Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 116 of 254Next

O cuidado horizontal torna-se mais eficaz quando a colaboração e parceria entre a equipe multidisciplinar foca no paciente, individuo. Cada profissional tem sua visão particular de acordo sua formação e escola, mas quando cada situação é compartilhada no espaço de atenção em saúde, pode-se chegar a um diagnóstico diferenciado visando o bem do paciente na resolução ou amenização do problema apresentado, todos trabalham em rede, o ambiente se torna mais leve e os resultados logo aparecem.

Espaço de cuidado horizontal refere-se a um ambiente ou local que promove relações igualitárias, respeitosas e horizontais entre as pessoas envolvidas no cuidado. Isso significa que não há hierarquias rígidas ou relações de poder desequilibradas, mas sim uma abordagem colaborativa e empática no cuidar. Esse conceito é comumente aplicado em contextos onde se busca valorizar a autonomia, a dignidade e a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidado. A ideia é criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde as pessoas se sintam respeitadas e ouvidas.

Creio que será muito mais assertivo o trabalho do profissional que está engajado de maneira empática e solidarizada com os pacientes. Olhando não só para o todo de forma generalizada, mas para cada individuo em separado.

Arrasou na colocação..

Bem isso!.

Criar um ambiente acolhedor,usando linguagem de igual para igual. Onde o paciente se sinta bem, visando o individuo como um todo.

O cuidado horizontal valoriza a parceria e a colaboração entre profissionais de saúde mental e indivíduos em cuidado. Reconhece-se que as pessoas são especialistas em suas próprias experiências e que suas perspectivas são fundamentais para a tomada de decisões compartilhadas.

Diante dessa discussão porque uma profissão que considera os vinculus entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal.

 

Para que ambos os lados se sintam satisfeitos, é preciso primeiramente o equilíbrio entre ambas as partes.

O sujeito deve estar inserido em um ambiente onde possa se sentir confortável e condizente com seu tratamento.

A equipe interdisciplinar precisa estar ciente das necessidades do sujeito, possibilitando meios para melhor atendê-lo de forma eficaz.

Quando há uma real interação entre os envolvidos e verdadeiro interesse no sujeito é possível alcançar resultados incríveis, entender a necessidade do outro como legítima é fundamental para que o objetivo da constituição de um espaço de cuidado horizontal e garantir o melhor tratamento possível, o acolhimento é o primeiro passo, porém cada profissional e/ou setor envolvido deve estar treinado e muito bem consciente sobre sua responsabilidade para que cada etapa deste processo seja realizada com excelência sempre visando o usuário como aquele que carece de um suporte de qualidade para resolução de suas questões.

Entende-se por cuidado horizontal onde cada parte tem um valor e responsabilidade de igual modo, onde em conjunto somamos para realizar tudo o que for necessário para que os resultados esperados sejam alcançados no menor prazo possível e possibilitando que o assistido se reestabeleça e goze de qualidade de vida.

Ao entender que todos somos peças fundamentais desta engrenagem podemos oferecer alívio, suporte e prestar serviço a sociedade que a cada dia se torna mais carente de acolhimento.

Profissional precisa se colocar no lugar do usuário do ambiente, tendo uma boa comunicação e respeito pelo público, que tenha empatia e ética do trabalho. Com habilidade de dialogar com colegas de trabalho para evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos que prejudicam a realização da evolução do caso.

PreviousPage 116 of 254Next