Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 149 of 207Next

Porque o conhecimento profissional e ético  deve ser  respeitados pelo corpo clínico operacional de uma instituição de saúde , a amplitude do seguimento do tratamento dependera de uma logistica organizacional e fundamentada no atendimento ao paciente e nas diretrizes padronizadas das instituições de saúde públicas .

teoria da gestalt estuda o processo de percepção. Wertheimer, teórico responsável, desenvolveu as leis da organização da gestalt.

Leis determinadas pela Gestalt:

Importante notar que as Leis que envolvem a Gestalt são:

  • Lei da simplicidade: tendência a se tratar o sentido mais simples primeiro, o mais claro.
  • Lei do fechamento: tendência a se fechar uma imagem com objetivo de produzir um resultado.
  • Lei da semelhança: a partir da análise de uma imagem, a tendência é que haja a atribuição de um sentido com elementos parecidos.
  • Lei da proximidade: identificação de elementos próximos para atribuição de sentido.

Enquanto paicanalista, fazendo parte de uma equipe em que também participam psicológicos, psiquiatras e possivelmente neurocirurgiões, me referia ao caso como de auto complexidade e sugeriria partirmos para o recurso da análise, para em seguida, caso não se chegasse a uma melhora do quadro do paciente, a incursão dos outros profissionais, claro com a aquiescência do paciente.

 

Abordagem Psicanalítica e Interdisciplinar para Usuários de Drogas no SUS

  1. Psicanálise:
    • Compreensão do Sintoma: Uso de drogas como expressão de conflitos inconscientes.
    • Escuta Atenta e Transferência: Importância da relação entre terapeuta e paciente.
    • Exploração do Inconsciente: Utilização de associação livre e interpretação dos sonhos.
  2. Interdisciplinaridade no SUS:
    • Equipe Multidisciplinar: Psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, etc.
    • Acompanhamento Médico: Monitoramento de saúde física e mental.
    • Terapias Complementares: TCC, Gestalt, Mindfulness.
    • Atividades Ocupacionais: Reintegração social e profissional.
    • Envolvimento Familiar: Suporte e terapia familiar.
    • Grupos de Apoio: Narcóticos Anônimos (NA).
  3. Práticas no SUS:
    • CAPS AD: Centros especializados no tratamento de álcool e drogas.
    • Redução de Danos: Distribuição de seringas limpas, espaços seguros.
    • Educação e Prevenção: Programas voltados para a prevenção.

Essa abordagem integrada oferece um tratamento abrangente e humanizado, focando tanto nos aspectos psíquicos quanto sociais e médicos do uso de drogas.

Aperfeiçoar profissionais qualificados humanizados que queiram resolução de problemas solucionar o problema ter empatia amor compaixão com o próximo além de ter experiência saber trabalhar mas saber escutar os pacientes ter um olhar humano acolhedor até porque todo mundo quer ser tratado bem

Para que resultados melhores aconteçam é preciso humanização e racionalidade, precisamos de uma comunicação mais ampla nos tempos de hoje, precisamos oferecer uma terapeutica efetiva e de qualidade de vida para nossos pacientes.

O sistema unico de saúde (SUS ), é cosiderado  um plano completo  elaborado por profissionais competentes e capacitados a muito tempo no Brasil e também  é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo , as diretrizes e protocolos na saúde mental se limitam aos recursos em infraestrutura adequada , um processo administrativo de gestção competente  e profissionais qualificados , neste caso seria perfeito se tudo fosse executado ,mas sempre houve divergencias  no processo , acooperação de todos envolvidos nisto com engajamento amenizaria o sofrimento de familias que dependem de assistencia ao seu ente querido que sofre pertubações mentais , um plano estruturado no acolhimento  visando um olhar  com novos orizontes e o  próprio lugar ser adequado e preparado com equipes multidiciplinares  para auxiliar em medicações e terapias individuais e grupos  com atividades variadas  envolvendo  musica ,  trabalhos artisticos  e atividades motoras  exercicios fisicos  são primordiais para evolução  psicosocial do paciente  além de comtribuir para sociedade  o convivio de pessoas que estavan com dificuldade de interagir com o merecido respeito . Toda equipe necessita estar alinhada no plano de atendimento sem divergencias ou contradicões  , antes sim com novas ideias  discutidas,  se for o caso   de grupos e individual  discutindo cada caso em questão  para direcionar o atendimento adequado do paciente , enfim, um corpo precisa da mente sudavel  para viver em todos os sentidos da vida, ou seja a sociedade.

A utilização de serviços de saúde no Brasil parece evoluir paulatinamente no sentido de uma maior equidade horizontal, onde as pessoas com as mesmas necessidades de saúde têm acesso semelhante aos serviços de saúde. No entanto, ainda é passível de críticas e reflexões.  Será que temos realmente ‘igual acesso para igual necessidade’? Será que o maior acesso se reverte em equidade na utilização dos serviços de saúde? Além disso, é importante questionar se uma maior equidade no acesso e utilização dos serviços de saúde se traduz em uma maior equidade nos resultados em saúde. Na prática, o que foi observado é que a gratuidade na utilização dos serviços do SUS valoriza a igualdade, mas nem tanto a equidade de acesso, pois ao oferecer serviços gratuitos para todos não leva em consideração que alguns teriam capacidade de pagar, e que com esses recursos poderiam melhorar a qualidade de acesso dos que não tem capacidade de pagar (Medici, 2011). O sistema público de saúde brasileiro avançou muito em termos de universalidade no atendimento, mas as desigualdades em saúde permanecem como um desafio que é reforçado por um gradiente social na utilização de serviços de saúde. A grande controvérsia reside no fato de que pessoas em desvantagem social são as que necessitam de maiores cuidados médicos, mas consomem menos serviços do que pessoas com melhor condição socioeconômica, a chamada lei do cuidado inverso. No Brasil, discute-se muito sobre igualdade, mas as divergências em nível da necessidade são quase ignoradas, resultando na presença de desigualdade nos cuidados de saúde.

O cuidado horizontal valoriza a parceria e a colaboração entre profissionais de saúde mental e indivíduos em cuidado. Reconhece-se que as pessoas são especialistas em suas próprias experiências e que suas perspectivas são fundamentais para a tomada de decisões compartilhadas.

Para melhorar o nível de saúde da população; Responder com efetividade às necessidades em saúde; Obter um efetivo e rigoroso controle sobre o crescimento das despesas de origem pública com a saúde; Alcançar maior eficiência gestora no uso de recursos escassos, maximizando o nível de bem-estar; Coordenar as atividades das partes envolvidas; Assegurar a produção de um excedente cooperativo; Distribuir os frutos da cooperação; Assegurar que os compromissos sejam cumpridos; e Disponibilizar, em tempo útil, a informação de produção, financiamento, desempenho, qualidade e acesso, de forma a garantir adequados níveis de informação ao cidadão. Para atingir esses objetivos as partes adotam em três áreas de aplicação que são: cuidados primários, atenção especializada (ambulatorial e hospitalar) e cuidados de urgência e emergência.

Bom dia, o profissional da area de saude , precisa ser repeitoso, cuidadoso, ter uma linguagem clara e não somente tecnica, para que o paciente crie uma relação de confiança, e para que ambos tenham um crescimento horizontal e ambas as partes  alcancem seus objetivos.

Acredito que o primeiro passo seja criar um ambiente de confiança , tem o conteúdo que será tratado , comprar as abordagem buscando o que cabe melhor para o entendimento.

PreviousPage 149 of 207Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱