Desafio - Módulo IV
Citação de Karla Pinheiro em janeiro 28, 2026, 8:45 pmPorque o paciente não é a doença, ele está com alguma doença que na maioria das vezes é multidisciplinar e precisa ser tratada assim.
Porque o paciente não é a doença, ele está com alguma doença que na maioria das vezes é multidisciplinar e precisa ser tratada assim.
Citação de ELIZABETH MARQUES em janeiro 29, 2026, 10:20 amO trabalho horizontal ajuda de uma forma integrando as áreas de conhecimento para um suporte eficiente e eficaz ao paciente. Todos identificando nas suas respectivas competências o que mais poderá ajudar o paciente a identificar e resolver os problemas que estão sendo enfrentados. O psiquiatra trabalha com o diagnóstico e tratamento medicamentoso, quando for o caso, e monitora os efeitos colaterais. O psicólogo trabalha com a terapia cognitivo-comportamental, ajudando a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos. O psicanalista trabalha com a análise dos processos inconscientes e da dinâmica psíquica do paciente, ajudando a entender e resolver conflitos internos.
O trabalho horizontal ajuda de uma forma integrando as áreas de conhecimento para um suporte eficiente e eficaz ao paciente. Todos identificando nas suas respectivas competências o que mais poderá ajudar o paciente a identificar e resolver os problemas que estão sendo enfrentados. O psiquiatra trabalha com o diagnóstico e tratamento medicamentoso, quando for o caso, e monitora os efeitos colaterais. O psicólogo trabalha com a terapia cognitivo-comportamental, ajudando a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos. O psicanalista trabalha com a análise dos processos inconscientes e da dinâmica psíquica do paciente, ajudando a entender e resolver conflitos internos.
Citação de Maria Jeane Gomes Lima em janeiro 29, 2026, 10:04 pmA proposta que considera os vínculos entre usuário e profissional possibilita um cuidado horizontal porque reconhece o usuário como sujeito, e não apenas como objeto de intervenção. Dessa forma, rompe-se com uma lógica hierárquica, onde apenas o profissional detém o saber, e passa-se a construir o atendimento a partir da escuta, do vínculo e da participação ativa do sujeito no processo de cuidado. A perspectiva psicanalítica contribui ao valorizar a singularidade e as relações estabelecidas no espaço de saúde como fundamentais para a produção do cuidado.
A proposta que considera os vínculos entre usuário e profissional possibilita um cuidado horizontal porque reconhece o usuário como sujeito, e não apenas como objeto de intervenção. Dessa forma, rompe-se com uma lógica hierárquica, onde apenas o profissional detém o saber, e passa-se a construir o atendimento a partir da escuta, do vínculo e da participação ativa do sujeito no processo de cuidado. A perspectiva psicanalítica contribui ao valorizar a singularidade e as relações estabelecidas no espaço de saúde como fundamentais para a produção do cuidado.
Citação de Josilene Godoy dos Santos em janeiro 31, 2026, 5:28 pmUma proposta que considera os vínculos entre usuário e profissional possibilita a construção de um cuidado horizontal porque reconhece ambos como sujeitos ativos no processo de atenção à saúde. Ao valorizar a escuta, o diálogo e a participação do usuário na construção do plano de cuidado, rompe-se com uma lógica hierárquica centrada apenas no saber técnico.
A partir de uma leitura psicanalítica, inspirada em Sigmund Freud, compreende-se que o sujeito é atravessado por sua história, seus afetos e suas relações. Dessa forma, o cuidado passa a considerar a singularidade de cada usuário e os vínculos estabelecidos no espaço de saúde, favorecendo uma prática mais humana, compartilhada e coerente com os princípios do SUS.
Uma proposta que considera os vínculos entre usuário e profissional possibilita a construção de um cuidado horizontal porque reconhece ambos como sujeitos ativos no processo de atenção à saúde. Ao valorizar a escuta, o diálogo e a participação do usuário na construção do plano de cuidado, rompe-se com uma lógica hierárquica centrada apenas no saber técnico.
A partir de uma leitura psicanalítica, inspirada em Sigmund Freud, compreende-se que o sujeito é atravessado por sua história, seus afetos e suas relações. Dessa forma, o cuidado passa a considerar a singularidade de cada usuário e os vínculos estabelecidos no espaço de saúde, favorecendo uma prática mais humana, compartilhada e coerente com os princípios do SUS.
Citação de Luciano de Matos Carvalho em janeiro 31, 2026, 11:48 pmPartindo da ideia do espaço de cuidado horizontal, os cuidados ao paciente caracteriza-se por uma abordagem humanizada e igualitária, em consonância com a PNH - Política Nacional de Humanização, premissa da saúde é o acolhimento, priorizando a necessidade de humanizar o atendimento, focando no acolhimento, e o primeiro passo de uma escuta qualificada, e o direcionamento para a responsabilização do paciente para sua participação ativa para uma evolução satisfatória.
Partindo da ideia do espaço de cuidado horizontal, os cuidados ao paciente caracteriza-se por uma abordagem humanizada e igualitária, em consonância com a PNH - Política Nacional de Humanização, premissa da saúde é o acolhimento, priorizando a necessidade de humanizar o atendimento, focando no acolhimento, e o primeiro passo de uma escuta qualificada, e o direcionamento para a responsabilização do paciente para sua participação ativa para uma evolução satisfatória.
Citação de Angelo Fabiano dos Santos em fevereiro 1, 2026, 11:22 amComo parte dessa equipe interdisciplinar, eu tentaria levar os outros membros a observarem os comportamentos dos usuários e responderem de forma acolhedora, fazendo um mix da psicanálise e behaviorismo, onde observariamos quais formas de acolhimento seriam mais bem perceptíveis aos usuários e como poderíamos melhorar o ambiente para que ativassem gatilhos mentais de "bem-estar". Isso elevaria os estímulos de melhora dos usuários.
Como parte dessa equipe interdisciplinar, eu tentaria levar os outros membros a observarem os comportamentos dos usuários e responderem de forma acolhedora, fazendo um mix da psicanálise e behaviorismo, onde observariamos quais formas de acolhimento seriam mais bem perceptíveis aos usuários e como poderíamos melhorar o ambiente para que ativassem gatilhos mentais de "bem-estar". Isso elevaria os estímulos de melhora dos usuários.
