Desafio - Módulo III
Citação de Benedito Henrique dos Santos em janeiro 3, 2023, 5:01 pmNa minha opinião a constituição do eu na esquizofrenia é fantasiosa não se permitindo a sua alteridade entre o que é o que pensa ser.
Na minha opinião a constituição do eu na esquizofrenia é fantasiosa não se permitindo a sua alteridade entre o que é o que pensa ser.
Citação de Benedito Henrique dos Santos em janeiro 3, 2023, 5:07 pmTrabalhar a psicanálise com pacientes com esquizofrenia parece ser um desafio; como o paciente está na maioria das vezes no estado de inconsciência (alucinações e delírios) impede que o ego atue levando-o para sua realidade.
Trabalhar a psicanálise com pacientes com esquizofrenia parece ser um desafio; como o paciente está na maioria das vezes no estado de inconsciência (alucinações e delírios) impede que o ego atue levando-o para sua realidade.
Citação de paula zaine santos em janeiro 4, 2023, 2:36 pmO indivíduo transfere a sua libido totalmente para si mesmo.
O indivíduo transfere a sua libido totalmente para si mesmo.
Citação de cheila em janeiro 4, 2023, 8:48 pmAcredito que o ''eu'' para o esquizofrênico seja algo inalcançável. Ele precisa se ver ( como a teoria do espelho - narcisista)
Acredito que o ''eu'' para o esquizofrênico seja algo inalcançável. Ele precisa se ver ( como a teoria do espelho - narcisista)
Citação de Ericke Santana em janeiro 4, 2023, 10:47 pmO afastamento da libido dos objetos externos se volta, neste caso, à percepção distorcida de si mesmo, através dos traços de magalomania - sendo esta também uma forma de desejo narcísico / patológico.
O afastamento da libido dos objetos externos se volta, neste caso, à percepção distorcida de si mesmo, através dos traços de magalomania - sendo esta também uma forma de desejo narcísico / patológico.
Citação de Thaís Thabata de Lima da Cruz em janeiro 5, 2023, 3:14 amO paciente esquizofrênico tem desvios do mundo externos criando memorias imaginárias o que torna inacessível a psicanálise trazendo o afastamento da realidade.
O paciente esquizofrênico tem desvios do mundo externos criando memorias imaginárias o que torna inacessível a psicanálise trazendo o afastamento da realidade.
Citação de elias.andre@gmail.com em janeiro 5, 2023, 12:57 pmA retração, ou seja, há um desprendimento do ambiente externo, e o indivíduo volta ao seu mundo interno, criando uma espécie de mundo próprio, onde se torna seu próprio centro e senhor.
A retração, ou seja, há um desprendimento do ambiente externo, e o indivíduo volta ao seu mundo interno, criando uma espécie de mundo próprio, onde se torna seu próprio centro e senhor.
Citação de Rodrigo de Oliveira Romero em janeiro 5, 2023, 1:42 pmVemos que o ID é a parte determinante, e mais que confronte para realidade, não conseguirá resultados.
Vemos que o ID é a parte determinante, e mais que confronte para realidade, não conseguirá resultados.
Citação de Ojdpsicanalise em janeiro 5, 2023, 2:42 pmInteressante analisar que um esquizofrênico está fora da condição de ser avaliado, pois vive em um mundo paralelo. Portanto, só vendo o mundo do ponto de vista do esquizofrênico é que se pode chegar a sua insanidade.
Interessante analisar que um esquizofrênico está fora da condição de ser avaliado, pois vive em um mundo paralelo. Portanto, só vendo o mundo do ponto de vista do esquizofrênico é que se pode chegar a sua insanidade.
Citação de Angel em janeiro 6, 2023, 12:39 amFreud afirma que o esquizofrênico,ao retirar sua libido de pessoas e coisas,a fez sem substitui-las por outras na fantasia,como o fazem as histéricas e os obsessivos.Sem a mediação da fantasia,a libido retorna diretamente sobre o corpo.Freud chamou de libido a energia que dirigimos aos objetos de nossos desejos.E chamou de interesse qualquer demanda em prol da auto conservação.Libido e5a comichão que se sente quente e pulsante nas veias.
Freud afirma que o esquizofrênico,ao retirar sua libido de pessoas e coisas,a fez sem substitui-las por outras na fantasia,como o fazem as histéricas e os obsessivos.Sem a mediação da fantasia,a libido retorna diretamente sobre o corpo.Freud chamou de libido a energia que dirigimos aos objetos de nossos desejos.E chamou de interesse qualquer demanda em prol da auto conservação.Libido e5a comichão que se sente quente e pulsante nas veias.