Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 78 of 259Next

Acho incrível esse descobrimento todo do nosso eu profundo!!

Na verdade, há uma fuga da realidade em substituição a algo prazeroso

A megalomania característica desses estados aponta o caminho. Essa megalomania, sem dúvida, surge a expensas da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim dá margem a uma atitude que pode ser denominada de narcisismo. Mas a própria megalomania não constitui uma criação nova; pelo contrário, é, como sabemos, ampliação e manifestação mais clara de uma condição que já existia previamente. Isso nos leva a considerar o narcisismo que surge através da indução  de energia na representação mental dessa pessoa (e não nela como objeto externo). objetais como sendo secundário, superposto a um narcisismo primário que é obscurecido por diversas influências diferentes.

Com a esquizofrenia o paciente passa a direcionar sua atenção em sua fantasia e logo, a libido fica reprimida e todo o foco se estabiliza na fantasia.

A ansiedade para Froid, pode ser resultado de libido contida, ou seja de pulsões não realizadas ou pode ser resultado de experiências traumáticas. Pode se sentir inclinado a desenvolver algo semelhante e desenvolver ansiedade inconsciente, que é o resultado do conflito entre as inclinações do ID e a ameaça de punição do superego , e o ego acaba sofrendo criando mecanismos de defesa. São estratégias que o ego coloca em ação para evitar entrar em contato com as coisas que são reprovados pelo superego. Mas se a realidade é externa, o mecanismos também são usados. A projeção é o mais comum, ocorre quando uma pessoa aponta nos outros uma inclinação que existem nela  que o superego considera reprovável. Pode acontecer que uma pessoa preconceituosa projeta, e homofobia estão quase sempre baseados na projeções, um grupo de pessoas projeta em outro grupo  seus próprios impulsos e características inaceitáveis. Pela projeção, as condições internas são projetadas para fora e vistas como externas. Na constituição do Eu desta pessoa, acredito que usa a Projeção.

No caso citado, com o afastamento da libido do mundo externo, vemos uma das consequências inevitáveis, a megalomania, paranóia em que se exalta e engrandece o EU. Narcisismo primário fica tbm evidente.

O EU , PERSONALIDADE E ESQUIZOFRENIA

o entendimento em relação a leitura  seria que  a esquizofrenia  estaria relacionada  ao  enfraquecimento do ego , que e responsável  por fazer  a mediação das demandas do  ID em relação a realidade  externa  e com  as normas sociais, ocasionando uma alteração significativa da realidade , em muitos dos casos criando uma realidade paralela sem limites. no caso do EU , que seria como o EGO que faz a mediação  entre as demandas  do id , superego,  com realidade externa , mantendo o equilíbrio constante nas relações  sociais em geral. já a personalidade seria um  conjunto de características  definidas  , formada por inúmeros fatores ao longo  da vida , principalmente na infância, como  influencias sociais , ambientais , familiares , em conjunto  com a dinâmica interna de entendimento  envolvendo o id , ego e superego.

Assinalo a hipótese de que a libido do esquizofrênico passa pelo narcisismo, tendo origem a fenômenos megalomaníacos, podendo retornar ao auto-erotismo infantil  abandonando o amor objetal.

Ao avaliarmos a mente de um esquizofrênico vemos que a forma de sua mente ,se organizar e de forma pulsional e auto erótica transferindo assim a parte do libido para o eu ,fazendo ter através da megalomania pensamentos fictícios sobre sua personalidade. Fazendo o acreditar ,ccomp no caso citado acima que ele e  uma pessoa que não é.

Na esquizofrenia a  a ausência da libido p0ara com o mundo externo, faz com que o individuo  apresente como no caso acima a megalomania .

PreviousPage 78 of 259Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱