Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 54 of 268Next

A cisão com a realidade é característica da psicose, onde se enquadra a esquizofrenia. Segundo Freud, podemos atribuir esse caso a foraclusão, onde o individuo rompe com a linha real/imaginaria, podendo ter alucinações semelhantes.

O mecanismo que Freud está se referindo,é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo,buscando outra identidade.

O mecanismo que FREUD está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Deixará que existir para o esquizofrêncio,a libido que o perpetua e massageia o seu "Eu'' o tornando em um ser que deixa o prazer do poder onipotente e agora passa a buscar a libido que lhe coloca em um lugar até então desconhecido.Um exemplo real é o do matemático Jonh Nash que acreditou ser o rei da Antártida.

O indivíduo passa a posicionar sua libido para os objetos ou coisas,tendo uma grande forma de encarar a realidade de forma contrária a maioria das pessoas,apresentando:delírios,alucinações auditivas,visuais, tácteis e além disso pode haver como citado essa megalomania de o paciente achar que é um personagem ou ter sensações de perseguição entre outros sintomas. Sua libido vai toda ser direcionada  para outras situações.

O libido que foi afastado, passa pelo narcisismo, dando origem a megalomania. Retira a libido dos obijetos externos. Causa um estado de negação. Nega a realidade exterior e substituí por outra realidade que não existe.

Ao afastar sua libido dos objetos externos, o esquizofrênico voltará toda esta energia para seu interior, para seu próprio ego. Isso acaba por caracterizar uma forma de narcisismo que, por fim, tem como consequência os seus delírios.

Mecanismos de defesa, que neste caso, houve excesso gerando a esquizofrenia, possivelmente ocasionado pelo excesso da projeção. Perdeu-se a conexão da libido com si mesmo criando assim um Eu idealizado na imagem do presidente.

O mecanismo de defesa de si cria uma falsa percepção de realidade.

Nesse aspecto,  em se considerando essa enfermidade em questão,  cria-se no imaginário um processo de falseamento do real no imaginário.

Citação de Gilmar dos Reis Magalhaes em janeiro 15, 2023, 3:32 pm

O mecanismo de defesa de si cria uma falsa percepção de realidade.

Nesse aspecto,  em se considerando essa enfermidade em questão,  cria-se no imaginário um processo de falseamento do real no imaginário.

 

PreviousPage 54 of 268Next