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Desafio - Módulo IV

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O diálogo de vários profissionais sempre é bem visto e aproveitador no desempenho de qualquer atendimento, contribuindo no resultado e compreensão da igualdade  de todos os participantes inclusive do paciente.

Acredito que para atender é preciso entender... Qual seria o caso clinico? vamos supor que estamos abordando um surto de gripe e que precisamos buscar uma organização de atendimento, uma triagem e como o colega relatou no inicio, devemos ter uma visão humanizada da situação, onde devido a condição de saúde, complementada por medo e ansiedade, poderemos ter pacientes com extrema alteração de comportamento, sendo necessário profissionais, capacitados em dialogar e explicar de forma social todo atendimento, até que se tenha ordem. Outro detalhe como bem citado por um outro colega temos que ter um embasamento técnico do que estamos tratando, não se, favorecendo apenas de conceitos do "achar"... com uma relação estreita entre paciente e profissional de saúde, temos uma relação de estimulo e resposta, associando-se a um aprendizado de ambas as partes.

Num ambiente de cuidado à saúde, uma das primeiras coisas que o paciente perde é sua identidade. A proposição de vínculo entre o paciente e a equipe multi que nesse caso também é interdisciplinar, deixando de ver o indivíduo apenas como um organismo biológico, e tratando-o como ser singular e biopsicossocial, auxiliaria no tratamento no sentido da relação transferencial, que faria o paciente aderir mais facilmente ao tratamento devido ao afeto e confiança em relação a equipe.

o alinhamento de ideias entre os profissionais envolvidos é fundamental para um plano de ação eficaz na solução dos problemas dos pacientes. conhecer também o paciente possibilita um tratamento mais objectivo.

Esses espaços são fundamentais para a evolução do tratamento.

Para estabelecer uma relação horizontal nesse caso precisa de confiança, escuta ativa, sem julgamento e boas ferramentas. O profissional precisa ser cuidadoso e criar vínculo de confiança. Para posteriormente consegui bons resultados.

É importante um ambiente amplo e profissional , que divida informações coletadas , para assim chegar em um melhor resultado com o paciente , dividir opiniões e aprender uns com os outros é a forma mais certa de poder ajudar alguém em massa.

É fundamental entender que a proposta de considerar os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito de ambos facilita a construção de um espaço de cuidado horizontal. Isso ocorre porque:

 

1. Empoderamento do Usuário: Ao tratar o usuário como um sujeito ativo, ele se sente mais envolvido e responsável pelo seu próprio cuidado, o que aumenta o engajamento e a adesão ao tratamento.

 

2. Colaboração Mútua: A relação horizontal promove uma colaboração mais estreita entre o profissional e o usuário, onde ambos contribuem com conhecimentos e experiências, enriquecendo o processo de cuidado.

 

3. Personalização do Cuidado: Considerar os vínculos e a subjetividade do usuário permite que o cuidado seja mais personalizado, atendendo melhor às suas necessidades específicas e contextuais.

 

4. Melhoria da Qualidade do Atendimento: A interação horizontal pode levar a uma comunicação mais eficaz, reduzindo mal-entendidos e aumentando a satisfação do usuário com o serviço de saúde.

 

Assim, uma abordagem que valoriza e promove esses vínculos contribui significativamente para um cuidado mais integral, humano e eficiente.

O profissional deve manter o relacionamento com o paciente de forma humanizado

A primeira atitude seria passar para os companheiros de equipe a estratégia e mostrar para eles o quão seria importante estabelecer essa relação medico-paciente para que assim, com base na confiança desenvolvida, haja uma maior chance de recuperação através da abertura genuína do paciente. Para que isso possa se evidenciar dentro do sistema se faz necessário disponibilizar um local acolhedor em que os usurários do programa se sintam supridos.

A segunda seria uma busca profunda juntamente aos demais profissionais sobre o paciente para identificar e planear um atendimento especifico para o seu caso, com base em suas necessidades a serem atendidas de modo que a eficácia do tratamento seja vista o quanto antes, de maneira progressiva a cada atendimento.

A medida que os relacionamentos se estreitam o sistema faz mais sentido para todos, ajudando muito mais os pacientes que agora se entregam numa totalidade com maior confiança nos profissionais que se empenham cada vez mais em disponibilizar a ajuda que o seu paciente precisa e merece.

 

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