Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 55 of 234Next

Freud escreve que o esquizofrênico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, a fez sem substituí-las por outras na fantasia, como o fazem as histéricas e os obsessivos

Freud refere-se ao mecanismos de defesa,
operado pelo ego que exclui da consciência os conteúdos indesejáveis,
protegendo o aparelho psíquico. O ego movimenta esses recursos para
suprimir ou dissimular a percepção de perigo interno, com estratégias
de defesa inconscientes para reduzir a ansiedade, alterando a percepção
da realidade, encobrindo a fonte de ansiedade de si mesmo.

Com a falta da libido o individuo vive em uma segunda realidade que é só sua.

Em  questão da esquizofrenia  ela esta  relacionada  em transtorno psiquiátrico ou seja   são graves  e incapacitantes  que é caracterizado por alterações no pensamento  como nas emoções  no comportamento  que de ser  causados por fatores genéticos  como ambientais     e alterações  nos neurotransmissores. Geralmente  esquizofrenia  se manifesta  entre na adolescência até a fase adulta  entre homens e mulheres.  Ou seja ela está relacionada  no grupo de psicoses  por fixação  situada   em fase  muito precoce  do desenvolvimento  do libido autoerotismo.

O mecanismo que Freud se refere é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção da pessoa que  acaba buscando outra identidade.

sobre os temas trabalhados neste módulo, todos são de extrema importância, uma vez que cada assunto nos amplia o conhecimento.

em relação ao conceito do eu e da personalidade, aprendi a identificar o processo de constituição do eu, e entender um pouco mais sobre a psicanálise pelas lentes de Freud.

A conclusão é que ela seria dirigida para o ego, sendo denominada dessa forma de narcisismo.

no subconsciente do paciente ele acredita ser o presidente sente o prazer,

a partir de momento que isso não tem mais sentindo para ele e deixa de ser o personagem nele criado

o ego manda uma mensagem para o Id e ele entra em conflito com o super ego.

A respeito do fenômeno psicótico, de acordo com Freud, na ausência da libido das pessoas e coisas,  o esquizofrênico de forma pratica a substituição se mesmo precisar substituir por outras fantasias., como por exemplo, fazem os histéricos e obsessivos. sem a medição da fantasia a libido faz o percurso natural ate seu corpo.

Segundo a Psicanálise, a personalidade é formada por três estâncias: o Id, o ego e superego. Neste caso do paciente que acredita ser o Presidente dos Estados Unidos, vemos claramente uma disfunção em seu ego, fugindo completamente da realidade e satisfazendo o desejo do Id sem estar em concordância com a realidade. Devido ao paciente sofrer de esquizofrenia, nada muda ao somente falar e comprovar que ele de fato não é o Presidente dos Estados Unidos, ele precisará fazer uso contínuo de medicamentos para um mínimo de qualidade de vida e convívio com os demais.

PreviousPage 55 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱