Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 34 of 205Next

O esquizofrênico se identifica como um outro ser e se apropria de certas atitudes na tentativa de se sobrepor aos outros

Ao afastar esse libido do objeto externo, pode ocorrer a psicose, onde retorna a pontos específicos do desenvolvimento desse libido, ou seja onde da origem aos sintomas descrido no desafio, a megalomania, esse esquizofrênico vive no mundo dele de ser um presidente, acreditando naquele delírio.

 

Para aliviar a tensão, o esquizofrênico, forma uma imagem de um objeto desejado em sua memória, que no caso é achar que é o presidente, e tem a realização do desejo.

Libido afastado do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo..ou seja,é pela via narcisica que nasce o eu ideal, é um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotencia do pensamento e pela autossuficiência.

quando se perde interesse do mundo externo, segundo Freud, as pessoas tornam-se inacessíveis à influência da psicanálise e não podem ser curadas por nossos esforços.

Esta

reiva foi do id , um estágio da mente que representa eta os sonhos , não há interferência externa e distância da realidade !

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo?

acredito que ele esteja se referindo a megalomania.  A megalomania para FReud é a consequencia imediata da implantação do eu por toda a quantidade de energia libidinal retirada de objetos.  E além disso essa libido que retornou não será lançada a novas ligações objetais e ficará a disposição do Eu, engrandecendo-o e favorecendo a aparição da paranoia.

Segundo o texto, ig, ego e superego são forças que se interligam, assim como o narcisismo que está presente nas três instâncias, no caso da esquizofrenia o id  tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário. As ações reflexas são respostas naturais e espontâneas, como tossir e bocejar, que eliminam a tensão imediatamente. O organismo é munido com vários desses reflexos que resolvem as excitações simples. O processo primário abrange ações mais complexas. Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário

Esse transtorno mental crônico caracterizado por alterações no juízo da realidade, na maneira de pensar e se comportar da pessoa.

causando alucinações, delírios e pensamentos desorganizados, desinteresse pelo o mundo externo, além de alterações no comportamento, como a presença de agressividade, hipocondria, megalomania, narcisismo por exemplo. Muitos portadores da doença encontra dificuldades na interação social.

É mais comum de acontecer entre os jovens, raros são os casos que ocorrem na infância e velhice, alteração de algumas funções cognitivas como a memória, atenção e percepção.

No caso do homem que se vê como na condição de Presidente dos EUA, ele é tomado por uma ideia de grandeza, megalomania.

E concordo que o mecanismo se refere ao narcisismo primário.

O sujeito quando não consegue em seu tempo hábil,  diferenciar-se do eu, no momento do espelho, localizar que ele é ele mesmo, causa lhe mudanças significativa no seu eu adulto, trazendo consigo múltiplos eu.

PreviousPage 34 of 205Next