Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 164 of 234Next

Nesta busca de um ambiente de crescimento horizontal, essencial que o espaço seja humanizado, ressaltando que esse ambiente contribui para que o profissional possa desenvolver suas atividades. É um conjunto, que se reverte ao paciente e ao profissional.

 

Reunir uma equipe de colegas profissionais da área para entender melhor o caso e juntos encontrarmos uma solução.

Sua proposta de considerar o sujeito e as relações estabelecidas no espaço de saúde como ponto de partida para a produção do cuidado, em uma dimensão horizontalizada, fundamentada em uma leitura psicanalítica, é relevante por diversas razões. A psicanálise entende o sujeito como constituído na relação com o outro, valorizando a horizontalidade nas relações entre profissionais de saúde e usuários. Isso permite a construção de um espaço de cuidado mais colaborativo e centrado nas necessidades singulares do sujeito, promovendo sua autonomia e protagonismo no processo de cuidado em saúde.

Ou seja, sua proposta de construir um plano de atendimento que considere os vínculos e a condição subjetiva do usuário, a partir de uma leitura psicanalítica, pode contribuir para a constituição de um espaço de cuidado mais horizontal, colaborativo e centrado nas necessidades singulares do sujeito, promovendo sua autonomia e protagonismo no processo de cuidado em saúde.

Penso que quando se estabelece um boa integração entre paciente e o profissional este primeiro se sente seguro e está segurança tras a confiança e em consequência um maior entendimento do todo por ambas as partes um tratamento voltado mais para o Eu de cada um onde não se encaixe os problemas em caixas específicas e se tente olhar o ser como um indivíduo único tras uma melhor resposta claro isto tudo sendo observado através de uma base não encaixando o ser em um modelo já pronto

Para constituir um espaço de cuidado horizontal, é essencial criar um vínculo entre os usuários e os profissionais de saúde, valorizando um ambiente de confiança e respeito mútuo. Isso abre espaço para uma comunicação aberta e honesta, fundamental para um cuidado eficaz.

Ao considerar o usuário como sujeito, reconhece-se sua autonomia, conhecimentos e experiências de vida. Isso promove um cuidado mais personalizado e respeitoso, onde o paciente tem voz ativa no processo de cuidado e suas necessidades e preferências são consideradas.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional, bem como a condição de sujeito do usuário, possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal por vários motivos fundamentais na perspectiva psicanalítica e interdisciplinar. Reconhecimento da Subjetividade, Vínculo Terapêutico Fortalecido, Empoderamento do Usuário, Horizontalidade na Relação e Respeito pela Singularidade. Uma abordagem que valoriza os vínculos e a condição de sujeito do usuário não apenas melhora a qualidade do cuidado oferecido, mas também fortalece a relação terapêutica, promove o empoderamento do usuário e contribui para a construção de um espaço de cuidado mais horizontal e colaborativo.

Primeiramente é necessário termos um ambiente acolhedor, para receber os pacientes que necessitam de atendimento com profissionais capacitados para tratar dos seus problemas.Sejam eles psíquicos ou não.Tambem é de suma importância que.os pacientes saibam expressar o que sentem de verdade.Desse modo,os profissionais de saúde terão uma visão humanizada da situação vivida.

Pessoas com problemas, precisam de acolhimento, e isso só se torna possível com profissionais qualificados que estejam empenhados em prestar um atendimento humanizado. É de extrema importância instituições de saúde oferecerem sempre formações e capacitações profissionais para seus colaboradores.

Se faz necessário uma reunião para analisar o caso e a partir de então aplicar os conhecimentos para um possível tratamento.

PreviousPage 164 of 234Next