Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 148 of 254Next

Uma visão dimensional horizontalizada é a base a empatia, quando direcionada a saúde , possibilita uma maior interação entre o paciente e o interlocutor , visando compreender melhor as causas e consequências de uma determinada patologia, sob diferentes aspectos , seja ela comportamental, bioquimico ou psicoemocional.

Engajamento dos profissionais para uma avaliação

O fato de horizontalizar a discussão junto ao colegas e aos usuários do sistema único de saúde (SUS), causa um efeito de acolhimento, já que os usuários não possuem conhecimento técnico em saúde mental e comportamental em sua maioria. Podemos aproximar a discussão para podermos entender o que se passa no cotidiano dessas pessoas e com isso ter maior assertividade nas condutas. Com uma boa investigação das premissas básicas e também das mais profundas, quando for possível é claro, podemos atingir uma eficácia para melhor atender a população.

É preciso ter um ambiente confortável, acolhedor e humanizado para atender o paciente.

Precisamos sempre lembrar que estamos lidando com pessoas que estão passando por algum problema emocional, então a empatia é mais importante que o ego

Quando o ambiente de atendimento em saúde mental proporciona um acolhimento humanizando, levando em consideração os vínculos e a maneira como o usuário se relaciona com os envolvidos neste ambiente, além de estabelecer um elo de confiança entre usuário e terapeutas, possibilita uma análise mais realista de como esse usuário interage e reage mediante os desafios de convivência nos meios sociais onde ele está inserido.

Proporcionar esse espaço em que o usuário do serviço de saúde (paciente) possa se expressar, possa encontrar no profissional que o atende não só um técnico que irá lhe descrever um prontuário é de extrema importância para um resultado integral. Haja vista que o paciente não tem só o problema emergencial que o levou a buscar ajuda no sistema de saúde, é muito provável que os sintomas que o levou a esse lugar denunciam uma causa anterior muito mais profunda e complexa. E a interdisciplina das ciências sendo colocada a disposição daquele que sofre, seguramente produziria resultados positivos para o indivíduo e para a sociedade. Quando um profissional da saúde se dispõe a analisar o histórico do seu paciente, por exemplo, mesmo que essa consulta seja pública, certamente a probabilidade desse paciente sentir-se mais seguro é muito maior. Logo, se esse mesmo sistema de saúde proporciona para esse usuário a possibilidade dele ser escutado, dele receber apoio de cunho psíquico por um profissional dessa área, seria um grande avanço para todos.

Para se estabelecer um Plano de atendimento e investigação eficaz é preciso que haja pesquisa aplicada e que em cada uma haja um o objetivo centrado na geração de conhecimento para a aplicação prática e dirigida à solução de problemas específicos contudo focados em reforçar as relações nos espaços de saúde para que sejam, de respeito e confiança mútua, tanto entre os profissionais, como entre profissionais e paciente, bem como sejam Uma relação terapêutica baseada na empatia de forma que envolva todas as instâncias nas decisões relacionadas ao cuidado e saúde. Com isso, não exclusivamente do ponto de vista do indivíduo, pensar a saúde/doença é necessário, mas baseada no indivíduo, como um ser social.

Olhar uma pessoa com carinho faz toda a diferença na área da saúde, pois todos já estão fragilizados

Porque o conhecimento profissional e ético  deve ser  respeitados pelo corpo clínico operacional de uma instituição de saúde , a amplitude do seguimento do tratamento dependera de uma logistica organizacional e fundamentada no atendimento ao paciente e nas diretrizes padronizadas das instituições de saúde públicas .

teoria da gestalt estuda o processo de percepção. Wertheimer, teórico responsável, desenvolveu as leis da organização da gestalt.

Leis determinadas pela Gestalt:

Importante notar que as Leis que envolvem a Gestalt são:

  • Lei da simplicidade: tendência a se tratar o sentido mais simples primeiro, o mais claro.
  • Lei do fechamento: tendência a se fechar uma imagem com objetivo de produzir um resultado.
  • Lei da semelhança: a partir da análise de uma imagem, a tendência é que haja a atribuição de um sentido com elementos parecidos.
  • Lei da proximidade: identificação de elementos próximos para atribuição de sentido.
PreviousPage 148 of 254Next