Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 61 of 234Next

O esquizofrênico tirou sua libido das pessoas e do mundo externo e sem colocar sua libido em outras coisas, acabou regredindo a libido pelo narcisismo, dando origem ao fato dele pensar ser o presidente... completo abandono do amor objetal.

 Segundo Freud o afastamento da libido do mundo externo está relacionado ao narcisismo e seu direcionamento ao ego. A esquizofrenia seria a causa. 

Depois da fase narcisista,  o indivíduo passa a investir  sua libido em objetos externos à ele.  Na esquizofrenia , essa construção psíquica sofre abalos.

O individuo pode vir a regredir, a rejeitar a realidade, etc. Freud explica que a perda da realidade pode ocorrer quando a pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elabora-las e  a representação é rejeitada, trazendo o sofrimento.

 

Personalidade coincide com a formação e estruturação da mente.

A infância tem papel essencial na formação da personalidade, para Freud, a infância já é um lugar da sexualidade, do desejo, das pulsões. E os eventos da infância, mesmo quando esquecidos (recalcados), podem perdurar por toda nossa vida, guiando nossas percepções, emoções e crenças.

Ego é a consciência, o Eu de cada um, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O Ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo Ego, Superego, e Id.

eu acredito que Freud se refere nesse caso, que esse esquizofrenico tirou a libido pelo mundo externo e colocou em seu mundo interno, isso o fez viver em um mundo de fantasias que ele acredita ser real, aonde o ego se misturou ao seu id.

Kennedy Gavazza has reacted to this post.
Kennedy Gavazza

O sujeito com esquizofrenia pode confundir realidade com imaginário. O esquizofrênico tem ilusões, pensamentos mágicos, superstições, ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia. Freud escreve que o esquizofrênico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, a fez sem substituí-las por outras na fantasia, como o fazem as histéricas e os obsessivos. Sem a mediação da fantasia, a libido retorna diretamente sobre o corpo.  No contexto da psicanálise, o autor propõe que se considere, inicialmente, a ação da pulsão de morte, que determina o extremo distanciamento ou a ruptura de contato da pessoa consigo própria, bem como a subtração a toda forma de vínculo.

ANALIZO UM DESVIO DE PERCEPCAO,QD A LIBIDO ESTA FOCADO NO MUNDO EXTERNO O INDIVIDUO CONSEGUE APENAS PROJETAR SEU DESEJO EM ALGO QUE ESTA FORA DO SEU ALCANCE.

A personalidade com desvios e a busa por uma outra identidade pode-se dar por causa da troca da libido e pode fazer com que o indivíduo "troque" a sua percepção da realiade.

Para Freud, a troca do libido se por dois fatores: a Megalomania e hipocondria. Com a falta do libido o esquizofrênico vive num mundo que não é real.

Freud se refere ao mecanismo de fantasia, relacionado a troca de líbido do esquizofrênico.

PreviousPage 61 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱