundo onde é inserido. A sua intervenção para um vida social e com acompanhamento psiquiátrica ,psicológico e terapeuta por toda sua vida. Como medicação para aliviar a dopamina do celebro. Diminuir ao efeito de delírio e alucinações.