Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 136 of 161Next

Constante trabalho  e dedicação com pasciente.

Seria importante passar segurança para o paciente, tanto no espaço físico, como profissional, onde , de acordo com a necessidade do paciente, o atendimento/tratamento, venha a ter mais resultados.

Primeiramente iria me reunir com meu grupo a analisar um perfil e uma proposta para ser trabalhado.

Quanto a abordagem do sujeito centrada em roteiros é deslocada para uma perspectiva que considera o saber e não exterior a este, mas parte do processo para elaboração do cuidado de si.  proposta está considerada  a singularidade, o corpo, os desejos e a participação ativa no processo de cuidar. Leva ao reconhecimento do sujeito em sua dimensão psíquica na construção desse espaço e, com isso, a sua implicação nas decisões e nos modos de cuidar em saúde. Esse lugar retira a posição de mero objeto de práticas terapêuticas para uma posição de sujeito do processo. Com isso, a relação transferencial é importante para o deslocamento da condição passiva para a ativa porque diz respeito aos vínculos estabelecidos e que propiciam o planejamento de estratégias de atenção em que usuários têm uma escuta, uma atenção que leva em conta o seu desejo e as formas de vida singulares.
O cuidado horizontal valoriza a parceria e a colaboração entre profissionais de saúde mental e indivíduos em cuidado. Reconhece-se que as pessoas são especialistas em suas próprias experiências e que suas perspectivas são fundamentais para a tomada de decisões compartilhadas.

O behaviorismo metafísico afirma que mentes ou eventos mentais não existem; o behaviorismo metodológico afirma que se mente ou eventos mentais existem, não são objetos apropriados para o estudo científico; e o behaviorismo analítico afirma que os enunciados feitos com o propósito de se referir à mente ou eventos mentais, tornam-se, quando analisados, enunciados acerca do comportamento. Harzem e Miles argumentam que as discussões sobre o behaviorismo metafísico e o behaviorismo metodológico são o resultado de erros conceituais, e que tanto a aceitação quanto a rejeição de um ou de outro são igualmente (e logicamente) injustificáveis. O behaviorismo analítico é diferente dos outros dois tipos porque suas proposições têm caráter claramente conceitual. A tese central afirma que sentenças a respeito de mentes e eventos mentais requerem uma tradução para sentenças sobre o comportamento.
No condicionamento Han, o cavalo inteligente.Ele fez muito sucesso na Europa Estados Unidos no século passado . Sendo considerado inteligente.com  capacidade de realizar operações.respostas eram dadas por batidas da pata em números específicos ou virando a cabeça na direção do objeto. Ele foi ensinado por seu dono Wilhelm Von Osten . Objetivo de mostrar que o cavalo tinha capacidade mentais como  os humanos . Hans o cavalo nao tinha uma inteligência como presuppose seu tutor , mas fora os treinamentos estímulos reformadores, como comidas cada vez que acertasse . com isso o estudo de psicologia animal foi considerada proveniente para análise metódica do comportamento e o afastamento do estudo da consciência para atos observáveis .

Nos como futuros profissionais devemos ter um olhar mais humano sobre os pacientes.

um espaço onde o paciente se sente seguro e acolhido, pode fazer com que o mesmo consiga prosseguir com o tratamento.

Inicialmente, "a análise do comportamento" tem o comportamento como objeto, o qual é definido pela relação indivíduo-ambiente". Logo, a respostaa questão do porque considerar os vínculos entre usuário e profissional e a condição do sujeito deve considerar um espaço de cuidado horizontal. Pois ainda, a "análise comportamento" na teoria behaviorista é de suma importância para entender o comportar, e exige que haja um conjunto de práticas de uma comunidade, os analistas do comportamento, para realizar pesquisa e relacionar resultados que explicar o que se está vivenciando em determinada realidade e, a partir destes compilados, da reunião do que se observou, se relatou, propor intervenção e manejos de resolução de eventuais necessidades, técnicas que venham sanar as dificuldades em determinada área. Isso nunca sem antes a reflexão ai, é necessária a ação conjunta da comunidade envolvida. Deve-se antes, observar qual a finalidade de tal ação sobre a realidades social, considerando seu contexto, a interação...

É interessante ressaltar que a escuta, o escutar mesmo, a coleta da fala, associação livre, no auxílio da psicanálise, vai levar a um debruçar ainda melhor sobre as quaestões  que se apresentam e se apresentarem. Então, sobre a mesma questão, deve-se considerar a transferência, ou seja, considerar também a singularidade, o afeto direcionado a relação usuário e profissional.

Bianca Prado Braz has reacted to this post.
Bianca Prado Braz

porquê o profissional  da saúde tem que ter um olhar Humanitário, e um ambiente aconchegante para os pacientes.

Por vários motivos , uma proposição que considera os vinculos entre usuário e profissional e a condição do sujeito : abordagem holística, singularidade do corpo, os desejos e a participação ativa no processo de cuidado  . Levar ao conhecimento do sujeito  em dimensão psíquica e aplicações no cuidado com a saúde. Retirando o mero das praticas terapêuticas para a posição do sujeito no processo , importante para o deslocamento da condição passiva para ativa e assim respeitar os  vínculos estabelecidos proporcionando o planejamento de estratégias em atenção aos desejos e forma de vida singulares  ,

 

 

 

 

 

Dentro da proposta do módulo em observar o comportamentalismo, a aproximação entre o profissional de saúde e o paciente levam a melhor compreensão de quais estímulos e respostas são adequados a cada paciente, levando a um atendimento mais humanizado e adequado ao tratamento das enfermidades e quadros de saúde encontrados em cada caso.

PreviousPage 136 of 161Next