Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 106 of 161Next

O vínculo com o paciente permite aos profissionais de saúde compreenderem melhor sintomas, estilo de vida e contexto social. Assim, cada profissional na sua área de saber pode apresentar a seus colegas a sua ótica sobre o paciente e, em conjunto, proporem um plano terapêutico específico.

O trabalho se daria de forma a encontrar nas obras antigas elementos que nos permitam pensar na atualidade de forma diversificada com ênfase na modernidade atual e no uso das tecnologias.

É necessário realizar um trabalho humanizado, com um bom acolhimento, escuta ativa, respeito e empatia.

Poderia se fazer seminários,para as discussões de casos clínicos,e em como haver uma possibilidade de um acompanhamento,mais amplo das pessoas, introduzir formas de interação,e engajamento tanto das famílias dos analisados como uma forma de se fazer uma interação tanto psicológica como social de cada um.

Todos nós gostamos de sermos bem tratados. Em qualquer lugar, nos sentimos bem quando somos recebidos com um sorriso. O ser humano é um ser que vive a sua individualidade sempre ancorado no outro. As relações estabelecidas entre o paciente e os profissionais que o assistem deve levar em consideração os aspectos emocionais na relação interpessoal estabelecida. O paciente ocupa esse espaço não porque ele quer, mas porque precisa.

O vínculo entre usuário e profissional, estabelecido na horizontalidade do discurso, onde haja espaço e tempo adequados pode favorecer o contato interpessoal é muito positivo.

O espaço tem que ser acolhedor para todos, para que o ambiente seja propício para que todos tenham um atendimento de qualidade, funcionários valorizados e bem remunerado podem oferecer serviço de qualidade e humanizado. Assim o principal objetivo sempre vai ser o paciente e tento um ambiente adequado toda a equipe pode trabalhar bem e resolver o que é preciso.

Ao considerar o sujeito como principal ente de valor no quadro dos cuidados à saúde e apontar as relações neste espaço como um desencadeador de melhoras, ou seja, de reforço positivo, seja para o próprio sujeito e/ou para todas as pessoas envolvidas no processo do cuidado, tal visão leva, necessariamente, a construção de relações horizontalizadas, onde o papel de cada um proporciona impacto na vida de todos.

Diante dos diversos matizes entre as escolas da psicologia, percebe-se que nenhuma delas descarta uma certo grau de influência (menor ou maior, a depender da concepção) do meio externo na constituição do sujeito. Por isso, independentemente de promover uma análise mais subjetiva ou mais objetiva das influências externas no comportamento do paciente, é fundamental conhece-lo de maneira holística.

Porque seria possível identificar problemas e aplicar medidas adequadas para que cada situação pudesse ser tratada de forma eficaz para cada paciente. Um viés no qual pode-se dar voz ao paciente e ouvidos a equipe tornaria menor o abismo que nota-se em praticamente qualquer sistema de saúde, seja pela falta de informação-fonte (paciente) ou real compreensão pelo profissional.

O vinculo entre o profissional e o usuário é a primeira coisa a ser estabelecida, será dentro de uma relação de acolhimento e confiança q este estará apto para aceitar os aconselhamento e propostas de mudanças durante o seu tratamento.

PreviousPage 106 of 161Next