Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 192 of 233Next

Será preciso ter um olhar humanizado para os pacientes. Sendo pensado como serão organizados o ambiente e como os profissionais vão poder melhorar e humanizar os seus atendimentos ao usuários.

Uma preposição que comsidera os vinculos entre usuarios e o profissional de saude possibilita a criação de um espaço de cuidado porque:

1° O acolhimento, o vinculo e a corresponsabilização estao interligados no processo de cuidado.

2° Esses elementos sao capazes de oportunizar um cuidado diferenciado e reorientar o modelo assistencial.

3° O trabalho vivo com base em tecnologias leves/relacionais pode ser mediado por esses elemetos.

humanizar o atendimento é interessante para ampliar a comunicação entre equipe e paciente

existe a necessidade de implementar um plano de acolhimento, de todo e qualquer paciente que depende de tratamento psíquico, saúde mental merece uma atenção especial.

O vínculo estabelecido entre usuário e profissional não apenas facilita a coleta de informação mais profundas e significativas, mas também cria um espaço de confiança que potencializa o engajamento do paciente no seu tratamento.  Tornado o cuidado mais integral, promovendo uma abordagem que leva em conta o sujeito em sua totalidade e não apenas a patologia.

Uma proposta que considera os vínculos entre usuário e profissional cria um espaço de cuidado horizontal ao valorizar o usuário como agente ativo no processo. Isso facilita a empatia e a escuta, promovendo uma comunicação aberta e compreensiva. A troca de saberes entre ambos enriquece o cuidado, enquanto o respeito à singularidade permite um atendimento mais personalizado. Além disso, essa abordagem estimula a autonomia do usuário, incentivando sua participação nas decisões sobre a própria saúde. Juntas, essas práticas tornam a atenção à saúde mais humana e eficaz.

 

 

A abordagem do sujeito centrada em roteiros é deslocada para uma perspectiva que considera o saber não exterior a este, mas parte do processo de elaboração do cuidado de si. Essa proposta considera a singularidade, o corpo, os desejos e a participação ativa no processo de cuidar. Leva ao reconhecimento do sujeito em sua dimensão psíquica na construção desse espaço e, com isso, a sua implicação nas decisões e nos modos de cuidar em saúde. Esse lugar retira a posição de mero objeto de práticas terapêuticas para uma posição de sujeito do processo. Com isso, a relação transferencial é importante para o deslocamento da condição passiva para a ativa porque diz respeito aos vínculos estabelecidos e que propiciam o planejamento de estratégias de atenção em que usuários têm uma escuta, uma atenção que leva em conta o seu desejo e as formas de vida singulares.

Seia muito proveitoso que nós como profesionais da saúde antes da reunião teremos feitos nossos estudos individuais em todo caso que teremos ao tratar o que é mais requerido sim um abordagem da psiquiatria ou não sim vai ser requerida medicação ou não qual vai ser a prioridade para ser cuidado horizontal e como vai ser tratado.

uma equipe multdisciplinar ira melhor avaliar suas respsctivas areas e se tiver profissionais da mesma area vao chegar no mesmo diagnostico ou nao.

A equipe multidisciplinar precisa estar engajada em oferecer o melhor atendimento àqueles usuários e os mesmos precisam se sentir em um ambiente acolhedor. Só é possível ter um tratamento eficaz quando há uma relação de confiança entre profissional e paciente e somente assim é possível esse cuidado horizontal que foi proposto. A equipe, na visão psicanalítica, vai além do ambiente, do momento atual, ela vai em direção ao inconsciente daquele usuário para encontro de respostas.

PreviousPage 192 of 233Next