Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 35 of 268Next

Freud descreve que esquizofrénico ao retirar seu libido de pessoas e de coisas, substitui-las por outra fantasia. Sem a mediação da fantasia a libido retorna diretamente para seu corpo.

principal falta de mente livre e falta de sexo, a falta do tal faz muitas doenças surgirem no nosso corpo.

Em relação ao primeiro questionamento, o indivíduo acaba por alterar sua personalidade, sua libido é desconstruída, beira o devaneio.

Já o segundo questionamento, o indivíduo vive em uma realidade paralela, acredita ser algo que na realidade não é, vive na fantasia, cria um mundo próprio.

A partir do conhecimento onde basicamente o Id é " uma criança auspicioso", a esquizofrenia torna-se parte, não como substituição e sim como forma total. Deixa seu Superego totalmente no oculto, logo suas referência não são iguais de pessoas que não possuam Esquizofrenia.

O esquizofrênico acaba trocando a sua libido por coisas reais para suas fantasias. Sendo assim por mais que "tentemos" explicar para ele que aquilo que ele pensa ser real, não é, ele jamais irá conseguir compreender. Afinal , a "realidade dele é outra."

A libido no esquizofrênico não está no mundo exterior, coisas e/ou pessoas, ela se volta para ele próprio, gerando o delírio de grandeza, devido o excesso de libido direcionada para si próprio, o que causa um excesso no corpo: o desprazer.

O individuo constitui o seu Eu na interação com o mundo externo, através de sua percepção, diferenciando o que há na mente e o que há no exterior. O Eu emerge também na interação com outro(s) indivíduo(s). Ora, se o sujeito esquizofrênico não tem mais interação com o mundo exterior, perde o interesse com o que há no exterior (em especial, outras pessoas), ele tem uma autoimagem deturpada. Poderíamos dizer até que esse sujeito vive apenas com o Id, no estágio caracterizado como Narcisismo Primário, em que Eu e Id são indiferenciados. Não há o reconhecimento do outro e, portanto, não há a idealização do Eu.

Persio Rodrigues Duarte has reacted to this post.
Persio Rodrigues Duarte

O eu está confuso sem identidade... Então a identidade que mais acredita ser serà...

Uma personalidade com desvios, focando no outro as suas percepções

Freud fala do Narcisismo como um afastamento da libido do mundo externo. A esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, a consequência  seria a megalomania,como ser um Presidente,  ou seja o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente.

PreviousPage 35 of 268Next