Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 51 of 268Next

No caso, o mecanismo de defesa em ênfase utilizado pelo exemplo citado acima seria a projeção, bem como o deslocamento

Acredito que o mecanismo referido nesse caso seja o narcisismo primário.

O esquizofrênico parece ter sua libido de vida totalmente estimulada pelo ID.

Freud refere-se ao mecanismo ,onde a alteração da libido causa alteração do individuo na busca de outra identidade. Segundo Freud temos um ego, um id e o superego, sendo essas três partes da psique podem serem identificadas em estágios e diferentes níveis em determinados momentos.

Vai existir á mudança da libido para outro aspectos, uma outra realidade

A troca de libido, o paciente está buscando prazer no mundo externo, talvez por ter reprimido tanto seus sentimentos quando pequeno, desenvolveu esse novo sentimento para assim poder ter prazer e sentir liberdade, eu entendo que a talvez tenha sido tão reprimido que isso fez com que ele desenvolvesse um outro eu onde pudesse ser quem quisesse e por ja ser tarde demais, por ja ter se passado muito tempo a pessoa ja é adulta e o estrago causado por tanto repreensão agora se tornou irreversivel.

Diante do proposto pelo desafio em questão, entende-se que o mecanismo que Freud está se referindo é o conceito do "Narcisismo Primário" onde a partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento. "É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência" (STENNER, 2004). Ou seja, no estado de uma psicopatologia de Esquizofrenia, a pessoa perde a percepção da realidade para o mundo imaginário, e concentra a sua energia psíquica (libido) neste mundo subjetivo.

Ela é direcionada para o Ego, indicando assim uma atitude narcizista.

Ele se refere ao "Narcisismo primário ( o Eu ideal) quando a criança abandona quando enfrenta  outro ideal do eu - o ideal do eu .Os conflitos entre o eu e o ideal representarão a oposição entre a realidade e o psíquico, o mundo externo e o mundo real.
O ego é a instância do psiquismo que se relaciona com o mundo
externo. A diferença fundamental entre o ego e o id é que o ego acata o
princípio da realidade, diferenciando o que é da mente e o que do mundo
externo e o id segue o princípio do prazer conhecendo somente a
realidade subjetiva da mente. O princípio da realidade tem como
objetivo livrar-se da descarga de tensão até que possa encontrar um
objeto adequado para a sua satisfação, interrompendo provisoriamente
o princípio do prazer".

Livro  "Conceito do Eu e  da Personalidade"

Então Freud se refere ao narcisismo primário onde há uma ideia do Eu ideal ( uma ideia ilusória,  o que a pessoa deseja ser) e quando essa ideia é descontruída a partir de um confronto do Eu real e do Eu ideal, há um conflito entre o mundo real e o mundo da mente trazendo prejuízos para a pessoa. O Id sem está em conforme harmonia com o ego e o superego pode causar conflitos externos gritantes por está ligado aos impulsos e prazeres sem ter noção de suas consequências e focando somente na realidade subjetiva e irreal da mente.

O esquizofrênico se encontra em uma pulsão auto erótica, com a libido voltada para o "eu". Mas se trata de um eu primário. Essa pulsão não está dirigida a objetos do mundo externo, mas sim dirigida a si mesmo. Na esquizofrenia, quando o indivíduo deixa de dirigir dia libido ao externo ele podera apresentar megalomania, rejeição da realidade, etc.

PreviousPage 51 of 268Next