Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 165 of 184Next

Se faz necessário uma reunião para analisar o caso e a partir de então aplicar os conhecimentos para um possível tratamento.

Em  uma reunião   devemos  procurar  juntos  buscarmos  o desenvolvimento

do que vai ser melhor  para  da solução ao  problema.

É preciso uma avaliação holística do paciente, o que é contra indicação a realização de grupos de psicanálise , a qual tem q ser realizada individualmente, proporcionando escuta da expressão das angústias do indivíduo.

O "sujeito" do comportamento não é um sujeito que sente, pensa, decide, deseja e , é responsável por seus atos, é apenas um organismo. (Figueiredo, 2008 p.70) a partir desse pensamento de Figueiredo,  temos de entender que o sujeito é alvo de estudos através da psicologia científica que tem  dedicado uma grande atenção aos estudos dos seres humanos, e tem descoberto o tratamento e o cuidado horizontal adequado para cada sujeito.

Uma relação mais horizontalizada ajuda a reduzir as barreiras hierárquicas tradicionais, promovendo um ambiente de colaboração e respeito entre profissionais e usuários, melhorando a comunicação e deixando o usuário participar ativamente de, pelo menos, parte do processo.

Respondendo à pergunta:

Considerar os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito do usuário possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal pois, entre outros:

  • Deixa mais claras as relações entre os envolvidos, bem como as condições de caráter psíquico que permeiam essas relações. Dessa maneira o profissional pode estabelecer pontos de partida e chegada a serem construídos no tratamento, levando em consideração a realidade interna (psique) e externa (comportamento) do usuário;
  • Quando a relação é horizontal, não há responsabilidade apenas do profissional. Isso gera a possibilidade de o usuário se responsabilizar por enxergar de onde parte e qual seu objetivo ao fazer um tratamento naquele espaço de cuidado. Dessa forma, o sujeito (usuário) é invariavelmente ponto central dos cuidados que leva para si como maneira de agir/pensar dali em diante.

Penso que as pessoas são especialistas em suas próprias experiências e que suas perspectivas são fundamentais para a tomada de decisões compartilhadas. Nesse sentido, o cuidado horizontal valoriza a parceria e a colaboração entre profissionais de saúde mental e o indivíduo em cuidado. Objetivando construir uma estratégia eficaz de enfrentamento do problema e humanizar o cuidado dessas pessoas, iria propor ideias e ações tentando reduzir a dependência institucional, onde a longa permanência nessas instituições desabilita essas pessoas para a vida, pois qualquer serviço de saúde, por mais que seja bem equipado com profissionais capacitados, não consegue dar conta da atenção integral aos indivíduos. Assim, penso que como melhor estratégia seria o trabalho em rede que está fortemente alicerçada no estabelecimento de vínculo de confiança e empatia entre profissionais da equipe de saúde e o usuário, tornando ele cada vez mais capaz de de usar suas proprias habilidades, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Além disso, propor estratégias como a escuta, o acolhimento, o vínculo e o acompanhamento ao longo do tempo, pensando no usuário como individuo de uma maneira integral e com apoio de grupo familiar.

Com este engajamento unilateral de mais proximidade ajuda a constituir um perfil da real necessidade que o paciente passa está necessitando, mostrando que os diversos profissionais que participarão desta reunião qual a melhor diretriz a ser adotada com mais eficácia e possibilitando melhores resultados de um modo geral até mesmo para a região ou núcleo da família

Quando se fala de espaço horizontal, se entende que os profissionais estão preparados diante de suas bagagens , há trazer recursos que eles mesmos já provaram, ou seja profissionais e usuários em sintonia, para que o resultado seja alcançado.

Começa sem dúvida pelo bom acolhimento desse paciente( atenção aos detalhes do primeiro contato)

Olhar humanizado, ambiente seguro, sem exposições.

Estudo de caso detalhado

Estudo do meio onde vive esse sujeito, histórico familiar.

PreviousPage 165 of 184Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱