Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 8 of 260Next

Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.

No caso da esquisofrenia o trabalho da Psicanálise não se torna possível porque o paciente se nega se abrir e voltar a consciência.

Pois pra haver a Psicanálise o paciente ou cliente tem que ter consciência dos fatos e se abrir contando sobre sua história verdadeira.

Da qual ele foge desde o memento inicial de sua doença.

O esquisofrenico, tem sua libido voltada para si mesmo (corpo). "Aprisionado" como um recém-nascido, incapaz de se organizar e diferenciar o que é da mente (imaginário) e o que é da realidade (mundo externo). Falta a identificação com o outro, com o mundo externo. O esquisofrenico, então, é mantido num ciclo vicioso em suas fantasias. Tendo apenas o retorno da sua libido como satisfação narcisista primária.

UM DESALIAMENTO ENTRE ID, EGO E SUPEREGO PODERIA OCASIONAR ESSE PROBLEMA!

Por não conseguir lidar com as pressões externas, uma falta do Eu plenamente fixado e ausência libidinosa do Outro, há uma permanência do processo promário o prendendo em uma "verdade" como alívio das dores.

A constituição do eu é um processo dinâmico do cérebro , onde acreditamos que através de nossas ações, alcançaremos um resulgado eficaz para aquilo que procuramos.De uma forma que fique esclarecida , cada indivíduo  tem uma certa dúvida sobre acrescentar algo.A partir daí , surgem as opiniões de terceiros que acaba se tornando em algumas vezes um ponto crucial de dúvidas .Pois mesmo sabendo que somos capazes de respondermos algo sobre nós mesmo ainda assim, optamos por algo distinto que de certa forma nos auxilia em algumas tomadas de decisão.

Acredito que seja sobre grau elevado de superioridade, onde o ser humano por sua vez acha que o pensamento, decisões , comportamentos  do outro, estará sempre submisso ao dele.

O desenvolvimento da esquizofrenia talvez seja por momento de frustração primária, onde a libido esteja deixando de exercer sua função e criando novos mecanismos para um comportamento inadequado de acordo com os atitudes de cada indivíduo.

Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.

 

O represamento da libido no ego, característico da esquizofrenia, é sentido como desprazeroso. Freud considera que o desprazer é resultado de um grau elevado de tensão, o que confirma a idéia de que a libido, ao retornar sem a mediação da fantasia, é vivida como um excesso no corpo.

PreviousPage 8 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱