Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 92 of 234Next

respondendo a primeira pergunta, ele troca o id pelos impulsos do ego, sendo assim afastando a libido que é algo que todo ser humano tem,para "fantasiar" delirios em seu inconsciente.

Segundo o livro o conceito do eu e da personalidade , as pessoas utilizam esses mecanismos de defesa em algum grau e, quando se tornam excessivos, para esconder e recanalizar os impulsos inconcebíveis, podem gerar transtorno mental produzido pela ansiedade , que Freud denominou de “neurose”

Com base nos estudos de Freud sobre a constituição do eu, podemos inferir que Freud está se referindo ao mecanismo de desinvestimento libidinal. Esse mecanismo é parte integrante do desenvolvimento psicossexual e envolve a transferência da libido de objetos externos para o eu. Em outras palavras, à medida que uma pessoa cresce e se desenvolve, a energia libidinal que antes estava voltada para objetos externos, como figuras parentais, é redirecionada para a formação e fortalecimento do eu.

No caso da esquizofrenia, Freud levanta a questão de para onde vai a libido que foi afastada dos objetos externos. Ele argumenta que, nessa condição, a energia libidinal não é redirecionada para o eu de forma adequada. Isso pode resultar em uma fragmentação do eu e uma perda de contato com a realidade, características centrais da esquizofrenia.

Assim, a hipótese que poderíamos assinalar é que Freud estava se referindo ao mecanismo de desinvestimento libidinal e sugerindo que, na esquizofrenia, esse mecanismo não ocorre de maneira adequada, resultando em um desequilíbrio na distribuição da libido e contribuindo para os sintomas observados nessa condição psicopatológica.

Referente ao caso apresentado podemos dizer que o indivíduo apresenta mente fantasiosa e passa a viver um mundo paralelo  no qual podemos afirmar que possui  megalomania, apresentando distúrbio esquizofrênico.

Na esquizofrenia a pessoa está presa a um mundo irreal aonde sua libido é despertada na encenação da sua própria irrealidade no qual a pessoa acaba por acreditar na própria fantasia. Sendo assim a libido não ocorre com as coisas do mundo externo que está fora da fantasia.

Excelente módulo,  estudar as composições do nosso ser, estudar sobre as pulsões,  sobre id, ego e superego,  tem sido maravilhosa essa jornada!

A libido perde a percepção da imagem do eu ideal, concentrando sua energia no objeto de sua identidade, de forma que o Ego e Superego não interfere nesse mecanismo, chamado de narcisismo secundário.

A troca de libido afeta a personalidade do esquizofrênico, perdendo a percepção do individuo buscando outra realidade.

Laura Ferreira de Oliveira Lobo has reacted to this post.
Laura Ferreira de Oliveira Lobo

Conceito do (eu da personalidade),o indivíduo pensa que é um presidente,podemos citar as três  instâncias:id,ego,superego.Podemos concluir que o ego atua de forma fundamental para caracterizar essa personalidade da pessoa com maior instância psíquica e logo levou uma relação com o mundo externo.

Na esquizofrenia,o afastamento do libido do mundo externo pode ter como consequência: megalomania e hipocondría.

Laura Ferreira de Oliveira Lobo has reacted to this post.
Laura Ferreira de Oliveira Lobo

A alteração do libido na escrizofrenia que afasta do mundo externo e cria precocemente o autoerosrismo.

PreviousPage 92 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱