Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 53 of 234Next

A cisão do eu e uma das características primárias da esquizofrenia. Esse rompimento trás a dificuldade em perceber o que é fantasia e o que é realidade , devido ao deslocamento do eu / externo, realidade .

. A esquizofrenia seria o protótipo do narcisismo em alto grau, ou seja, o ego é tomado como objeto e superinvestido libidinalmente.

Freud aborda as duas vertentes da esquizofrenia: a megalomania e a hipocondria. A primeira permite uma maior elaboração interna da libido que se encontra concentrada no ego, constituindo, portanto, uma forma de tratamento mais bem sucedida. Nela, ocorre um domínio psíquico desse excesso de libido. A megalomania seria o correspondente das fantasias encontradas nas neuroses de transferência (histeria e neurose obsessiva). No entanto, quando o represamento da libido no ego fica mais intenso e a megalomania não é suficiente para fornecer o suporte psíquico necessário a esse excesso, a libido retorna ao auto-erotismo e a patologia torna-se mais evidente, caracterizando os fenômenos da hipocondria. Nela, a angústia invade o corpo sem mediação, os fenômenos corporais são avassaladores: desintegração, despersonalização, desmaterialização, até o desaparecimento do sentimento de vida, o sujeito colocando-se como um corpo morto.

O esquizofrênico se acha maior e melhor do que tudo e todos, no entanto é possível reverter esse quatro fazendo tratamento.

A troca da libido levará o individuo a encarar de fato a realidade exterior, diferente das quais o mesmo internalizou durante muito tempo, os impactos da realidade levará o individuo a negações.

Está se referindo a teoria da libido.

 

No momento da formação do eu a pessoa com esquizofrenia não foi formada o ego trazendo a falta de noção de realidade.

O Ego atua de forma quase que autônoma fazendo que a pessoa acredite numa "realidade ilusão" criada por ele mesmo e não se importando com nada externo.

A esquizofrenia e um mundo paralelo. Em consequência da segunda modificação, torna-se inacessíveis a  influência da psicanálise e não podem ser curados por nossos esforços. Ele crê na magia das palavras e no pensamento onipotente - ele pode ser presidente.

Não existe formação psíquica e indelével. São pessoas que ja nasceram com pre disposição sendo necessario o recomeço de formação e ou obstrução do eu.

PreviousPage 53 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱