Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 208 of 233Next

Em uma reunião multidissiplinar em um orgão como o SUS,é feito o alinhamento de opinioes entre os profissionais sobre o paciente em que o psicanalista tem função primordial por participar da escuta e análise do sujeito, podendo passar uma visão somatória para a melhor condução de um caso clínico.

Estudo de caso

Acolhimento das famílias e pacientes

Equipe coesa e coerente no tratamento das demandas

Ao fazer parte de um grupo de estudo multidisciplinar, discutiríamos uma proposta de como realizar um trabalho onde pudéssemos ajudar aos mais necessitados, fazendo uma análise aprofundada da função dos sintomas clínicos na organização  psíquica, sendo que a intervenção clínica orientada pela psicanálise iria representar especificidades que distinguisse de práticas psicológicas, em função da concepção de sujeito que a sustenta.

Acredito que seja pelo simples fato de atendermos bastante pacientes, o que poderia acabar sobrecarregando os profissionais, além disso, o que podemos ter em mente ao se falar em SUS, é que teremos de atender em maior parte a população mais carente, o que significa usar abordagens mais simples para se tratar aqueles que buscam a orientação do profissional para lidar com problemas e desafios ligados à saúde mental.

O tratamento em qualquer âmbito, necessita de um ambiente bem estruturado, não só fisicamente mas também de forma harmoniosa

Cuidados envolve não só um bom profissional, mas também um ambiente acolhedor, de respeito entre paciente e profissionais de profissionais entre si.

Cada profissional dedicando a fazer sua parte e contribuir a realização de sucesso de outro profissional, possibilitará a evoluções e cuidados.

Considerar os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito do usuário possibilita um cuidado mais horizontal porque promove a autonomia e a participação ativa do usuário no seu processo de saúde. Essa abordagem humanizada fortalece a confiança e colaboração entre ambas as partes, resultando em intervenções mais eficazes e personalizadas, alinhadas com os princípios do SUS.

Porque na observação do sujeito a partir de um comportamento primário, a probabilidade de alcançar a raiz daquele problema é simitar a potencislidades de outros comportamentos concluindo a melhor metodologia para o objetivo de diminuir ou até eliminar tais comportamentos

O espaço horizontal ajuda o profissional a acompanhar o paciente de igual para igual, cabendo no conceito de atendimento humanizado. A criação deste espaço horizontal é importante para que paciente se sinta confortável e não julgado, trabalhando com um pensamento conjunto ao do paciente. É importante destacar que o foco é criar um vínculo de confiança, para que o paciente se sinta cada vez mais confortável para compartilhar suas vulnerabilidades ao psicoterapeuta.

Para que possamos chegarmos a resultados mais eficazes é necessário antes de mais nada, que tenhamos uma visão mais ampla e humanizada do atendimento ao público e suas necessidades. Para que o paciente tenha na atenção como um todo acolhimento, preferencialmente, humanizado e direcionado as demandas e realidades do mesmo.

Em rede pública é preciso ter um ambiente acolhedor, para que cada paciente se sinta acolhido, pois a população necessita de profissionais onde o profissional se importe com a situação onde seu paciente esta mais necessitado. Pois em muitos casos pacientes não voltam mais pois se sente como um peso ou um fardo pra alguns profissionais.

Para que o paciente se sinta acolhido é necessário uma equipe com uma visão humanizada.

Isso fara com que o paciente se liberte de tudo o que faz mal a ele, levando a um resultado satisfatório tanto paciente e tanto para o profissional.

PreviousPage 208 of 233Next