Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 170 of 184Next

Fois-se observado que, para que o sujeito consiga expor ao profissional qualificado seus anseios e suas angústias é necessário um ambiente acolhedor e seguro, diante de um profissional que entenda a suas narrativas mas que também fale em uma linguagem simplificada para seu entendimento. Quando mantido em um atendimento mais humanizado e horizontalizado, observa-se uma maior aproveitamento e evolução dos casos em suas questão que envolve o sujeito e seus gatilhos mentais ou suas frustrações. Esse vinculo que aproxima sujeito e seu especialista gera uma empatia, que trás nos relatos de suas historias fatores dolorosos, angustias e frustrações trazendo em seu relato alivio e a sensação de liberdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1° O paciente precisaria passar por uma triagem onde seriam coletadas todas as informações possíveis ( uma especie de anamnese).

2° Ele seria encaminhado para o profissional mais adequado, de acordo com sua condição psíquica ( terapeuta, psicologo ou psiquiatra).

3° Pelo menos 1 vez por semana seria de grande valia um encontro em um espaço amplo (se possível ao ar livre) de pacientes com seus familiares e profissionais da área da saúde, onde aconteceriam palestras, orientações e dinâmicas em grupos para os pacientes e familiares colocarem em prática fazendo assim, com que fortaleçam suas relações com os familiares, com outros pacientes e também com os profissionais da saúde e o ambiente, para que eles se sintam mais acolhidos e com mais força de vontade para prosseguir com o tratamento e viver suas vidas.

O paciente precisa sentir segurança, se sentir confortável para se abrir ao seu terapeuta, para isso, é necessário um ambiente acolhedor, no qual ele consiga se sentir acolhido, para que seu terapeuta assim, consiga uma melhor análise

O reconhecimento do sujeito em sua dimensão psíquica na construção desse espaço impacta significativamente esse processo e, com isso, a sua implicação nas decisões e nos modos de cuidar em saúde. Esse lugar era a posição de mero objeto de práticas terapêuticas para uma posição de sujeito do processo.
Com isso, a relação transferencial é importante para o deslocamento da condição passiva para a ativa porque diz respeito aos vínculos estabelecidos e que propiciam o planejamento de estratégias de atenção em que usuários têm uma escuta, uma atenção que leva em conta o seu desejo e as formas de vida singulares.

Um atendimento horizontalizado seria uma abordagem de cuidado que prioriza a integração e a colaboração entre diferentes níveis e profissionais de saúde, ao invés de uma hierarquia rígida possibilitando modelo uma maior troca de informações e coordenação entre médicos, enfermeiros, psicólogos, psicanalistas e outros profissionais, visando um cuidado mais integrado e centrado no paciente.

A proposta de horizontalização equipara as posições (médicos,enfermeiros e pacientes) no âmbito de como se comportam e qual a influência da sociedade e do meio nos sujeitos.
O tratamento é inserido sob uma perspectiva mais humanizada e torna a análise mais ampla.

No modelo horizontalizado facilita o acompanhamento contínuo do paciente ao longo do tempo, garantindo que ele receba o suporte necessário em todas as fases do tratamento e recuperação. Essa abordagem coloca as necessidades, experiências e contextos do paciente no centro do tratamento, promovendo uma abordagem mais personalizada e empática, o que aumenta a eficácia terapêutica.

É importante colocar o paciente no centro do cuidado, dispondo de um ambiente acolhedor, e permitir que ele seja ouvido.

Os profissionais devem ser qualificados para acolher, compreender esse individuo, sem julgamentos ou achismo, ser empatico, porém não passando por cima da sua ética, ter uma olhar clinico e não levar para o pessoal.

Quando os profissionais de saúde adotam essa visão integrada, eles promovem um cuidado mais colaborativo e respeitoso, onde o paciente é ativo na sua própria jornada de saúde. Isso contribui para a criação de um espaço de cuidado que é verdadeiramente horizontal, onde as relações de poder são minimizadas, e o foco é colocado na co-construção do bem-estar.

PreviousPage 170 of 184Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱