Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 127 of 160Next

A depressao e uma resposta ao ambiente.Entao deveria investi se mais em ambientes saudaveis.

O profissional de saúde inserido na equipe de atenção primária realiza um trabalho ora de forma individual conforme sua especialidade e em equipe, realizando discussão de caso para encontrar a melhor forma de ajudar aos pacientes em suas necessidades elaborando um plano que agrega todas as profissões que estão inseridas na equipe multiprofissional e conforme as dificuldades encontradas. Nesta busca por promover um atendimento de qualidade não esquece de preservar o tratamento humanizado para com o paciente visto que já está com problemas e por conseguinte numa situação de fragilidade e depois com as medidas a serem implementadas pela equipe.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal porque reconhece a importância das relações interpessoais e da subjetividade na promoção da saúde. Ao entender o usuário como um sujeito ativo e o profissional como um facilitador desse processo, o cuidado se torna mais colaborativo e centrado nas necessidades individuais, promovendo uma abordagem mais holística e horizontal.

Diante dos fatos, o profissional em si precisa ter uma visão de cada ser Humano, gerando crescimentos  e enxergando a sociedade com seres Humanos precisando cada dia mais de empatias, carinho, atenção entre outros. Dentre tantos fatores revelantes destacam-se o cuidado não só físico mas psicológico.

Isso deve ocorrer porque o individuo receberá o tratamento sem nenhuma forma de hierarquia. o cuidado seria horizontal, ou seja seria baseado na sua percepção quanto as relações interpessoais no seu ambiente.

É através do espaço horizontal que a equipe responsável pelo caso pode ter acesso ao meio em que o indivíduo vive levando em conta suas crenças, cultura, valores e preferências pessoais, tais como abordagens sensíveis ao gênero, sexualidade e etnia; assim como outras características que compõem a identidade daquela pessoa. E à partir dessas informações pode - se criar um plano de tratamento eficiente,onde cada profissional dentro da sua respectiva área poderá oferecer uma abordagem acertiva e acolhedora deixando o paciente suscetível aos métodos aplicados para o tratamento.

A reunião com os colegas envolvidos é sempre importante para que haja uma interação e dai se tirar uma proposta de como montar e observar o perfil para que realmente possamos ajudar o paciente.

É bom lembrar que o ambiente familiar também deve ser considerado e levado em conta.

Um ambiente mais acolhedor fortalecer a implementação de um plano médico e individualizado para cada paciente, garantindo a efetividade clínica de todos que passam.

A proposta tem justamente o intuito de verificar de forma mais ampla todas as possíveis causas e influências na saúde do paciente.

O cuidado horizontal valoriza a colaboração entre os profissionais de saúde mental e a pessoa em cuidado. Cada um tem a própria subjetividade, então sua perspectiva se torna essencial para tomada de decisões.

PreviousPage 127 of 160Next